Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio

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Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio Profa. Kátia Aquino Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

Ensino fundamental e suas bases legais 4 anos LDB n° 4024/61 8 anos LDB n° 5692/71 Manteve os 8 anos e acenou para 9 anos LDB n° 9394/96

A ampliação do ensino fundamental Em 2005 foi promulgada a primeira lei específica do Ensino Fundamental de nove anos (11.114/05) tornando obrigatória a matrícula da criança aos seis anos de idade no Ensino Fundamental. Enquanto esta lei modifica a idade de ingresso neste nível de ensino, outra lei a de n° 11.274/06 trata da duração do Ensino Fundamental, ampliando-o para nove anos, com matrícula obrigatória aos seis.

Fundamental em nove anos e as práticas pedagógicas A organização didática impõe certos desafios aos professores como, por exemplo, a adequação dos diferentes conteúdos no tempo escolar, de modo que todas as disciplinas tenham a mesma importância e se estabeleçam interações entre as mesmas.

A saída do Ensino Fundamental para o Ensino médio: o que muda?

LDB 9394/96 artigo 35° I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Estudante ativo Reformulação do Ensino Médio LDB 1996 Conselho Nacional De Educação PCN

Necessidade de um instrumento de avaliação Reformulação do Ensino Médio Necessidade de um instrumento de avaliação Fornecer imagem realista e atualizada da educação brasileira

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) Exame Nacional do Ensino Médio ENEM 1998

Interdisciplinaridade Eixo metodológico do ENEM Interdisciplinaridade Contextualização Situação-problema

ENEM: Uma avaliação de competências e habilidades As habilidades correspondem aos modos como o indivíduo utiliza suas competências, ou seja, como ele mobiliza seus recursos, toma decisões e cria sistemas de procedimentos relacionados à compreensão que alcançou a cada situação proposta pelo exame, possibilitando nova reorganização das competências. As habilidades são manifestações de competências. Capacidade de levantar todas as possibilidades para resolver um problema, a capacidade de formular hipóteses, combinar todas as possibilidades e separar as variáveis para testar a influência de vários fatores, o uso do raciocínio hipotético dedutivo; aspectos de interpretação, análise, comparação, e argumentação, e a generalização a diferentes conteúdos.

Sistema Seriado de Avaliação (SSA) O Sistema Seriado de Avaliação (SSA) é o único no Estado de PE, realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE) desde o ano de 2008. É um sistema de avaliação continuada.

SSA 1° ano 2° ano 3° ano

Os exames e o que se ensina nas escolas O mundo atual, com avanços científicos e tecnológicos, não mais permite que o ensino médio seja apenas preparatório para um exame de seleção, onde o estudante é treinado em resolver questões que exigem sempre a mesma resposta padrão. O mundo atual exige que o estudante se posicione, julgue e tome decisões.

Novos e bem sucedidos paradigmas educacionais Mudanças são necessárias nas escolas Escola: Novos e bem sucedidos paradigmas educacionais Gestão escolar Sintonia de professores, alunos e responsáveis Capacitação de professores; atualização profissional Identifica dificuldades do aluno; coordena ações culturais e/ou sociais; incentiva o conhecimento científico

Sala de aula Aluno ativo na construção do conhecimento Problemas do cotidiano: contextualização; realidade do aluno Pesquisa: interdisciplinari-dade Uso de avanços tecnológicos e/ou científicos

Desafios para o ensino médio · o conhecimento integrador e inovador, · o desenvolvimento da auto-estima/auto-conhecimento, · a formação do aluno-empreendedor · a construção do aluno-cidadão

OBRIGADA! aquino@ufpe.br