LUTE PELAS SUAS IDEIAS LUTE PELAS SUAS IDEIAS (Desde que elas sejam eficientes) Ideias sempre são bem vindas, mas você precisa defendê-las. Porém cuidado.

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Transcrição da apresentação:

LUTE PELAS SUAS IDEIAS LUTE PELAS SUAS IDEIAS (Desde que elas sejam eficientes) Ideias sempre são bem vindas, mas você precisa defendê-las. Porém cuidado com discussões improdutivas. Para ter sucesso num debate o profissional deve lutar pela sua ideia como se estivesse certo e ouvir o interlocutor como se estivesse errado, e fazer o dever de casa: estude o assunto antes de abri-lo para o chefe ou a equipe. Não assuma, mesmo com a boa intenção de colaborar, mais responsabilidades do que você consegue cumprir. Assim você não fará corretamente nem uma coisa nem outra. EVITE SEGURAR O ROJÃO SOZINHO ROJÃO SOZINHO

TEM QUE NEGOCIAR Você tem que ser bom de negociação. Por quê? Porque o número de controles internos é grande. E a disposição das pessoas em ajudar é pequena. E aí, para fazer as coisas andarem, só com muita conversa. Durante a negociação, não se prenda ao passado e mostre ao interlocutor o que ele vai ganhar no futuro com aquela ideia. PEGUE LEVE Boa parte dos resultados ruins decorre da falta de clareza na delegação de tarefas. A falta de l clareza faz parte do processo. Por isso, pergunte, tire dúvidas, desconfie. Isso evitará conflitos e retrabalho.

SEJA PARTE DA SOLUÇÃO, NÃO DO PROBLEMA Bater na tecla de que não há o que você possa fazer para melhorar a situação não vai adiantar. Ao fazer isso, você vai parecer do contra e passará a ideia de que não está alinhado com os planos. Faça parte da solução e se mostre disposto a ajudar no que for preciso. INSISTA, SEM SER CHATO Quando as pessoas estão na defensiva, a primeira reação é rejeitar propostas novas. Prepare- se para ouvir muitos “nãos”. Para 1 conseguir o que deseja, seja insistente. Tenha tato para saber a hora e a maneira certas de retomar o assunto.

NÃO SE PRECIPITE Sob pressão, as pessoas tendem a agir pior do que em condições normais. Isso vale para todos. Não precipite seus julgamentos. Avalie as diferenças na forma como uma pessoa se relaciona com chefes e subordinados. Quando a poeira baixar, você vai saber separar alhos de bugalhos. MEÇA AS PALAVRAS É preciso ter sensibilidade para opinar. Você pode ter um estilo pessoal, mas tente variar o jeito de falar conforme o interlocutor. Antes de fazer um comentário, l verifique se, no lugar de ajudar, você não criará um transtorno maior. Resumindo: calcule bem os efeitos do que você diz.

DISCORDE, SEM BATER BOCA Cinco passos para argumentar durante uma reunião: 1. Amarre e relacione suas ideias às metas da empresa. 2. Ofereça sugestões em vez de apenas levantar problemas. 3. Mostre como sua ideia pode contribuir para o grupo. 4. Apresente mais de uma opção. 5. Considere as preocupações e medos do interlocutor. ORGANIZE-SE liste suas tarefas e solicitações; separe o importante do urgente; comunique os envolvidos; mostre seus critérios de ll.priorização e a importância llldisso para o bom llldesempenho do trabalho.

EXERCITE O BOM HUMOR 53% dos profissionais brasileiros preferem trabalhar em ambientes divertidos. Algumas dicas para se dar bem sem falta de ética: -.Nada de piadas apelativas ou racistas. - Saiba quais brincadeiras são aceitáveis. - Se suas tiradas não fazem sucesso, não force a barra. - Não confunda humor com palhaçada. - Saiba a hora certa de parar. FOFOCA ZERO Tome cuidado para não se enrolar com boatos. Além de ser perda de tempo, faz mal à sua imagem e coloca sua produtividade em risco.

De: 29/06 a 10/07/2009 Fonte: CONCENTRE-SE NO QUE IMPORTA Aumente a concentração no trabalho e tenha foco. Faça o seguinte: - Descubra as pessoas e assuntos que distraem sua atenção e procure evitá-los. - Identifique os processos que mais consomem tempo. - Busque um bom método de otimização das tarefas. - Evite se envolver em situações que façam você desperdiçar energia, como as conversas ou picuinhas desnecessárias. São pequenas atitudes que fazem grandes diferenças!