Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FACULDADE METROPOLITANA
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENT0 E DA SOCIEDADE
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Bacharelado em Ciência e Tecnologia: Apectos Gerais
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Bacharelado em Sistemas de Informação
UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007.
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
O Curso de Bacharelado em
IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
ATIVIDADE AVALIATIVA:
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Teorias Modernas de Gestão
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
FACULDADE DE INFORMÁTICA FUNIJ. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Duração – 5(cinco) anos [ 4(quatro) anos ] Alunos ingressos – 2001/2, 2002/1,
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
UFV.
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Curso de Graduação em Gestão Pública
Política Educacional Brasileira
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
Ministério da Educação
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
O FUTURO DA LICENCIATURA A PARTIR DAS NORMATIVAS PARA O ENSINO MÉDIO
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
O papel do Estagio na Formação de Professores
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Serviço de Psicologia e Orientação
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

Bacharelado em Ciência e Tecnologia: Um novo curso em uma Nova Universidade Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Desafio da UFERSA: construir de uma Universidade excelência no semi-árido brasileiro Quadro real: A escassez de vagas na universidade pública Qualidade do Ensino público Superior Carência de profissionais qualificados Carência de Pesquisa

Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T): inovação no ensino superior Breve relato na histórico Fatores marcantes: UnB, USP e UFABC Origem da UnB Origem da USP Origem da UFABC A proposta do BC&T da UFERSA Novos caminhos ?

Relato Histórico No Século XIX havia escolas de educação superior no Brasil Escolas de Medicina na Bahia Escola de Medicina no Rio de Janeiro Faculdade de Direito de São Paulo  Letra morta foi o decreto-lei de 4 de novembro de 1823, que criava duas Universidades no Brasil, uma em Olinda e outra em São Paulo. Ambas deveriam contar com Faculdades de Medicina e Farmácia.

República x Novos Horizontes República Velha (1889-1930) Novas instituições de ensino superior Engenharia Medicina Direito Agronomia Escola Nova Anísio Teixeira Alceu Amoroso Lima

Universidade: Uma necessidade Surgem propostas consistentes de criação de Universidades Propostas de universidades USP (anos 30) PUC (anos 40) UnB (anos 60) Processo de Bolonha: Universidade e os novos desafios Proposta da UFABC: Surge o BC&T

Pensando a Universidade John Dewey (Escola Nova) Anísio Teixeira Fernando de Azevedo Alceu Amoroso Lima Darcy Ribeiro Howard Gardner (Inteligência Multipla) Nilson José Machado Ubiratan D´Ambrósio Luiz Bevilacqua (presidiu a criação da UFABC)

Bacharelado de Ciência e Tecnologia: A grande inovação da UFABC Surge a partir do Processo de reestruturação da Universidades Européias visando: Objetiva garantir a formação em nível superior em 3 anos e garantir: Bases para pós graduação, ou para graduação em diversas áreas (flexibilidade) Permitir mais reflexão na escolha profissional (profissionais motivados) Permitir dinâmica na atualização profissional (educação contínua)

UFABC No ano de 2004 o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 3962/2004 que previa a criação da Universidade Federal do ABC. Essa Lei foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2005, com o Nº 11.145 e datada de 26 de julho de 2005. O Projeto Acadêmico da UFABC procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.

O que foi o processo de Bolonha? Decidiu-se novos rumos para o ensino superior europeu; Critérios de Coerência e compatibilidade para fortalecer as qualificações e a competitividade internacional do ensino superior europeu Uma estrutura de graus baseada em dois ciclos

UFABC (novamente) O Projeto da Universidade ressalta a importância de uma formação integral, que inclui a visão histórica da nossa civilização e privilegia a capacidade de inserção social no sentido amplo. Além disso, o projeto tem como meta a criação de um ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento social, contribuindo para a busca de soluções para os problemas regionais e nacionais, a partir da cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa

A UFERSA decidiu pelo BC&T em sua proposta de reestruturação O BC&T incluído na Proposta Reuni da UFERSA prevê: A formação em três anos dê grandes vantagens para o estudante Fortalecer as bases de Matemática, Física, Computação e Cognição Preparar o estudante de forma escalonada e permite flexibidade na formação

Cursos O candidato aprovado no vestibular que ingressa no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), fará uma graduação em 3 anos. Depois dessa formação básica, existem opções de graduação em outros oito engenharias, quatro licenciaturas. Maior facilidade de intercâmbio.

Organograma # Pode ser feito em outras instituições

Estrutura geral do Curso Forte base em ciência: Matemática e Física Forte base em Tecnologia: Expressões gráficas, computação e fenomenologia Enfoque de práticas laboratoriais: Diversos laboratórios serão estruturados e contruídos Novas propostas pedagógicas, ensino mais integrado Acompanhamento por tutores

Duração dos Cursos Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) - curso básico 3 anos Licenciaturas em 4 anos ou (BC&T + 1 ano) Engenharias 5 anos ou (BC&T + 2 anos)

O Departamento de Ciências Ambientais Atribuições Atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de ciências naturais abrangendo ciências físicas, matemática. Bem como, da área tecnológica envolvendo as engenharias e computação consideradas num modo integrado. A idéia é complementar a formação dos alunos e criar uma forma interdisciplinar com as ciências naturais em temas que envolvem o pensamento filosófico e a história da ciência. Reestruturação das disciplinas, particularmente aquelas de caráter obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências e Tecnologia. Em virtude do papel deste curso frente às engenharias.

Bases de Matemática superior, Computação e Cognição Através de atividades de ensino, pesquisa e extensão dar bases ao estudante do BC&T para vir a atuar nas áreas de matemática aplicada, computação e modelagem. O desenvolvimento da Cognição está muito associado a capacidade de compreender teorias gerais, o que é feito por elementos de pesquisa integradores das atividades da UFERSA. As disciplinas de Matemática, Computação e Cognição são fundamentais para a formação dos estudantes, inclusive aquelas de caráter obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências e Tecnologia.

b) Acesso direto ao Mestrado em Física, Matemática e Computação. O bacharel em Ciência e Tecnologia poderá obter ainda os seguintes graus universitários: a)      Licenciado em Matemática, Física ou Química em diversas IFES do Brasil. b)      Acesso direto ao Mestrado em Física, Matemática e Computação. c)      Acesso aos cursos de Engenharia em diversas IFES do Brasil.

Alguns detalhes sobre os Cursos e Método de Formação A UFERSA oferece cursos nos períodos diurno e noturno, concebidos, atualmente pretende desenvolver métodos inovadores que consiste na prática e flexibilidade de montar uma combinação de módulos obrigatórios, eletivos e livres que correspondem às necessidades e desejos dos alunos e às tendências do mercado de trabalho. Os tutores desempenharão papel chave na estruturação geral do curso BC&T Todos os ingressantes cursam o chamado Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), durante os três primeiros anos. Esse é um método que está em harmonia com as mais modernas tendências nacionais e internacionais. Concluído esse período, os alunos recebem o diploma de Bacharel em Ciência e Tecnologia, que os habilita ao mercado de trabalho como profissional de nível superior. E podem iniciar um durante o BC&T que o aluno se prepara para decidir com mais segurança e maturidade sua futura área de atuação profissional, entre os cursos oferecidos pela universidade.

Cursos pós BC&T (Engenharias) Na UFERSA Agrícola e Ambiental Florestal Produção Mecânica de Energia do Petróleo Civil outros cursos? (provavelmente) Em outras IFES de Gestão de Instrumentação, automação e robótica de Materiais de Informação de Minas (mineração) Outros cursos? (provavelmente)