Máscaras Africanas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
José Elias de Almeida EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Pensando Referenciais para a organização da prática pedagógica José.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
O que é ensinar história?
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Contribuições dos Espaços Não Formais
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Tema central e eixos temáticos
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Criações visuais/ história da arte e HQ's
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Matriz de avaliação processual
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Máscaras Africanas

Projeto Museu Afro-Brasil Introdução; Nestes projetos, os acervos, os espaços e as mostras temporárias dos museus e centros de cultura são as fontes de pesquisa e descoberta dos alunos, que aí encontram motivos para novos programas escolares. A visitação às áreas culturais, científicas e históricas vai proporcionar às crianças e jovens novas situações instigadoras de aprendizagem, pela oportunidade de ampliar seus conhecimentos. O acesso às obras de arte, aos artefatos e aos documentos artísticos e culturais possibilita uma experiência sensível a cada criança e jovem, pelo prazer do diálogo com a arte e a cultura e sua comunicação no cotidiano da escola. As atividades sociais / artístico / culturais, visando à obtenção de benefícios e condições para o desenvolvimento dos estudantes, no seu processo de construção do conhecimento. Por meio de ações que contemplam o acesso ao conhecimento com diferentes linguagens artísticas, a EMEF Joao Sussumu Hirata oferece propostas que articulam as áreas do conhecimento,com atividades que extrapolam o âmbito da sala de aula, promovendo a expansão cultural, com o objetivo de oferecer aos alunos oportunidades de ampliar o conhecimento; favorecer a socialização; promover o exercício da cidadania, do civismo e da ética; contribuir para formar indivíduos críticos e participativos.

Objetivo Articulação de Projetos Pedagógicos e Curriculares com a lei nº 10639/03 que priorizem o continente africano na sua contemporaneidade e importância geopolítica no mundo, principalmente em relação ao Brasil. Oferecer referências materiais e simbólicas importantes para o processo de reconstrução da identidade nacional, sob a perspectiva da matriz negro-africana, para entender a diversidade das culturas africanas e para aprender sobre a presença negra em nossa cultura. Valorização da historia e da cultura de cada povo.

Publico Alvo Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Atividades que serão desenvolvidas, antes durante e depois; Os alunos iniciarão pesquisas sobre a cultura Africana na sala de informática; Discussão da cultura Africana e quais são seus elementos integradores na cultura brasileira; Pesquisa sobre as máscaras Africanas, qual sua utilização, quais eram os matérias utilizados para a construção das máscaras; Após começamos a construção de máscaras utilizando materiais recicláveis. Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferencias nos padrões e estéticos. Buscar e saber organizar informações sobre a arte e contato com artistas, documentos, a acervos nos espaços internos e externos (livros, revistas, jornais, vídeos, discos e acervos públicos, museus, galerias, centro de cultura, biblioteca, videoteca e cinemateca), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na historias das deferentes culturas e etnias. Após o passeio faremos roda de discussão e relatos ocorridos durante o passeio, e em conjunto com a Professora de Português, trabalhos sobre contos Africanos.

Como parte do Projeto Copa visita ao Museu Afro Brasil