7º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA GOVERNANÇA ESTADUAL Novembro de 2006.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DE GESTÃO.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
PNAFE ESTADO DO CEARA. ANTECEDENTES MASTER PLAN I MASTER PLAN II.
AVALIAÇÃO PNAFE 116ª Reunião Ordinária CONFAZ Foz do Iguaçu, dezembro de 2004.
1.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
POLÍTICAS DE RH NA PRÁTICA
Política de Gestão de Pessoas do GDF
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Fabiano André Vergani
Introdução Forte dependência de grandes fornecedores de hardware e software Altos custos com retorno duvidoso Sistemas fragmentados sem integração Redes.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PLENÁRIA FINAL.
Ministério da Cultura.
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Fórum de Secretários Executivos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Gerência de Educação Profissional GEPRO
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Secretário: Nevaldir Graf.
LOA PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Campo Grande - Cidade Morena. 12ª REUNIÃO DO 01 e 02 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

7º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM ONTEM, HOJE E AMANHÃ: São Luís e o PNAFM José Cursino Moreira 8 de maio de 2007

AGENDA ANTECEDENTES / CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS A MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA PROJETO SÃO LUÍS: PRÓXIMOS PASSOS Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

ANTECEDENTES / CONTEXTUALIZAÇÃO AGENDA ANTECEDENTES / CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS A MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA PROJETO SÃO LUÍS: PRÓXIMOS PASSOS Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

ANTECEDENTES/ CONTEXTUALIZAÇÃO Situação Administrativa Ontem Ilhas de excelência X Continentes Tradicionais Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

ANTECEDENTES/ CONTEXTUALIZAÇÃO Ilhas de Excelência Secretaria Municipal de Fazenda: Projeto PMAT com recursos do BNDES Resultados: Informatização e desenvolvimento de sistemas; Capacitação e performance do servidor; Melhoria da qualidade no atendimento ao contribuinte; e Aumento da arrecadação Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

ANTECEDENTES/ CONTEXTUALIZAÇÃO Continentes Tradicionais 16 Órgãos sem interligação com a rede corporativa da Prefeitura; Nível insuficiente de capacitação do servidor; Sistemas corporativos antigos e sem interconectividade (arrecadação, execução orçamentária, contabilidade, financeiro, folha de pagamento, cadastro imobiliário, etc). Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

ANTECEDENTES/ CONTEXTUALIZAÇÃO PRÉ-REQUISITOS MUDANCISTAS SEPLAN – Coordenação da Estratégia da Gestão Municipal como um todo SEMIT – Formulação da Política Municipal de Tecnologia da Informação (T. I.) Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO AGENDA REFORMA ADMINISTRATIVA 2005 O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS A MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA PROJETO SÃO LUÍS: PRÓXIMOS PASSOS Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO Modelo Participativo Envolvimento de cerca de 50 servidores dos órgãos do município nas atividades de elaboração do projeto (oficinas, seminários e palestras) Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO Capacitação R$ 500.000,00 de Investimentos na capacitação dos servidores. 120 servidores treinados e capacitados. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO Estrutura Organizacional Sistêmica Núcleo Central - Unidade de Execução Municipal (UEM) integrado à SEPLAN Núcleos setoriais - nos órgãos envolvidos no projeto, vinculados à UEM. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO Estrutura Organizacional Sistêmica Núcleo Central - Unidade de Execução Municipal (UEM) integrado à SEPLAN Núcleos setoriais - nos órgãos envolvidos no projeto, vinculados à UEM. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO Estrutura Organizacional da UEM COORDENADORIA GERAL Gerência Executiva Assessoria Técnica Operacional Coordenadoria Administrativa Financeira Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO O que é a UEM? Unidade formalmente instituída junto à SEPLAN, pelo Decreto Nº 28.924 de 13 de janeiro de 2006. Tem suas atividades definidas pelo Regimento Interno, instituído pelo Decreto Nº 29.846 de 27 de fevereiro de 2007. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO Objetivos da UEM Elaborar, coordenar e supervisionar a execução dos projetos dos órgãos integrantes do PNAFM; Administrar os recursos financeiros e cuidar das obrigações do contrato de subempréstimo. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO Recursos Humanos Nível Central Servidores com experiência e qualificação na área de projetos. Captação no mercado de profissionais para atividades específicas. Nível Setorial Perfil técnico equivalente a UEM e conhecimento dos produtos. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO Diretrizes e Escolhas Estratégicas Melhoria no Atendimento ao Contribuinte e ao Cidadão. Potencialização de Efeitos Sistêmicos na Administração. Modelo de Qualidade Total. Produtos Intensivos em Tecnologia da Informação e Comunicação. Prioridade para a capacitação de recursos humanos. Elevação da Arrecadação. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS AGENDA ANTECEDENTES / CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS A MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA PROJETO SÃO LUÍS: PRÓXIMOS PASSOS Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

