Vetores Representação e características Operações I Decomposição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes

Advertisements

A = ( 3 ) , logo | A | = 3 Determinantes
Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D.
Amintas engenharia.
BIOMECÂNICA Trigonometria e álgebra vetorial Carlos Bolli Mota
VETORES.
SISTEMAS DE EQUAÇÕES.
Regra do Paralelogramo
VETORES PROF. JOÃO JR.
1 Complexidade de Algoritmos Complexidade de pior caso Complexidade de melhor caso de uso bem menos freqüente em algumas situações específicas Complexidade.
Geometria Computacional Primitivas Geométricas
Computação Gráfica Interativa - Gattass
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS
Números Complexos 1 Prof. Marlon.
Determinantes SilvanaWBenvenutti Turma:301
Programação Baseada em Objectos Desenho de TAD
GRANDEZAS FÍSICAS E MEDIDAS
Prof. Diego Maia VETORES
TENSÕES E CORRENTES EM CIRCUITOS TRIFÁSICOS BALANCEADOS Sistemas de potência são alimentados por geradores trifásicos. De maneira ideal, os geradores suprem.
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Campus de Caraguatatuba
Vetores no Plano e no Espaço
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
Momentos de Inércia Cap. 10
Aula 01 Vetores: Soma e Produto por Escalar, Sistemas de Coordenadas no Plano e no Espaço.
Norma e produto interno
Grandezas Físicas Prof. Climério Soares.
Algebra Linear.
AULA VETORES Professor Fabiano
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Momentos de Inércia Cap. 10
O QUE FOI ESTUDADO NESTA AULA:
ASSUNTO 7: Operãções com números inteiros (SUBTRAÇÃO)
Revisão De Alguns Conceitos Básicos
Aula - 2 Escalares e Vetores
Grandezas Vetoriais & Operações com Vetores
Funções e suas propriedades
Noções de trigonometria e funções trigonométricas
Aula 08 Vetores: Soma e Produto por Escalar, Sistemas de Coordenadas no Plano e no Espaço.
Vetores Prof. César Bastos.
Vetores Grandeza escalar: grandeza física descrita por um número e obedecem as leis da aritmética e da álgebra elementar. Ex: temperatura, 25º. Grandeza.
Vetores no Espaço Simbologia Segmento Orientado Definição
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Conceitos básicos em grafos
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Grandezas Escalares e Vetoriais
Vetores.
Prof. André Retek - Col JSP
GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS.
Campus de Caraguatatuba
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
Marcos Germano Degenhardt
Física Aula 04 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
Professor: Diones Charles
Matemática Discreta 1 – MD 1
Espaços Vetoriais Em álgebra temos várias estruturas diferentes, por exemplo: Grupos Anéis Corpos Espaços Vetoriais Este é o objeto principal do nosso.
CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS
Campus de Caraguatatuba
VETORES Prof: Wilson.
Disciplina: Física (Frente D) Turma: Semi - Extensivo
Reforço 3 Maria Augusta Constante Puget (Magu). Grandeza Escalar (1) Apenas o número e sua respectiva unidade caracteriza a grandeza física. Exemplos:
GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
Noções sobre Vetores Exemplo Produto escalar
Transcrição da apresentação:

Vetores Representação e características Operações I Decomposição Adição (subtração) Multiplicação por um escalar Decomposição Operações II Produto de Vetores Produto Escalar Produto Vetorial

Vetores Mapa 1: a partir do centro do terreno ande um metro; Mapa 2: a partir do centro do terreno ande um metro na direção perpendicular ao portão; Mapa 3: a partir do centro do terreno ande um metro se aproximando do portão e na direção perpendicular a ele.

Procura em todos os pontos do círculo com raio de 1m e centro na pedra. Procura nos pontos A e B. Vai direto ao local.

segmento de reta orientado Informações completas: tamanho (1m) direção (perpendicular ao muro que contém o portão) sentido (se aproximando do portão) grandezas VETORIAIS representação simbólica: geométrica: segmento de reta orientado

São iguais: mesmo módulo mesma direção mesmo sentido Independentemente de serem aplicados em pontos diferentes.

No plano o menor caminho entre 2 pontos é uma reta. Numa superfície esférica, é um arco de círculo. Na vida prática ...

