Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ciência atual: metodologia científica
Advertisements

Técnicas e métodos de observação em Psicologia
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
NOÇÕES PRELIMINARES.
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Metodologia Científica Aula 6
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa HOSS, Osni.
Matéria Métodos e técnicas da pesquisa científica Prof
Pesquisa de mercado e comportamento
Prof. Alan Rodrigo Antunes
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
Práticas Investigativas
Resumo do curso Prof. Natalia Braguez.
Pesquisa: Conceitos e Definições
Quantitativo-Qualitativo:
Núcleo de Pós-Graduação
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Metodologia de Pesquisa
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Trabalho de conclusão de curso
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Alessandra Cabral Nogueira Lima
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Técnicas de Coleta de Dados
Tema, Problema e Hipóteses
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Prof.ª Chayane C. de Souza
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Metodologia da Pesquisa
Metodologia Científica
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Coleta de dados Entrada no Campo.
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
RELATÓRIOS DE PESQUISA
Elaboração do Relatório do ESU * Metodologia da Pesquisa*
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa Prof.ª Marilena Olga Koch
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia Metodologia.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática Hipóteses (pesquisa/estudo de caso) Objetivo geral (final) Objetivos específicos (intermediários) Justificativa Metodologia Cronograma Referências bibliográficas

Metodologia Metodologia Como processo onde se aplicam diferentes métodos, técnicas e materiais, tanto laboratoriais como instrumentos e equipamentos para coleta de dados no campo Metodologia entende-se

Responde, a um só tempo, às questões: Metodologia Responde, a um só tempo, às questões: Como? Com quê? Onde? Quando?

Metodologia Tipos de pesquisa Técnicas COMPONENTES: Tipos de pesquisa Técnicas Delimitação do Universo (descrição da população) Tipos de Amostragem Tratamento Estatístico

Pesquisa exploratória Tipos de Pesquisas Pesquisa exploratória Realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa. Pesquisa descritiva Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também esclarecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. Pesquisa explicativa Tem como principal objetivo tornar algo inteligível e justificar-lhes os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno.

Técnicas Conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência. Habilidade para usar esses preceitos ou normas, na obtenção de seus propósitos. Parte prática de coleta de dados. Apresenta duas grandes divisões: Documentação indireta: pesquisa documental e bibliográfica; Documentação direta: intensiva e extensiva. Independente da(s) técnica(s) escolhida(s), deve-se descrever tanto a característica quanto a forma de sua aplicação, indicando, inclusive, como se pensa codificar e tabular os dados obtidos.

Observação Direta Intensiva Utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos/fenômenos que se deseja estudar. Entrevista Conversação efetuada face a face, de maneira metódica. Proporciona ao entrevistador, verbalmente, a informação necessária.

Entrevistas Existem três tipos básicos de entrevistas: Entrevista estruturada: segue um roteiro; Não – estruturada: perguntas abertas, liberdade do pesquisador; Painel: repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas.

Observação Direta Extensiva Questionário: série de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do pesquisador. Formulário: roteiro de perguntas enunciadas pelo entrevistador e preenchidas por ele com as respostas do pesquisado. Medidas de opinião e de atitudes:instrumento de “padronização”, por meio do qual se pode assegurar a equivalência de diferentes opiniões e atitudes, com a finalidade de compará-las. Testes: instrumentos utilizados com a finalidade de obter dados que permitam medir o rendimento, a freqüência, a capacidade ou a conduta de indivíduos, de forma quantitativa.

Observação Direta Extensiva Sociometria: técnica quantitativa que procura explicar as relações pessoais entre indivíduos de um grupo. Análise de conteúdo: permite a descrição sistemática, objetiva e quantitativa do conteúdo da comunicação. História de vida: tenta obter dados relativos à “experiência íntima” de alguém que tenha significado importante para o conhecimento do objeto em estudo. Pesquisa de mercado: obtenção de informações sobre o mercado, de maneira organizada e sistemática, tendo em vista ajudar o processo decisivo nas empresas, minimizando a margem de erros.

Delimitação do Universo (Descrição da População) Universo ou População Conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma característica em comum. A delimitação do universo consiste em explicitar que pessoas ou coisas, fenômenos etc. serão pesquisadas, enumerando suas características comuns, como, por exemplo, sexo, faixa etária, organização a que pertencem, comunidade em que vivem etc.

Tipos de Amostragem Só ocorre quando a pesquisa não é censitária, isto é, não abrage a totalidade dos componentes do universo, surgindo a necessidade de investigar apenas uma parte dessa população. O problema da amostragem é, portanto, escolher uma parte (ou amostra), de tal forma que ela seja a mais representativa possível do todo, e, a partir dos resultados obtidos, relativos a essa parte. Pode inferir, o mais legitimamente possível, os resultados da população total, se esta fosse verificada. O conceito de amostra é que a mesma constitui uma porção ou parcela, convenientemente selecionada do universo (população). É um subconjunto do universo.

Tipos de Amostragem 1. Não-probabilística Não faz uso de uma forma aleatória de seleção; Não pode ser objeto de certos tipos de tratamento estatístico; Diminui a possibilidade de inferir para o todo os resultados obtidos para a amostra. Pouco utilizada. 2. Probabilística Escolha aleatória dos pesquisados. Significando que a seleção se faz de forma que cada membro da população tenha a mesma probabilidade de ser escolhido. Permite utilização de tratamento estatístico. Possibilita compensar erros amostrais.

Tratamento Estatístico Os dados colhidos pela pesquisa apresentar-se-ão “em bruto”; Necessitando da utilização da estatística para seu arranjo, análise e compreensão. Tentativa de determinação da fidedignidade dos dados, por intermédio do grau de certeza que se pode ter acerca dos mesmos.

Tratamento Estatístico Nesta etapa do projeto de pesquisa deve-se explicitar: Se se pretende realizar um experimento, e de que tipo. Se se exercerá controle sobre determinadas variáveis e quais. Qual o nível de significância que se exigirá. Que medidas estatísticas utilizará: Medidas de posição: média, mediana, moda, quartis, pertencis etc. Medidas de dispersão: amplitude, desvio-padrão etc. Comparação de freqüências: razão, proporção, percentagem, taxas etc. Apresentação dos dados: série estatística, tabelas ou quadros, gráficos etc. Que testes de hipóteses empregará. Metodologia científica e técnicas de pesquisa. Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos. Atlas.