2º encontro – Professores Maio de 2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Quadro Organização e estrutura das Unidades Temáticas.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Sequência Didática.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Currículo por competências: da teoria à prática
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
O brincar e a matemática
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Dominando as práticas pedagógicas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
O que é ensinar história?
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OS CONTEÚDOS NA REFORMA
Situação de Aprendizagem
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
Como elaborar um plano de aula
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
REFLEXÃO A PRÁTICA NOSSA DE TODOS OS DIAS DEVE SER SEMPRE ILUMINADA PELO OLHAR ATENTO DO PROFESSOR, QUE ESTUDA, INVESTIGA, REFLETE, DISCUTE COM SEUS PARES.
Solução de problemas na oficina de jogos
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Matriz de avaliação processual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

2º encontro – Professores Maio de 2012 Natureza e Sociedade 2º encontro – Professores Maio de 2012

Metodologia Didática Intervenção didática: Alunos: Desenvolver: Se sintam respeitados em seus conhecimentos Sujeitos do processo Desenvolver: Processo: Criativo Autônomo Crítico Contribuir para a aprendizagem dos alunos

Conhecimentos prévios e hipóteses das crianças Aprendizagem que tem como base a memorização,a decodificação, a cópia e o treino não produz conhecimento Construção do conhecimento: Aluno: Sujeito ativo Seu conhecimento é considerado

Conhecimentos prévios e hipóteses das crianças Sociedade atual: Exige mentes pensantes Grande quantidade de informação Aluno tem que perceber que o conhecimento científico explica os problemas cotidianos

Conhecimentos prévios e hipóteses das crianças Metodologia: Propor situações que mobilizem os alunos Estimular a curiosidade Contribuir para um processo criativo Propiciar a busca para a solução do problema Contribui para uma maior participação nas aulas

Conhecimentos prévios e hipóteses das crianças Prática educativa: Construção de: Noções Conceitos Atitudes Procedimentos Possibilita conflitos cognitivos

Conhecimentos prévios e hipóteses das crianças Aprendizagem: Processo: Erros Conflitos Resoluções Alunos: Constroem hipóteses Elaboram argumentos Confrontam ideias São sujeitos do processo

Problematização dos conteúdos Situação apresentada: Clara Objetiva Alunos são apresentados a questões reais Não existe apenas uma resposta certa Importante é o percurso Conhecimento: Não é linear Conceitos se modificam Professor: Interfere Media

Problematização dos conteúdos Objetivo: Aluno adquira o hábito de: Propor problemas Investigar Tomar decisões Raciocinar Transferir os conhecimentos adquiridos para o seu cotidiano

Problematização dos conteúdos Importante não é armazenar conteúdos, mas sim saber trabalhar com eles Escola: Não apenas “passa” o conteúdo Trabalha com a informação Informação tem que ser reelaborada a partir das próprias referências

Modalidades Organizativas Atividades permanentes – rotineiras Roda de conversa: Textos Fotos Mapas Momento de fala do aluno Levantamento de hipóteses Reconhecer o interesse do aluno

Modalidades Organizativas Atividades ocasionais: Questões da atualidade Problemas locais Notícias do bairro

Modalidades Organizativas Atividades sequenciadas Percurso de investigação Possibilidade de relações entre informações Obs.: atividades tem que ter um significado Essencial um objetivo claro Não ser mecanizada

Momentos diferenciados de uma sequência de atividade I - Sensibilização, contextualização e levantamento inicial: Colocar o aluno em contato com o tem Pontes entre os alunos e a informação Desperta o interesse do aluno Visão do “todo”

Momentos diferenciados de uma sequência de atividade II – Problematização, desenvolvimento do conhecimento e sistematizações parciais: Desafio Situação problema Contextualização: Construção de: Conhecimentos Habilidades Atitudes Valores Intervenção direta do professor Utilização de diversos recursos

Momentos diferenciados de uma sequência de atividade III – Síntese final ou conclusão Conclusão Estabelecer relações mais amplas Responder a problematização As definições se tornam significativas Propicia a autonomia da criança Conhecimento é sistematizado e organizado