Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cenário Atual Tecnologia; Informação; Globalização; Fusão;
Advertisements

PARADIGMAS DA ECONOMIA
Internacionalização da Arquitetura Brasileira
Da Administração de Recursos Humanos à Gestão de Pessoas MOTTA , Fernando C. Prestes e VASCONCELOS, Isabela F.
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Identidade em Rede “Não somos seres finalizados, mas sim um leque de possibilidades inesgotáveis.” Martin Heidegger Filosofo Alemão.
A questão das mudanças nas organizações
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
Sociologia Contemporânea
Apresentação do Projeto
O Plano de Ação Curricular na Escola
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 1 SIMULAÇÕES.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
Maria Angela Campelo de Melo
O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA
POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO: PERSPECTIVAS DE UM MUNDO POSSÍVEL
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
Sociologia
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Dimensões da Globalização
Globalização por S. Hall e Milton Santos:
Tecnologia e Educação.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Filosofia Pós-Moderna
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Revendo as Clássicas Definições de Controle
Conceitos e Gerações de EAD
CRM II e Criação de Valor
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Fundamentos das Ciências Sociais
Comportamento Organizacional
1 ADM003 – Teoria Geral das Organizações III Professora Michelle Luz Unidade II Administração Participativa.
Por que estudar sistemas de informação?
Introdução a Questão Social
Introdução à Questão Social
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM
OS SABERES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI Lucineide Barros Medeiros (UESPI;ISEAF)
POLÍTICAS SUPRANACIONAIS DE INFORMAÇÃO: Resultados e Perspectivas das Conferências Mundiais V CINFORM – UFBA Marta Pinheiro Aun - UFMG.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
A Economia do Conhecimento
IDENTIDADE CULTURAL: IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO
Augusto Comte e o Positivismo
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Professor Douglas Pereira da Silva
Sociologia Clássica e Educação II
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
O que é a Indústria Cultural?
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Disciplina: Tópicos Especiais I Professora: Simone Alunas: Adiceia, Fernanda, Karine, Lyana, Sandra e Valéria UNIMINAS Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
GESTÃO COM PESSOAS HISTÓRICO.
3. Indústria cultural: emergência da massa, do público, da recepção e do consumo.
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
FORDISMO, ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL E TOYOTISMO
Transcrição da apresentação:

Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna ADM003 – Teoria Geral das Organizações III Professora Michelle Luz

Na Aula de Hoje… Nova Perspectiva nas Ciências Sociedade Pós-Moderna A Pós-Modernidade nas Organizações Considerações

Nova Perspectiva nas Ciências Moderno e Pós-Moderno? Negação Racionalidade História Humanidade Progresso Confusão: aplicação em diversas obras

Nova Perspectiva nas Ciências Transformação cultural emergente Modernidade Supremacia do ser como pensador e dominador do mundo pela razão Pós-Modernidade Posturas diferenciadas do ser humano

Nova Perspectiva nas Ciências Mudança no estudo da ciência Modernidade Atividade nobre e desinteressada / rompimento com as trevas Pós-Modernidade Conjunto de mensagens traduzidas em informação Tecnologia intelectual – troca – desvinculada de produtor e consumidor

Nova Perspectiva nas Ciências Centralidade do discurso: os discursos estruturam o mundo e a subjetividade das pessoas Identidades fragmentadas: rejeição ao indivíduo com identidade unitária. Sociedade fragmentada

Nova Perspectiva nas Ciências (3) Crítica à filosofia da presença: atenção voltada aos sistemas relacionais (4) Enfraquecimento das grandes narrativas e fortalecimento das pequenas: políticas locais X projetos políticos de grande escala

Nova Perspectiva nas Ciências (5) Conexão poder – conhecimento: separação (6) Hiper-realidade: simulações permanecem frente ao mundo real (7) Pesquisa como resistência e dominação: abrir indeterminação fechada pela ciência

Sociedade Pós-Moderna Transformações em setores do conhecimento e cotidiano humano Avanços industriais Guerras Divisão econômica e política dos países Impulso tecnológico

Sociedade Pós-Moderna Ser humano com posturas diferenciadas Fragmentação Descentralização Elo com o modernismo Além do modernismo

Sociedade Pós-Moderna Socidade pós-moderna Socidade informacional Socidade do conhecimento Socidade pós-industrial Socidade pós-capitalista GLOBALIZAÇÃO!

Sociedade Pós-Moderna Fatores Políticos Econômicos Culturais Sociais Avanços da TI Intensificação da velocidade e escopo da interação das pessoas ao redor do mundo Riscos, desafios e desigualdades cruzando fronteiras e fugindo de estruturas políticas

Sociedade Pós-Moderna Emergência da sociedade pós-moderna Capitalismo de consumo Obsolescência planejada Ritmo de mudança (moda/estilo) Propaganda, televisão e meios de comunicação Grandes redes de auto-estradas

Efeito da Pós-Modernidade Organizações tayloristas e burocráticas perderam espaço Acompanhamento dos trabalhadores Menos autoritário Formação de equipes auto-reguladoras Exigência de habilidades múltiplas

Efeito da Pós-Modernidade Fordismo para Toyotismo Crise das grandes empresas Flexibilidade das médias e pequenas empresas como agentes de informação e criadores de emprego Adaptabilidade aos contextos institucionais e estruturas competitivas

Efeito da Pós-Modernidade “Unidade básica da organização não é um sujeito individual nem coletivo. A unidade é a rede, formada por vários sujeitos e organizações, que se modificam continuamente conforme as redes se adaptam aos ambientes de apoio e às estruturas de mercado.”

ADM005 - Organização, Sistemas e Métodos O que vem por aí… ADM005 - Organização, Sistemas e Métodos