Tecnologia da Informação Aplicada à Logística

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Advertisements

Gestão de Estoque Nas Empresas:
ECR Grupo 14 F x.
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Sistemas de Apoio às Operações
LOGISTICA EMPRESARIAL
Sistemas Empresariais Básicos
6. Sistemas de Informação & Logística
Sistemas Empresariais Básicos
Sistemas de Informação
Operação Convencional
GESTÃ DE ESTOQUES.
Efficent Consumer Response
As transformações da Logística
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Repensando a Logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
U08 Grupo: 19V.
U05 GRUPO: 19V.
Subgrupo G2 Rommel Agostini Cavalher Raphael Leon Peres Brocchi
Otimização na Administração de Materiais
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR)
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
Repensando a Logísitica
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
ATIVIDADE U 05 GRUPO 19U.
ERP - Enterprise Resource Planning
Sistema de Informação Logística
Logística Empresarial
Cadeia de Logística Integrada
Logística Empresarial
Logística empresarial – Unidade 6 – Grupo 19N
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
As transformações da logística
Os mecanismos de pedir 19U061.
Logística Empresarial UNIDADE 5
TI aplicada a Logística
Projeto Final Grupo 19K Extra-Eletro.
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
CROSS - DOCKING.
Distribuição Física - Expedição
Logística de Distribuição
Grupo nº 12 – Branco Alunos: Marília Andrade ; Kamilla Paiva Eduardo Mendes Nasser Santiago.
Iniciando na logística empresarial
Projeto Democratização da Automação no Comércio CDL Brasilia - DF.
A Logística no Brasil: Desafios e Oportunidades
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Unidade 5 – Grupo 19Y.  Estratégias que respondem às necessidades crescentes e variadas dos consumidores: ◦ Introdução Eficiente do Produto ◦ Sortimento.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
“ GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS”
Resposta Eficiente ao Consumidor
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Logística Empresarial
Estratégias de Ponto Aula 10.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 5 Grupo 8G.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
Logística empresarial – Unidade 5 – Grupo 19N Bruno Pinheiro – 09/ Laís Romero – 09/ Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
LOGISTICA EMPRESARIAL
P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial. P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial Missão Prover soluções para maximizar a excelência operacional,
LOGÍSTICA EMPRESARIAL [ Rikelly Vasconcelos ]. Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Aula: CUSTO TOTAL.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 4. SIG Marketing e Vendas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Transcrição da apresentação:

Tecnologia da Informação Aplicada à Logística

Importância Dell Computer – venda direta e customizada, aumentou 60% do faturamento em um ano. Wal Mart – 5000 fornecedores e 3000 lojas nos EUA. Souza Cruz: frota com 900 veículos atende 200 mil clientes no Brasil e com um software roteirizador consegue ter uma eficiência de 99%.

Informações Logísticas Pedidos do cliente Necessidade de estoque Ressuprimento Movimentação nos armazéns Documentação de transporte e fatura

Importância A transferência e gerenciamento eletrônico de informações proporcionam uma oportunidade de reduzir os custos logísticos, por uma melhor coordenação.

Razões de se ter informações precisas Clientes x status do pedido, disponibilidade do produto, programação, entrega e fatura. Redução de estoques. Otimização de recursos.

Posicionamento estratégico Fedex – 1973 Entrega no dia seguinte. Na década de 80, com o avanço da TI passou a ter controle de todo o ciclo do pedido, passando a rastreá-lo. Varejo – Disponibiliza informação do PDV aos fornecedores, ressuprimento automático, menor custo de estoque no varejista e melhor previsão de demanda no fornecedor.

Sistemas de Informações Logísticas Longo prazo, abstrato Estra’tégico, tático e operacional Planejamento Estratégico Apoio à Decisão Controle Gerencial Sistema Transacional Indicadores de desempenho. Entrada de pedido, checagem de crédito, alocação de estoque. Expedição, transporte e nota fiscal.

Sistemas de Informações Logísticas Hadware + Software = medir, controlar e gerenciar as operações logísticas. Hardware: pc, impressora de código de barra, leitor óptico... Software: aplicativos/programas Data Warehouse: armazena dados históricos Data Mining: mineração de dados

Sistemas de Gestão Empresarial ERP: atuar como um sistema transacional, solucionando problemas com a ausência de integração entre atividades logísticas. Permite eliminar o que não agrega valor. SAP, Datasul... Pode custar de $R400 mil à $R2 milhões. Estima-se que para cada $1 de aquisição, gasta-se $2 de consultoria e de $0,5 à $1,5 de equipamento.

Quais áreas utilizamos? Programação e roteamento de veículos Previsão de demanda Gerenciamento de armazéns Planejamento de estoque Informações de transporte Tendências!

Modelagem computacional Etapas da simulaçao Construção do Modelo Modelagem computacional Experimentação

Onde utilizar a simulação? Dimensionamento de operações de carga e descarga. Dimensionamento de estoque. Estudo de movimentação de material. Sistema de transporte. Fluxo e produção. Serviços de atendimento em geral.

Capacitação técnica necessária Bom conhecimento de informática Conhecimento razoável de estatística Conhecimento de técnicas de análise de processos. Softwares: Arena, ProModel, AutoMod, Taulor II

Aplicação - Varejo Produto Promoção Praça/ serviço Custo de estoque Preço Praça/ serviço Custo de estoque Custo de compras Custo de TI Custo de transporte Custo de armazenar

Regras e Associações para alavancar estratégias de marketing no varejo Aplicação - Varejo Como decidir sobre as variáveis de marketing para que a organização logística seja eficiente? PDV - Coleta Banco de Dados Data Warehouse Data Mining Regras e Associações para alavancar estratégias de marketing no varejo

Exemplo Análise de dados gerados pelo PDV Análise do efeito de promoções Análise da rentabilidade de produtos Seleção de produtos para segmentação de mercado Análise de níveis de estoque e formas de reposição de produtos.

Aplicações do DM Previsão de vendas Otimização de estratégias de marketing: Envio de mala direta Segmentação de mercado Determinação de perfis de consumo Análise de sensibilidade Administração de categorias de produtos.