TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Empowerment: as Pessoas com Poder na Organização Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Conceito De forma simples, pode ser conceituado como o fortalecimento do poder decisório das pessoas que trabalham na empresa. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Por quê as Organizações devem promover o Empowerment? Porque as pessoas que trabalham na empresa são fontes ricas de criatividade e soluções inovadoras. Porque as pessoas que trabalham na empresa podem, e devem, contribuir para a missão organizacional. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Postura (do cumprimento de ordens) na Gestão de Pessoas A certeza de que somente a empresa está certa; A empresa conhece melhor do que ninguém o que o cliente deseja; As pessoas da organização fazem parte de um plano; Cumprir ordens é o que a empresa espera do corpo funcional; e Proteção da posição funcional. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Postura (uso do discernimento) na Gestão de Pessoas Melhor forma de se realizar a missão; Melhor informação; e Isso é realmente o que a empresa espera do seu quadro funcional. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Requisitos (para o uso de Empowerment) Segundo Mills: 1) competência e experiência; 2) informações necessárias; 3) recompensa adequada; 4) conhecimento da missão; e 5) tolerância a erros. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Empowerment é e não é ... Segundo Mills, empowerment não é: Só participação; Formar uma equipe não é implementar empowerment em uma organização; e Traduzível como trajetória anárquica (no entendimento popular). Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
As Equipes Energizadas A equipe é um elemento vital para o empowerment. Somente uma boa equipe (forte, energizada, comprometida com resultados de verdade) pode fazer o empowerment prevalecer. Para tanto, elas precisam observar alguns parâmetros descritos (parâmetros de poder) que levam a equipe a evoluir em 4 fases. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
As Equipes Energizadas (2) Fases de evolução das equipes: 1) fonte; 2) instrumentos; 3) volume; e 4) raio de ação. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Elementos fundamentais de uma equipe Motivação; Percepção; e Capacidade; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Implantação do Empowerment Para Mills: Passo 1 - Tolerância a erros; Passo 2 – Desenvolver a confiança; Passo 3 - Visão; Passo 4 - Fixação de metas; Passo 5 - Avaliação; e Passo 6 - Motivação. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Momentos em que o Empowerment falha Incompreensão; Propostas mal elaboradas; Sabotagem; Dúvidas e insegurança; e Isolamento. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Empowerment: as Pessoas com Poder na Organização ... E PARA TERMINAR: Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.