A Produção de Materiais Pedagógicos para as Línguas com as TIC Oficina de Formação 15 de Abril de 2005 ESE de Setúbal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina de formação E-portfólios
Advertisements

Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Conhecimento e Inovação com as TIC Coimbra, 21 Setembro.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Formar Professores em Rede
Centro de Estudos e Investigação
Isabel Mendinhos – Formação novos PB Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da.
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Formação de professores do 1º Ciclo
Centro de Competência Nónio Século XXI Escola Superior de Educação de Setúbal 20 anos depois … Setúbal, 15 de Fevereiro de 2005 Conceição Brito e José
O Computador na Sala de aula
Referências.
Lideranças nas organizações educativas
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Conhecimento e Inovação com as TIC.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Departamento do Ensino Secundário
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Acção e Reflexão | Julho 2006 | Fernando Albuquerque Costa | Universidade de Lisboa 1 Acção e Reflexão estratégias nucleares de formação de professores.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
Utilização Educativa da plataforma Moodle
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Candidatura Formulário de Candidatura online (Innovation Journal) Projecto Sentir, Pensar, Crescer, Inspirar Programa Escolas Inovadoras WWIEF 2010.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
O Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino na Universidade Nova de Lisboa Patrícia Rosado Pinto Luís Espinha da Silveira Daniela Costa Ramos
Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web Patrícia B. Scherer Bassani.
E-Portefólios de aprendizagem – Fundamentos e Práticas
Coimbra 20 e 21 de junho. A comunidade de escolas da Europa.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
O movimento das concepções alternativas
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Celina Lajoso, Helder Ramos, Liliana Botelho, Rodolfo Pinto, Paulo Silva Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Informática Educacional Tecnologias.
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
UT AUSTIN | PORTUGAL PROGRAMA DOUTORAL EM MEDIA DIGITAIS Por: António Maneira 1 Fórum de Projectos de Investigação em Educação 2011/12.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
HP CATALYST NETWORK NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

A Produção de Materiais Pedagógicos para as Línguas com as TIC Oficina de Formação 15 de Abril de 2005 ESE de Setúbal

Plano da sessão 14:30h - Objectivos da oficina. Apresentação dos participantes;Objectivos da oficina.presentação dos participantes 15:00h – Reflexão sobre as TIC no ensino de línguasReflexão sobre as TIC no ensino de línguas 15:30h – Trabalho de grupo: discussão de perspectivas e levantamento de necessidades; planificação de actividades; início da produção de materiais, utilizando várias ferramentas informáticas: Word, Powerpoint, Frontpage, Internet, Hotpotatoes.Trabalho de grupo 17:00h – apresentação dos trabalhos 17:20h – Perspectivas de continuação dos trabalhos 17:30h – Final da sessão

Metodologia da Sessão Apresentação dos participantesApresentação dos participantes –Nome, escola, grupo, razões de participação na sessão, competências em TIC

Metodologia da Sessão Objectivos da oficina de formação Motivar os professores para a utilização das TIC no ensino de línguas Dar a conhecer materiais produzidos com as TIC por outros colegas Chamar a atenção para a acessibilidade de materiais produzidos através da Internet Produzir materiais com o apoio de ferramentas informáticas.

Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas As TIC são a alavanca de muitas mudanças De acordo com Castells, citado por ANDRADE, A. MACHADO. A. (2001)[1] as TIC são a alavanca de muitas mudanças, uma vez que usam a informação como matéria- prima e penetram socialmente com grande facilidade, já que a informação – a sua matéria prima – é essencial a toda a actividade humana.[1] Senso assim as TIC alteram: a estrutura dos nossos interesses o carácter dos símbolos e das comunidades As tecnologias são também responsáveis pela alteração do que pensamos e como pensamos e onde desenvolvemos os nossos pensamentos. [1] Comunidades de Aprendizagem do Urbanismo à Gestão. Disponível online em Antonio%20Andrade% pdf arquivo capturado em Maio de 2004[1] Antonio%20Andrade% pdf

Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas 2. A Internet como fonte de aprendizagens Quanto à Internet Ana Luísa Neves[1] chama a atenção para as suas vantagens que são a partilha, a discussão de ideias e a diversidade de experiências. De acordo com esta autora a aprendizagem ocorre na troca de saberes entre as várias comunidades.[1] [1] NEVES, A. L. Learning Communities in a Web-based Environment: Educational Intranets. Disponível online em Capturado em Maio de 2004 [1]

Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas 3. A escola tem de tomar consciência da importância do universo digital em que está inserida Montgomery, K. (1996)[1] chama a atenção para a importância das TIC neste novo mundo de adultos e crianças Like adults, children will increasingly be connected to a vast digital universe that transcends the family, the local community, and even the nation. Education will expand beyond the classroom and other traditional settings, as more interactive "edutainment" becomes available. New personal and portable technologies will enable children to inhabit their own separate electronic worlds.[1] [1] Copyright © 1996 by The American Prospect, Inc. Preferred Citation: Kathryn Montgomery, "Children in the Digital Age," The American Prospect vol. 7 no. 27, July 1, 1996

Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas 4. A formação de professores neste domínio: factor fundamental na mudança de atitudes Riel & Schwartz (2001) [1] afirmam que para se colmatar o vazio digital existente nas nossas escolas há que fazer mais do que apenas buying equipment, it requires increasing the knowledge and skills of teachers using the technology, and access to digital tools in the community. In such a larger system of change, technology can serve as a catalyst for increasing teacher and student learning.[1] [1] School Change with Technology: Crossing the Digital Divide University of California, Irvine Amy Hitt [1]

Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas 5. La información está en los niños. Ellos son el poder que cambiará las escuelas el gran cambio es más social que tecnológico. En 1980 los niños usaban computadoras en las escuelas, y si uno quería hablar sobre cambiar la educación, las escuelas eran el lugar donde realizar dicho cambio. Hoy día hay muchas más computadoras en las casas que en las escuelas, y existe más innovación interesante y más aprendizaje alternativo ocurriendo en los hogares que en las escuelas. La información está en los niños. Ellos son el poder que cambiará las escuelas. Ellos saben mucho más que muchos de los maestros, colectivamente. Las computadoras en los hogares es la más grande fuente de cambio en la educación. * [1] * Disponível online em [1]

Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas Exemplos de boas práticas A Comunidade de Aprendizagem de Professores de Línguas A Comunidade de Aprendizagem de Professores de Línguas Os webquestsOs webquestsOs webquestsOs webquests A didactização de uma questão de corA didactização de uma questão de coruma questão de coruma questão de cor Sites pedagógico-didácticosSites pedagógico-didácticosSites pedagógico-didácticosSites pedagógico-didácticos Projectos inovadoresProjectos inovadoresProjectos inovadoresProjectos inovadores

Trabalho de Grupo Em pares discuta propostas de trabalho, utilizando as TIC.Em pares discuta propostas de trabalho, utilizando as TIC. Planifique actividades, com o recurso às TIC.Planifique actividades, com o recurso às TIC. Comece a elaboração do seu material.Comece a elaboração do seu material. Apresente o material produzido.Apresente o material produzido. Calendarize as próximas etapas do desenvolvimento deste trabalho.Calendarize as próximas etapas do desenvolvimento deste trabalho.