Multiplicação por um escalar Operações: Adição Multiplicação por um escalar

1) 2) Procedimento geométrico: ADIÇÃO Representação Simbólica: Representação Geométrica

Procedimento geométrico: ADIÇÃO A ordem não importa! A figura é um paralelogramo: Vetores se somam pela regra do paralelogramo: Consiste na obtenção do vetor resultante graficamente.

Procedimento geométrico: ADIÇÃO Mais de 2 vetores

Procedimento geométrico: MULTIPLICAÇÃO Se a mesma direção de o mesmo sentido o módulo igual a Se mesma direção de sentido oposto ao de módulo igual a

Procedimento geométrico: ADIÇÃO Módulo: Direção: ângulo que o vetor faz com um eixo de referência.

Algumas propriedades da ADIÇÃO de vetores e da MULTIPLICAÇÃO de um vetor por um número real 1) A comutatividade da soma de vetores já foi demonstrada. Ela permite trocar a ordem dos vetores em uma soma. 2) Existe tal que O vetor é o elemento neutro da soma de vetores. Ele é um vetor com módulo zero. 3) Existe tal que O vetor é o vetor simétrico da soma de vetores.

Algumas propriedades da ADIÇÃO de vetores e da MULTIPLICAÇÃO de um vetor por um número real A soma de de um vetor com um vetor simétrico define a subtração de vetores. Para realizá-la é suficiente aplicar a regra do paralelogramo a esses vetores 4) É a propriedade de Associatividade da soma de vetores já mencionada.

vetores sem os parênteses, uma vez que a ordem em que os vetores são Algumas propriedades da ADIÇÃO de vetores e da MULTIPLICAÇÃO de um vetor por um número real As propriedades 1 (comutativa) e 4 (associativa) permitem escrever a soma de vetores sem os parênteses, uma vez que a ordem em que os vetores são somados não altera o resultado, isto é, 5) onde a e b são dois números reais. A comparação entre os módulos, as direções e os sentidos dos vetores e mostram que eles são iguais.

Algumas propriedades da ADIÇÃO de vetores e da MULTIPLICAÇÃO de um vetor por um número real 6) onde a é um número real. É a propriedade de distributiva. Vamos supor inicialmente que o segmento de reta orientado é o vetor o segmento de reta orientado é o vetor o segmento de reta orientado é o vetor o triângulo 146 define a soma e tem como resultado o vetor isto é: Semelhança de triângulos (123 e 146) permite escrever:

Algumas propriedades da ADIÇÃO de vetores e da MULTIPLICAÇÃO de um vetor por um número real 7) É uma consequência da regra que define a soma de vetores e das propriedades geométricas de um triângulo. , Triângulo construído com os vetores e Os lados de um triângulo satisfazem a desigualdade triangular, isto é sendo Ela mostra claramente que, em geral, o módulo da soma de vetores é menor do que a soma dos módulos dos vetores. A igualdade só se verifica se os vetores forem colineares (com a mesma direção e o mesmo sentido).

Algumas propriedades da ADIÇÃO de vetores e da MULTIPLICAÇÃO de um vetor por um número real As propriedades demonstradas anteriormente permitem simplificação de expressões vetoriais e a decomposição dos vetores em bases ortogonais. Exemplo 1: Simplifique as seguintes expressões vetoriais: a) b)

Algumas propriedades da ADIÇÃO de vetores e da MULTIPLICAÇÃO de um vetor por um número real Exemplo 1: Simplifique a seguinte expressão vetorial:

Algumas propriedades da ADIÇÃO de vetores e da MULTIPLICAÇÃO de um vetor por um número real Exemplo 1: Simplifique a seguinte expressão vetorial:

Exemplo 2: Na figura a seguir estão representados os alguns vetores. a) Realize geometricamente as operações descritas nos itens de a até e. b) Qual é em cada um dos casos o módulo e a direção do vetor ? a) b) c) . d) e)

Projeção de vetores (Decomposição) As regras para a somar de vetores e multiplicar vetores por números reais apresentadas têm o inconveniente de dependerem da qualidade dos desenhos elaborados. Representar os vetores em bases apropriadas: x y Por uma questão de simplicidade, escolhe-se representar todos os vetores de um plano em termos de dois vetores unitários perpendiculares. Vetores unitários são aqueles que tem módulo um

negativa

Exercício

Exercício

Produto Escalar

Produto Escalar

Produto Vetorial Regra da mão direita

Produto Vetorial