Qualidade de Produto ISO 14598

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Advertisements

Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Gerenciamento do escopo
Administração e segurança de redes
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
ISO/IEC – 6 Avaliação do Produto – Módulos de Avaliação
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Qualidade de Software Aula 2
Metodologia Versão 2 FSRS.
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Configuração de manutenção
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
RUPinho Qualidade de Software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Auditoria da Qualidade
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Qualidade de Produto de Software
Qualidade de Software Aula 2 / 2014/1
Análise e Projeto de Sistemas
Prof. Alexandre Vasconcelos
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
Qualidade do Produto de Software
Qualidade do Produto de Software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Gerenciamento de Tempo do projeto
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Gerenciamento da Qualidade
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Qualidade de Software Aula 4
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
TESTE DE SOFTWARE E QUALIDADE DE SOFTWARE UMA VISÃO GERAL
Gerenciamento de Custos
Desenvolvimento de Sistemas - Fluxo de Testes
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Testes Parte II Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo Borba © Centro.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Gerenciamento de Qualidade
Objetivos deste módulo
Certificação e Auditoria
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Qualidade de Produtos de Software
1 YPM – Easy Project Management. 2 Complemento Francisco Eriko Barreto Brito Project Management Professional (PMP®) MBA em TI PMP Number: PMI.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Software Process Improvement and Capability dEtermination
Conteúdo programático
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Mapeamento e Padronização de Processos
ISO A ISO é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.
Leonardo Batista de Queiroz
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
@eltec Consultoria em Software. Produtos Consultoria em Software Análise Desenvolvimento de Software Manutenção de Sistemas.
Gerência de Sub-Contratação - SAM
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Qualidade de Produto ISO 14598 Eduardo Silvestri Ribeiro. silvestri@scua.com.br www.eduardosilvestri.hpg.com.br

Introdução A norma fornece requisitos e recomendações para implementação prática da avaliação de produtos de software. O processo de avaliação pode ser usado tanto para avaliar produtos prontos como produtos em desenvolvimento.

Divisões da ISO 14598 Avaliação de produtos de software ISO/ IEC 14598-1: Visão geral; ISO/ IEC 14598-2: Planejamento e Gestão; ISO/ IEC 14598-3: Processo para desenvolvimento; ISO/ IEC 14598-4: Processo para adquirentes; ISO/ IEC 14598-5: Processo para avaliadores; ISO/ IEC 14598-6: Documentação de módulos de Avaliadores.

Avaliação de produtos de software A qualidade de produtos é tratada, entre outras, na série de Normas ISO/IEC 9126, na série ISO/IEC 14598 e na Norma ISO/IEC 12119, esta última focalizando os requisitos de qualidade de pacotes de software. A ISO 14598 é uma extensão da 9126, na verdade é uma detalhamento mais profundo de cada item.

Visão Geral das Normas Relacionadas aos Produtos Recursos e Ambiente Processo de Avaliação Efeitos do Produto de Software Produto de Software Suporte à avaliação Processo de avaliação Métricas internas Métricas Externas Métricas de qualidade em uso 14598-1 14598-2 14598-3 9126-1 14598-4 14598-6 9126-3 9126-2 9126-4 14598-5

A Série 14598 14598-1 Visão Geral 14598-2 Planejamento e gestão 14598-3 Processo para desenvolvedores 14598-4 Processo para adquirentes 14598-5 Processo para avaliadores 14598-6 Documentação de módulos de avaliação

Objetivo da Norma O padrão ISO/IEC 14598 fornece métodos para medida, coleta e avaliação da qualidade de produtos de software. Entretanto, a norma não descreve métodos para avaliar o processo de produção de software, nem o para predição de custos de produto. A norma define processos de avaliação para:     Desenvolvedores:     Compradores:  Avaliadores de software: Organizações que estão planejando o desenvolvimento de um novo produto de software; Organizações que estão planejando a compra de um pacote de software que será desenvolvido ou já pronto no mercado Organizações que executam avaliações independentes de produtos de software disponíveis no mercado.

Planejamento e Gestão (14598-2) Organização das atividades de suporte à avaliação: Fornecimento de requisitos Recomendações e orientações para uma função de suporte à avaliação Público alvo: gerência do uso de tecnologias de avaliação, suporte à avaliação de produtos de software, gerência de organizações de desenvolvimento de software, função de garantia de qualidade.

Avaliação da tecnologia (processo e métricas) Ciclo de Gestão Desenvolvimento ou aquisição de métricas Transferência de tecnologia Padronização Processo de avaliação Experiência de uso Avaliação da tecnologia (processo e métricas)

Planejamento e Gestão Pressupõe existência de uma função de suporte à avaliação para todos os projetos de avaliação da organização. Obtenção/Elaboração de padrões e ferramentas de apoio; Avaliação da eficácia da aquisição/desenvolvimento; Facilitação da transferência de tecnologia; Pode ser interna x externa à organização.

Planejamento e Gestão Planejamento de uma avaliação Definir objetivos; Elaborar um “Plano de Avaliação Quantitativa”; Registrar resultados numa BD de experiências com avaliação.

Planejamento e Gestão Plano de Avaliação Quantitativa Introdução; Objetivos; Características da qualidade; Lista de prioridades; Metas para as características da qualidade; Cronograma; Responsabilidades; Categorias das medições; Uso e análise de dados; Relatos; Outros requisitos Técnicas, ferramentas, normas relevantes, avaliação de fornecedores.

Conceitos de Garantia de qualidade (14598-3/4/5) A avaliação repetida de uma mesmo produto, pelo mesmo avaliador, com a mesma especificação deve reproduzir resultados que podem ser aceitos como idênticos. A avaliação do mesmo produto, com a mesma especificação de avaliação, por um avaliador diferente, deve produzir resultados que podem ser aceitos como idênticos. Características esperadas do processo de avaliação Repetível. Reprodutível. Imparcial. Objetiva. A avaliação não deve ser influenciada frente a nenhum resultado particular. Os resultados da avaliação devem ser factuais, ou seja, não influenciados pelos sentimentos ou opiniões do avaliador.

Documentação de Módulos de Avaliação (14598-6) Módulo de Avaliação é um conjunto estruturado de dados e instruções usados para avaliação. O uso de módulos de avaliação possibilita a repetibilidade, reproducibilidade e imparcialidade da avaliação.

Módulos de Avaliação O módulo de avaliação especifica o método, o procedimento e o formato de relatório de avaliação de uma determinada característica de qualidade. Encapsulamento de forma padronizada de informações de uma avaliação.

Componente de um Módulo de Avaliação Introdução Escopo característica (sub); nível de avaliação; técnica (p. ex. teste de unidade); aplicação (p. ex. programas em C). Referências Definições termos técnicos. Entradas para avaliação entradas; dados; métricas e suas relações. Interpretação dos resultados mapeamento das métricas; relatório.

Dúvidas ? Eduardo Silvestri silvestri@scua.com.br www.eduardosilvestri.hpg.com.br Dúvidas ?