MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Advertisements

Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Sistema de Informação Gerencial
MARKETING Consumismo O que é o Marketing? O que é o consumismo?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
MARKETING -EMPREENDORES
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
FATORES CHAVE DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
Estratégias do agronegócio
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Integrações da Logística
Administração de Marketing Aula 4
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Introdução ao Composto de Marketing
Fundamentos de Marketing
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Profa. Msc. Daniela Ferreira Suarez
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DECISORIAIS Prof. Luiz da Guia.
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Nome da Disciplina Nome do Professor. 2ª AULA. 30 de abril de EMPREENDEDORISMOe PLANO DE NEGÓCIOS.
Disciplina: Marketing Aula 1
Introdução Ao Marketing
FUNDAMENTOS DO MARKETING
Fidelização de clientes
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
conhecimentos em resultados
Administração de Empresas Pessoais
Marketing de Negócios – 8º Período – Aula 01
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Administração de Marketing
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Você é vendedor? A atitude de um bom vendedor tem total influência na atendimento e nos resultados da empresa; É importante.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Introdução ao Marketing
PLANEJAMENTO.
Carlos Visão Global Social
A Propaganda e Suas Características
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Desenvolvimento de Novos Produtos e Marca
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Classificando as competências
MsC. Túlio L.M. Morais Técnicas de Vendas e Negociações I A venda e a Administração Estratégica em Marketing –
Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica.
Carlos Freire E-commerce. Passo a Passo de Vendas Fonte: Agendor.
Introdução à Administração
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
Administração Mercadológica I
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Transcrição da apresentação:

MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso Prof. Msc. Luiz Carlos Santi Consultor de Marketing O importante não é o que nos faz o destino, mas o que nós fazemos dele. Florence Nightingale

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 O objetivo da aula de hoje é explorar e discutir o que tornam os produtos um sucesso, seus pontos de diferenciação e principalmente as estratégias que foram utilizadas na sua promoção.

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 Para início de conversa, um produto são todas as coisas que podem levar o consumidor à satisfação, algo que somente ocorre quando atingimos ou superamos a sua expectativa inicial de compra

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 Os produtos são posicionados de acordo com o seu nível de oferta que pode ir do básico ao potencial. Mas cuidado nem toda a ampliação é necessária ou mesmo desejada para se criar um produto de sucesso. Ao fazer a ampliação oriente-a para o consumidor. básico esperado ampliado potencial

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 A diferenciação nada mais é do que um processo pelo qual os produtos de sucesso adquirem um identidade única, diferente portanto dos seus concorrentes no mercado. Todos os produtos devem ser definidos em função de seus pontos de paridade e de diferenciação, algo que inclui mudanças nos atributos físicos e hedônicos do produto.

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 Os pontos de diferenciação do produto precisam ser sustentáveis a longo prazo, gerar retorno financeiro para a empresa, serem atraentes ao consumidor e realmente capazes de diferenciar o produto entre os seus concorrentes no mercado. Toda estratégia de diferenciação se apoia em um grande esforço de comunicação e posicionamento de marca.

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 Uma boa estratégia de diferenciação para transformar um produto num sucesso de vendas sempre deve começar pelo estudo das motivações de compra do consumidor seguido da aplicação de um teste de conceito do produto para avaliar seus atributos, possíveis uso, estratégias de promoção mais adequadas, entre outras coisas.

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 Ao começar este trabalho, saiba que tipo de produto é o seu e em qual estágio do ciclo de vida ele se encontra. Produtos diferentes, em diferentes estágios do ciclo de vida demandam estratégias diferentes de promoção e posicionamento de marca.

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 De modo geral, os produtos podem ser classificados como de conveniência, de compra comparada, de especialidade ou mesmo não procurados. Alguém ai quer comprar um caixão! Para que serve uma camiseta do Corinthians?

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 Ao longo do seu ciclo de vida um produto pode passar por diversas fases, desde quando é lançado no mercado até o dia derradeiro no qual deverá ser substituído por outro melhor ou mais atraente para o consumidor. O tempo de cada ciclo depende do produto e do mercado alvo no qual foi posicionado.

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 TESTE Hoje percebe-se um grande esforço das empresas em diferenciar-se a partir da atribuição de novos atributos ao produto, relançando-os como novos produtos no mercado. O que você acha desta estratégia?

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 Pode-se dizer que ao buscarem a diferenciação como meio para alavancar as vendas, a empresas tem apenas três caminhos pela frente: o relacionamento, o custo baixo ou a eficiência operacional, desde que complementada por um boa estratégia de comunicação e posicionamento de marca.

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 Se você optar pelo relacionamento como estratégia de diferenciação, lembre-se que vai ter que trabalhar os aspectos hedônicos do produto, como o status, proporcionando ao consumidor um produto percebido que tenha uma uma qualidade singular, que seja exclusivo. Quem usa muito bem esta estratégia é a chocolates Godiva ou as roupas de cama Trussardi, por exemplo.

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 Se ao contrário, você optar pela eficiência operacional como estratégia de diferenciação para o seu negócio, então vai ter que focar seus esforços em desenvolver competências na aplicação de processos únicos e realmente eficazes. Um bom exemplo de empresa que usa esta estratégia é o McDonalds ou Starbucks.

Fundamentos de marketing: produtos de sucesso 01 Uma outra opção é usar o custo baixo para se diferenciar dos outros concorrentes. Neste caso a empresa deve ter grande competência na administração financeira para se sobressair com sucesso. Empresas como a Gol linhas aéreas utilizam muito bem esta estratégia.