NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Proposta para formação continuada
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Natureza e Sociedade 3º Encontro.
DIRETRIZES CURRICULARES
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Parâmetros Curriculares Nacionais
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Cidadania Indicadores da.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Universidade Federal de Uberlândia
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Diretoria de Ensino – Região de Andradina
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Referencial Curricular Nacional – Capítulo 5 – Natureza e Sociedade
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
Cristiane Jonas Francisconi
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
PCN Ensino de Ciências Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª Série) Volume 1 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais Volume 2 - Língua.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O papel pedagógico do órgão gestor
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
PCN - História.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12

Práticas no eixo Natureza e Sociedade Como você trabalho no eixo Natureza e Sociedade ? Quais os materiais você utiliza para elaborar os planejamentos e realizar as práticas de Natureza e Sociedade?

NATUREZA E SOCIEDADE Olhar sensível sobre as questões das vivências humanas Compreensão dos diferentes elementos do mundo presentes no cotidiano Necessidade de redirecionamento da prática em sala de aula

NATUREZA E SOCIEDADE

NATUREZA E SOCIEDADE O que esta imagem representa? Na perspectiva das Ciências Naturais, da Geografia e da História qual a sua leitura? E na perspectiva do Eixo Natureza e Sociedade

NATUREZA E SOCIEDADE Imagem: Sociedade legitima a imagem como uma floresta Ciências: Elementos vivos e não vivos Vegetação Ecossistema Geografia: Reservas florestais Degradação devido a ocupação do homem História: Presença humana Exploração econômica da área

Norteadores: Organização didática (não é área de conhecimento) Visão integradora das ações humanas na natureza respeitando as especificidades de cada área Conhecimento não é fragmentado Metodologia: Abordagem investigativa Proposta pedagógica: Problematização da realidade Interpretação dos espaços das crianças Favorecer a indagação sobre a realidade vivida Respeito da faixa etária

Critérios para a seleção de temas Possibilitar a abordagem interdisciplinar Ser acessível para as crianças Ter relevância científica e social Possibilitar a elaboração inicial dos conceitos estruturantes Promover procedimentos, atitudes e valores humanos para a vida em sociedade Valorizar as atitudes de: Cuidado com a saúde Qualidade ambiental Respeito à diversidade

Objetivos Valorizar a criança como sujeito histórico Estimular a criança a: Questionar Identificar Relacionar Formular explicações Estimular o respeito a diversidade humana

Reorganização Reforçar o caráter de integração Solicitação dos professores Organização horizontal

Reorganização Critérios: Construir uma coerência temática Integrar as áreas Facilitar a articulação dos estudos ao longo do ano

Reorganização Estrutura Geral: Temas: Organizador de temas: Subtemas: Igual aos do documento original Organizador de temas: Semestral ou anual Composto em quatro blocos Subtemas: Agrupam as expectativas Facilitam a interdisciplinaridade

Ano Tema Organizador do tema Subtemas 1º O lugar onde vivemos Ambientes e Vivência Animais, plantas, pessoas e lugares Paisagens do cotidiano Conservação e cuidados com a vida Lugares e tempo 2º Modos de viver Interações e convivência Alimentação e saúde Hábitos culturais Locais de convívio Percepção do corpo e do ambiente 3º O que compartilhamos Interações com o planeta Observação de fenômenos naturais Movimentos da Terra Recursos naturais: água e ar Uso de diferentes espaços 4º O que e como produzimos Produção e Cultura Alimentos: da produção ao consumo Materiais: da produção ao uso sustentável Como nos comunicamos Sociedade e Comunicação Linguagem e comunicação Sociedade e tecnologias 5º Quem somos Identidade Social e Diversidade Construção de identidades: sociais, culturais e biológicas Construção de identidades: transformação e permanências Viver na cidade de São Paulo Identidade e diversidade: Modos de vida Viver na cidade: inter-relações com outros espaços e culturas Transformações da cidade: relações individuais, sociais e políticas

Reorganização Conceitos estruturantes: Desenvolvimento de noções: Geografia: Paisagem Lugar Ciências: Ambiente História: Tempo: Mudanças Permanências

Reorganização Situações didáticas: Possibilitar que as crianças aprendam: Observar Identificar Coletar dados Organizar registros Diferenciar Estabelecer relações de semelhanças e diferenças Classificar Localizar Expressar Representar Estimar Verbalizar suas observações Valorização de atitudes: Respeito às diversidades Bons hábitos de saúde

Reorganização Versão de 2007 permanece válida Preocupação: Apoio à aprendizagem Concepção interdisciplinar Evitar a fragmentação dos conteúdos Facilitar a interação e articulação entre as três áreas Subsidiar o trabalho dos professores

1º Ano “ O Lugar onde vivemos”