OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Itens da prova SARESP de 3º Ensino Médio questão de nível adequado
Advertisements

AVALIAÇÃO: a prova em questão
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
Oficina de Elaboração de Questões
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Matemática - 30/11/2011
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Ciências - 30/11/2011
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Profa. Dra. Rosineide de Melo FAECO – Colegiado de Administração
Curso de Gêneros Textuais
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em leitura na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference - for educators.
Apropriação de Resultados
OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS PARA O ENEM
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Linguagem, alfabetização e letramento
Diversidade de mamíferos
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
Tipos.
Habilidad lingüística comunicativa
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Oficina Divulgação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Oficina de Apropriação de Resultados
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
Redação UEM Gêneros textuais
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Oficina de Apropriação de Resultados
Interpretando as Escrituras Sagradas
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Ano 2 Unidade 1.
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
TEXTO ENCICLOPÉDICO.
Atividade complementar 04 e 05
Descritores SOP
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
Avaliação de Língua Portuguesa
PROFª. Leila de Souza Ganem
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PROVA BRASIL 2015.
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Crítica à concepção de currículo cristalizado
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Oficina de Divulgação de Resultados
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS Língua Portuguesa 1º Encontro

Objetivos Identificar o perfil do elaborador de itens Compreender aspectos específicos da Matriz de Referência de Avaliação em Língua Portuguesa; Elaborar itens de acordo com normas técnicas para elaboração de itens

O Perfil do Elaborador Ter domínio da área de conhecimento a ser avaliada. Entender os processos de desenvolvimento e aprendizagem que caracterizam os estudantes para os quais o item será construído. Ter o domínio da linguagem verbal utilizada pelos estudantes para quem o teste será construído. Ter a habilidade de utilizar as técnicas de escrever itens.

Conteúdos Matriz de avaliação em Língua Portuguesa; Características do item de Língua Portuguesa; Técnica para elaboração de itens de Língua Portuguesa.

Matriz de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar – Língua Portuguesa

Habilidades cognitivas GERAIS ESPECÍFICAS

Matriz de Avaliação I – Situações de leitura de gêneros textuais das esferas discursivas II – Situações de produção de textos 2º ano do Ciclo I III – Situações específicas de alfabetização

Blocos de conteúdos Contexto do texto Articulação do texto Relação entre textos Descrição, análise e reflexão sobre língua e linguagem Texto literário

ITEM termo da psicometria (testes psicológicos); procura avaliar uma única habilidade (isola uma tarefa cognitiva); são submetidos a inúmeras regras, para não incorrer em análises equivocadas quanto à tarefa cognitiva observada.

C) AVESTRUZES. DISTRATOR D) BICOS E PENAS. DISTRATOR AS AVES CARACTERIZAM-SE POR POSSUÍREM BICOS E PENAS E TODAS AS ESPÉCIES BOTAM OVOS. NÃO POSSUEM GLÂNDULAS MAMÁRIAS NEM DENTES. A GRANDE MAIORIA DAS ESPÉCIES POSSUI A CAPACIDADE DE VOAR, À EXCEÇÃO DE ALGUMAS, COMO EMAS, AVESTRUZES E PINGUINS. FONTE: ANIMAIS: AVES. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.ZOOLOGICO.SP.GOV.BR/AVES.HTM ACESSO EM: 07 MAI 2010. TEXTO BASE O ASSUNTO DO TEXTO É ENUNCIADO A) OVOS. DISTRATOR B) AVES. GABARITO C) AVESTRUZES. DISTRATOR D) BICOS E PENAS. DISTRATOR ALTERNATIVAS

Análise de Itens de Língua Portuguesa e erros mais comuns na elaboração de itens. Enunciado incompleto ou com a contextualização inadequada (vale apenas o que é enunciado e não o que o aluno “já deveria saber”); Enunciado solto e direto, com pergunta do tipo “O que é isso?”; Uso de expressões e termos inespecíficos ou desnecessários para a compreensão e cuja presença confunde os alunos;

Redação de enunciados e alternativas com explicações confusas ou faltando elementos; Comando de resposta que não expressa, claramente, para o aluno que se exige dele; Vinculação entre alternativas, ou seja, para compreender uma informação contida na alternativa (B) o aluno tem que voltar ao referido na alternativa (A);

Falta de sintonia gramatical entre comando da resposta e alternativas; Falseamento de afirmações forçado pela inclusão de termos de negação como “não”; “tudo”; “todas”, “geralmente”, “apenas”, entre outros; Presença de suportes com mensagens que traduzem preconceitos e aspectos negativos de duvidoso valor educativo; Repetição de uma mesma forma de enunciado;

Inadequação do tipo de questão ao conteúdo e habilidade; Distratores obviamente errados ou sem poder para discriminar os que sabem daqueles que não sabem; Presença de mais de uma alternativa correta; Repetição de termos, expressões e palavras em todas as alternativas.