Profa. M.Sc. Yáskara Menescal

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Transcrição da apresentação:

Profa. M.Sc. Yáskara Menescal UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA DEPERTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - DCEN Gestão de Projetos Profa. M.Sc. Yáskara Menescal yaskaramenescal@ufersa.edu.br

Ciclos de Vida de Um Projeto A organização ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial A equipe de gerenciamento seleciona as fases do ciclo de vida, os processos, as ferramentas e técnicas adequadas ao projeto. Oferece uma estrutura básica para o gerenciamento do projetos

Ciclos de Vida de Um Projeto Dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial. Características: Podem ser mapeados para a estrutura de ciclo de vida: Inicio do projeto Organização e preparação Execução do trabalho do projeto e Encerramento do projeto

Características do ciclo de vida do projeto Os ciclos de vida do projeto geralmente definem: Que trabalho técnico deve ser realizado em cada fase; Quando as entregas devem ser geradas em cada fase; Quem está envolvido em cada fase; Como controlar e aprovar cada fase.

Características do ciclo de vida do projeto

Características das fases do projeto

Fases do projeto São divisões de um projeto onde o controle adicional é necessário para gerenciar Terminadas - Seqüencialmente Algumas situações – sobrepor Não é um grupo de processos de gerenciamento de projetos

Fases do projeto Características: Fases sequencias – termina com alguma forma de transferência ou entrega do produto O final da fase representa um ponto natural da reavaliação dos esforços em andamento A principal entrega ou objetivo da fase requer um controle

Fases do projeto Projetos: uma fase Muitas fases Não há uma forma única de definir a estrutura ideal para um projeto Algumas organizações esabeleceram politicas que padronizam todos os projetos, enquanto outras permitem que a equipe de gerenciamento escolha as politicas mais apropriadas para o seu projeto especifico.

Fases do projeto

Fases do projeto Decisões devem ser tomadas: Pessoas envolvidas Recursos necessários Abordagem adotada para o termino do trabalho Se haverá mais de uma fase envolvida Estrutura de fases especificas especificar o que é permitido e esperado Decisão sobre o inicio da fase seguinte

Relações entre fases Três tipos básicos de relações entre as fases: Relação sequencial Relação sobreposta Técnica de compressão do cronograma Relação iterativa Apenas uma fase está planejada Ambientes indefinidos, incertos ou rápida transformação

Partes interessadas no projeto São pessoas e organizações ativamente envolvidas no Projeto. Podem exercer influência sobre os objetivos e resultados do projeto.

Influências organizacionais Os projetos normalmente fazem parte de uma organização que é maior que o projeto. A maturidade da organização em relação ao seu sistema de gerenciamento de projetos, sua cultura, seu estilo, sua estrutura organizacional e seu escritório de projetos também pode influenciar o projeto.

Sistemas organizacionais São aquelas cujas operações consistem basicamente de projetos : Organizações cuja receita é obtida principalmente da realização de projetos para terceiros sob contrato Organizações que adotaram o gerenciamento por projetos

Culturas e estilos organizacionais As culturas organizacionais geralmente possuem influência direta no projeto. Normas, crenças, expectativas e valores compartilhados Políticas e procedimentos Visão das relações de autoridade Ética do trabalho e horas de trabalho.

Estrutura organizacional É um fator ambiental da empresa, que pode afetar a disponibilidade de recursos Influenciar a maneira como os projetos são conduzidos. Funcionais a projetadas com diversas estruturas matriciais.

Estrutura organizacional

Organização Funcional

Por Projetos

Matricial Fraca

Matricial Balanceada

Matricial Forte

Organização composta

A função do PMO nas estruturas organizacionais Um PMO pode existir em qualquer uma das estruturas organizacionais (Funcional, Matricial ou por projetos) A função de um PMO em uma organização pode variar de uma assessoria, limitada à recomendação de políticas e procedimentos específicos sobre projetos individuais, até uma concessão formal de autoridade pela gerência executiva.

Sistema de gerenciamento de projetos O sistema de gerenciamento de projetos é o conjunto de ferramentas, técnicas, metodologias, recursos e procedimentos usados para gerenciar um projeto. O sistema será ajustado ou adaptado para se adequar às influências impostas pela organização.

Fases Comuns do Ciclo de Vida de um Projeto Conceitual Planejamento Implementação Finalização Avaliar a idéia e analisar os riscos, custos, requisitos iniciais Organização das atividades, recursos, documentos necessários Desenvolver o produto/serviço até que ele esteja pronto Transferência e avaliação dos resultados, re-alocação dos recursos