OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS Língua Portuguesa 1º Encontro
Objetivos Identificar o perfil do elaborador de itens Compreender aspectos específicos da Matriz de Referência de Avaliação em Língua Portuguesa; Elaborar itens de acordo com normas técnicas para elaboração de itens
O Perfil do Elaborador Ter domínio da área de conhecimento a ser avaliada. Entender os processos de desenvolvimento e aprendizagem que caracterizam os estudantes para os quais o item será construído. Ter o domínio da linguagem verbal utilizada pelos estudantes para quem o teste será construído. Ter a habilidade de utilizar as técnicas de escrever itens.
Conteúdos Matriz de avaliação em Língua Portuguesa; Características do item de Língua Portuguesa; Técnica para elaboração de itens de Língua Portuguesa.
Matriz de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar – Língua Portuguesa
Habilidades cognitivas GERAIS ESPECÍFICAS
Matriz de Avaliação I – Situações de leitura de gêneros textuais das esferas discursivas II – Situações de produção de textos 2º ano do Ciclo I III – Situações específicas de alfabetização
Blocos de conteúdos Contexto do texto Articulação do texto Relação entre textos Descrição, análise e reflexão sobre língua e linguagem Texto literário
ITEM termo da psicometria (testes psicológicos); procura avaliar uma única habilidade (isola uma tarefa cognitiva); são submetidos a inúmeras regras, para não incorrer em análises equivocadas quanto à tarefa cognitiva observada.
C) AVESTRUZES. DISTRATOR D) BICOS E PENAS. DISTRATOR AS AVES CARACTERIZAM-SE POR POSSUÍREM BICOS E PENAS E TODAS AS ESPÉCIES BOTAM OVOS. NÃO POSSUEM GLÂNDULAS MAMÁRIAS NEM DENTES. A GRANDE MAIORIA DAS ESPÉCIES POSSUI A CAPACIDADE DE VOAR, À EXCEÇÃO DE ALGUMAS, COMO EMAS, AVESTRUZES E PINGUINS. FONTE: ANIMAIS: AVES. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.ZOOLOGICO.SP.GOV.BR/AVES.HTM ACESSO EM: 07 MAI 2010. TEXTO BASE O ASSUNTO DO TEXTO É ENUNCIADO A) OVOS. DISTRATOR B) AVES. GABARITO C) AVESTRUZES. DISTRATOR D) BICOS E PENAS. DISTRATOR ALTERNATIVAS
Análise de Itens de Língua Portuguesa e erros mais comuns na elaboração de itens. Enunciado incompleto ou com a contextualização inadequada (vale apenas o que é enunciado e não o que o aluno “já deveria saber”); Enunciado solto e direto, com pergunta do tipo “O que é isso?”; Uso de expressões e termos inespecíficos ou desnecessários para a compreensão e cuja presença confunde os alunos;
Redação de enunciados e alternativas com explicações confusas ou faltando elementos; Comando de resposta que não expressa, claramente, para o aluno que se exige dele; Vinculação entre alternativas, ou seja, para compreender uma informação contida na alternativa (B) o aluno tem que voltar ao referido na alternativa (A);
Falta de sintonia gramatical entre comando da resposta e alternativas; Falseamento de afirmações forçado pela inclusão de termos de negação como “não”; “tudo”; “todas”, “geralmente”, “apenas”, entre outros; Presença de suportes com mensagens que traduzem preconceitos e aspectos negativos de duvidoso valor educativo; Repetição de uma mesma forma de enunciado;
Inadequação do tipo de questão ao conteúdo e habilidade; Distratores obviamente errados ou sem poder para discriminar os que sabem daqueles que não sabem; Presença de mais de uma alternativa correta; Repetição de termos, expressões e palavras em todas as alternativas.