Projeto UAB - UFSCar Subsídios para Decisão Quanto a: Continuidade Estrutura Organizacional Compromisso dos Departamentos.

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Transcrição da apresentação:

Projeto UAB - UFSCar Subsídios para Decisão Quanto a: Continuidade Estrutura Organizacional Compromisso dos Departamentos

Cenário Atual 5 cursos: Pedagogia, Educação Musical, Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental e Tecnologia Sucro-Alcooleira; 3 ingressos, 2406 alunos ingressaram; 2205 continuam formalmente matriculados (fonte: SEAD); um número grande, não contabilizado, de alunos continua matriculado mas sem cursar efetivamente; 176 professores, 649 tutores virtuais (até o momento); 93 tutores presenciais; 21 pólos (fonte: SEAD);

Cenário Atual Orçamento – custeio 5 milhões – 2010 (fonte: of. GR 408/09); além de bolsas professores, tutores e de bolsas a pessoal de apoio a gestão; Indicação atual do MEC é de continuidade de bolsas/custeio (fonte: of. GR 408/09); Indicação atual do MEC é de prioridade às licenciaturas, mas com indicação de manter bacharelados, engenharias e cursos de tecnologia em instituições de renome; (2008) 16 vagas de professores - DAC 3, DC e DEME, DEQ, DEd, DM, DECiv, DL, DCI, DEP, DF 1 (+ 1) + 8 Técnico-Administrativos (fonte: SRH);

Cenário Atual Equipe de apoio, predominantemente centralizada, com 69 pessoas: 26 estagiários, 23 terceirizados, 11 bolsistas e 9 funcionários da UFSCar (fonte: SEAD). Sem cômputo de carga didática aos professores; sem cômputo dos cursos EAD em algoritmos de esforço por departamento, etc.; 3 cursos alocados no CCET; 2 no CECH; Decisões acadêmicas dos cursos da UAB estão a cargo de comissão especial do CoG; Gestão diferenciada de RH e $: decisões (RH/$) não tem passado por departamentos e centros; estrutura decisória (RH/$) na coordenação do projeto, apoiada pela secretaria de EAD, reitoria e coordenações de curso; coordenadores de curso assumem parte das funções dos departamentos (RH/$);

Of. GR nº 408/09: A UFSCar assumirá a oferta regular de cursos de graduação na modalidade a distância? Em caso afirmativo, quais as decorrências dessa decisão? No âmbito dos Centros e Departamentos a oferta regular institucionalizada implica, por exemplo: Decidir se serão mantidos os cinco cursos atuais; Vincular os Cursos e as Coordenações de Curso aos Centros e aos Colegiados em geral; Vincular e integrar docentes já contratados (hoje vinculados à ProGrad) aos Departamentos; Vincular as disciplinas / atividades acadêmicas às Unidades Acadêmicas das UFSCar; Adequar orçamentos, esforço docente e pessoal técnico-administrativo.

Cursos da UAB - UFSCar Devem continuar ou não? Qual deve ser a estrutura organizacional e decisória? Qual deve ser o compromisso dos Departamentos?

Continuidade dos 5 cursos Cenário Atual 5 continuam, para sempre, em todos os pólos, independente das condições externas (convênios com pólos e MEC) Caso a Caso Analisar cada projeto (método, condições externas, apoio interno, etc.); cada equipe propõe continuidade ou não; No conceito atual (tutores, pólos), continuidade pode ser assumida enquanto fatores externos (convênios com MEC, pólos) existirem. Descontinuar os 5

Estrutura Organizacional e Decisória Centralizada, Formal Formalizar a estrutura decisória atual, centralizada Decisões RH e $ a cargo de estrutura centralizada, semelhante à atual. Formalizar e institucionalizar: criar estatutos, comitês, etc. Igual aos Outros Cursos Descentralizar a estrutura decisória (RH & $) para cursos, departamentos e centros Decisões de RH a cargo de Departamentos em 1ª instância, e Centros em 2ª instância; departamentos reassumem papel hoje desempenhado pelos coordenadores de curso; Orçamento UAB gerido pelo CECH e CCET, coordenações de curso e Deptos envolvidos; Pauta dos departamentos, CCET e CECH será significativamente ampliada; recursos também; Manter qual estrutura de apoio centralizada? Cenário Atual Cursos nos Centros, mas Centros e Departamentos não fazem parte de estrutura decisória. ?

Tipo de Compromisso Cenário Atual Compromisso Equivalente aos Demais Cursos Departamentos assumem carga Cômputo de carga nos algoritmos internos de alocação de recursos Cômputo de esforço aos professores participantes Manter a situação atual Departamentos não assumem carga Sem cômputo de carga nos algoritmos internos de alocação de recursos Sem cômputo de esforço aos professores participantes ?

Cursos da UAB - UFSCar Devem continuar ou não? Caso a caso; continuidade dependente de fatores externos; Qual deve ser a estrutura organizacional e decisória? Igual aos outros cursos ou centralizada? Qual deve ser o compromisso dos Departamentos? Manter situação atual ou Departamentos assumem carga?