A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Fundação Roberto Marinho
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
Cidadania Participativa nas
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Contexto de Educação a Distância
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
OFICINA PEDAGÓGICA PROPOSTA DE TRABALHO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Universidade Federal de Uberlândia
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Revisita ao PPP.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça Maria Lúcia de Santana Braga Coordenação-Geral de Programas e Ações em Educação maria.braga@spmulheres.gov.br

II PNPM: Prioridades da Educação Promover a formação inicial e continuada de gestores/as e profissionais da educação para a eqüidade de gênero, raça/etnia e o reconhecimento das diversidades; Promover a formação de estudantes da educação básica para a eqüidade de gênero, raça/etnia e o reconhecimento das diversidades; Estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre gênero, identidade de gênero, orientação sexual e raça/etnia em todos os níveis de ensino.

Finalidade Implementação de políticas públicas em educação para a promoção da igualdade de gênero, valorização da diversidade sexual e etnicorracial.

Temas Público Relações de gênero Sexualidade e orientação sexual Relações etnicorraciais Público Professoras/es da Rede Pública de Educação Básica.

Justificativa Importância cada vez maior desses temas para a construção da cidadania e promoção dos direitos humanos. Necessidade de formação continuada de profissionais da educação nos temas transversais. Reconhecimento da escola como espaço privilegiado de transformação social.

Objetivo Capacitar professoras/es para a reflexão e a construção de instrumentos para lidar com os comportamentos e atitudes que envolvem relações de gênero, etnicorraciais, sexualidade e orientação sexual no cotidiano da escola.

Modalidade Educação a Distância A EaD pode reunir um grande número de professoras/es que: pertencem a universos étnicos e culturais diferenciados; são os/as agentes da educação ligados/as às realidades locais; conhecem mais diretamente, em sua prática docente, os problemas decorrentes do tratamento inadequado dessas diferenças.

Estrutura

Estrutura do curso GDE Abertura do curso Módulos: 1. Diversidade 2. Gênero 3. Sexualidade e Orientação Sexual 4. Relações Étnico-raciais 5. Avaliação

Estrutura do curso GDE Carga Horária total - 200 horas Abertura do curso Apresentação do Projeto Orientações Metodológicas Manual da/o Cursista Histórico

Estrutura do curso GDE Módulo 1 – Diversidade Módulo 2 – Gênero U1 - Gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social U2 - A importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero U3 - Gênero no cotidiano escolar

Estrutura do curso GDE Módulo 3 – Sexualidade U1 - Dimensão conceitual, diversidade, discriminação U2 - Sexualidade, direitos e educação U3 - Sexualidade no cotidiano escolar Módulo 4 – Relações etnicorraciais U1 - Construção Histórica do Racismo U2 - Desigualdade racial U3 - Igualdade etnicorracial se aprende na escola

Estrutura do curso GDE Módulo 5 – Avaliação Memorial Auto-avaliação Trabalho Final

MODELO PEDAGÓGICO

Modelo Pedagógico auto-estudo interação dos/as participantes aprendizagem individual exige compromisso e autodisciplina interação dos/as participantes aprendizagem cooperativa exige participação e troca de conhecimentos com o outro e com a outra

Metodologia O trabalho com a desconstrução e a construção de valores. A metodologia foi elaborada de modo a fazer com que o/a cursista possa discutir nos fóruns, registrar a sua trajetória no curso por meio de um diário, questionar suas certezas provisórias e perceber as mudanças em seus valores.

Atividades de aprendizagem Registro dos conhecimentos prévios Leitura dos textos sobre o tema Consulta ao material complementar indicado: websites, vídeos, livros, artigos. Estudo de casos para estabelecer a transversalidade dos temas. Registro do que aprendeu sobre o tema, destacando as idéias que são: semelhantes às suas; apenas diferentes das suas; contrárias ao que pensa e acredita.

O curso no ava

Inovações Trata os temas de gênero, sexualidade e orientação sexual e etnicorracial, na modalidade a distância, de forma transversal, na perspectiva dos direitos humanos. Trabalha, em um mesmo programa, em todas as regiões do Brasil, com professoras/es em contextos culturais diferentes. 27

Inovações Formação continuada de professoras/es e gestoras/es em larga escala e com baixo custo. Repercussão internacional com troca de experiências com vários países. Criação do GDE em nível de Especialização (UERJ, UFG e UFL), com a inclusão na oferta regular da pós-graduação.

Inovações A metodologia adotada promove a inclusão digital de um grande número de professoras/es que ainda não tinham acesso a esse tipo de ensino. A partir do GDE, houve a criação de um programa semelhante para formação de gestoras/es, em 2009.

30

Objetivo Formar profissionais aptos a atuar no processo de elaboração, monitoramento e avaliação de programas e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça em todas as políticas públicas.

Público Servidores/as dos três níveis da Administração Pública, integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Educação e dirigentes de organismos não-governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade etnicorracial.

Modalidade Semipresencial Carga horária Aperfeiçoamento: 300 horas Especialização: 380 horas

Estrutura do Curso Módulo I – Políticas públicas e promoção da igualdade Módulo II – Políticas públicas e gênero Módulo III – Políticas públicas e raça Módulo IV – Estado e sociedade Módulo V – A gestão pública transversal de gênero e raça Módulo VI – Metodologia de pesquisa e TCC(especialização) .

Proposta Pedagógica Baseada no desenvolvimento de competências. Aplicar na sua prática os conhecimentos teóricos adquiridos. Planejar ações para resolver situações nas temáticas abordadas. Articular os vários setores da sociedade na ação política. Avaliar políticas com a perspectiva de gênero e raça. Desenvolver projetos que promovam a igualdade de gênero e raça.

Metodologia Ambiente virtual - módulos divididos em unidades. Abertura do módulo - situação que contextualiza a temática. Unidades textos que apresentam o conteúdo e questões que orientam o estudo do material (aprendizagem baseada na autonomia do/a cursista) aprendizagem baseada na cooperação Fechamento do módulo - trabalho que consiste em um plano de ação transformador em relação à sua realidade local. Encontros presenciais - oficinas

Metodologia Ambiente virtual - módulos divididos em unidades. Abertura do módulo - situação que contextualiza a temática. Unidades textos que apresentam o conteúdo e questões que orientam o estudo do material (aprendizagem baseada na autonomia do/a cursista) aprendizagem baseada na cooperação Fechamento do módulo - trabalho que consiste em um plano de ação transformador em relação à sua realidade local. Encontros presenciais - oficinas

Metodologia Ambiente virtual - módulos divididos em unidades. Abertura do módulo - situação que contextualiza a temática. Unidades textos que apresentam o conteúdo e questões que orientam o estudo do material (aprendizagem baseada na autonomia do/a cursista) aprendizagem baseada na cooperação Fechamento do módulo - trabalho que consiste em um plano de ação transformador em relação à sua realidade local. Encontros presenciais - oficinas

Plataforma .