Produtos por Secretaria PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS Produtos por Secretaria - 3 CGM 10 44 TOTAL 2 UEM 9 SEMFAZ 4 SEMTHURB 7 SEMIT 1 SECOM PGM SEPLAN 6 SEMAD PRODUTOS PRIORIZADOS QUANT. PRODUTOS SECRETARIA Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS INCORPORAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NA GESTÃO MUNICIPAL Plano Diretor Revisado para acompanhamento dos fóruns da cidade Participação Popular Otimizada Central de Atendimento construída e equipada Portal da Prefeitura de São Luís otimizado Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS MELHORIA NA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVAÇÃO NO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO Gestão de Recursos Humanos modernizada: plano de cargos e carreiras, avaliação de desempenho desempenho e banco de talentos Escola de Governo implantada: centro de aprendizado, educação a distância e cursos de formação para 4.000 servidores Gestão Fiscal modernizada: métodos e instrumentos de melhoria na arrecadação Fiscalização Inteligente: plano de ação fiscal, controlar desempenho dos auditores fiscais e equipar a área fiscalização Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS QUALIDADE NOS SERVIÇOS PRESTADOS Á POPULAÇÃO Programa de Qualidade Total na Gestão Pública com certificação federal Gestão de Auditoria interna modernizada Reengenharia dos Processos de Trabalho: redefinição dos processos administrativos com otimização de tempo e gastos Educação Fiscal: equipar o expresso cidadão visando educar a população nos seus direitos e deveres Tributários e de cidadania Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS GARANTIA DA COERÊNCIA DE PROPÓSITO E DA INTEGRAÇÃO ENTRE POLÍTICAS, PLANOS, ÁREAS, ÓRGÃOS E AÇÕES MUNICIPAIS Plano de Desenvolvimento Sustentável: estudos de Crescimento econômico, social e urbano de São Luís Planejamento Estratégico das Ações de Governo: criar indicadores das ações de governo e gerencia de financiamento Sistema de Informações Georeferenciado-SIG: base cartográfica do município, recadastramento imobiliário e planta genérica de valores Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA VISANDO IMPRIMIR AGILIDADE, RAPIDEZ, ADEQUAÇÃO E FLEXIBILIDADE Gerenciamento Eletrônico de Documentos implantado: controle de processos administrativos via on-line Rede Lógica e Elétrica: interligar por rede todas as secretarias Sistema Integrado de Informações Municipais: integração dos Sistemas tributário, financeiro, administrativo, legislação e informações gerenciais) Central de Processamento de Dados: software e hardware para controle do banco de dados da Prefeitura garantindo segurança nas informações Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS ORGANIZAÇÃO SISTÊMICA: INTEGRAR FINALIDADES E NORMAS; A FRAGMENTAÇÃO E A AUTONOMIA EXCESSIVA Logística de Suprimentos, Patrimônio e Frota modernizada: equipamentos, gestão e informatização Normatização dos Processos de Trabalho: normas e procedimentos revistos Consolidação da Legislação Municipal: revisão do código tributário, legislação urbanística e toda a legislação administrativa Secretarias Estruturadas: reformas , informatização, equipamentos e ambientação das condições de trabalho Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

Valor do Investimento PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS TOTAL R$ 26.472.926 BID/CEF R$ 21.178.341 PREFEITURA R$ 5.294.585 Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

A MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA AGENDA ANTECEDENTES / CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS A MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA PROJETO SÃO LUÍS: PRÓXIMOS PASSOS Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

FOFA Fortalezas Oportunidades Fraquezas Ameaças MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA FOFA Fortalezas Oportunidades Fraquezas Ameaças Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA Fortalezas Prefeito - Apoio Incondicional. Concretização antecipada de alguns produtos. Coordenação Geral - Nível Estratégico de Governo - SEPLAN. Equipe Motivada. Equipe Qualificada e Experiente. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA Oportunidades Benchmarking com os demais usuários do programa. Não inclusão do empréstimo no limite do endividamento. Redução do GAP tecnológico e administrativo entre o município e outras instâncias de governo. Sinergia positiva com outros programas em desenvolvimento na Prefeitura (Bacia do Bacanga – Banco Mundial). Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA Fraquezas Número reduzido de servidores efetivos envolvidos no projeto. Dificuldade de especialistas nos produtos. Rotatividade da equipe envolvida no projeto. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA Ameaças Descontinuidade administrativa. Não reconhecimento da sociedade. Dificuldade no desenvolvimento e aquisição dos produtos. Mudança nas regras do programa. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

PROJETO SÃO LUÍS: PRÓXIMOS PASSOS AGENDA ANTECEDENTES / CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO PERFIL DO PROJETO SÃO LUÍS A MATRIZ SWOT DE NOSSA EXPERIÊNCIA PROJETO SÃO LUÍS: PRÓXIMOS PASSOS Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

PROJETO SÃO LUÍS: PRÓXIMOS PASSOS DESEJAMOS SER Reconhecidos como Gestão de Excelência. QUEREMOS TER Padrões de qualidade no cumprimento das regras do PNAFM, trabalhando com transparência, eficácia, eficiência e comprometimento. TEMOS QUE Promover a implementação dos Produtos dos Integrantes do Programa. Fomentar a modernização na gestão pública, adotando modernos instrumentos para atendimento à sociedade. Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

PROJETO SÃO LUÍS: PRÓXIMOS PASSOS CREMOS, FINALMENTE, QUE Com os recursos do PNAFM em sinergia com os próprios municipais Se assegurará, a médio prazo, a modernização irreversível na gestão Administrativa e Fiscal de São Luís Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN Unidade de Execução Municipal – UEM

cursinomoreira@elo.com.br 98-3212-3674 98-8818-1224 MUITO OBRIGADO cursinomoreira@elo.com.br 98-3212-3674 98-8818-1224