O que é? Brain + Storming * Tempestade cerebral Alex Osborn (1939)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho em grupo.
Advertisements

Metodologia do Trabalho Científico
Processo Finalístico Manutenção
Metodologia do Trabalho Científico
Ensaiando um ensaio.
Este é um projeto que norteará as ações e procedimentos adotados no projeto rádio do Programa Nas Ondas do Rádio, incluídos no Programa Ampliar. A proposta.
Discussão em grupos Ser gerente.
GABINETE PARLAMENTAR: DESAFIOS DA GERÊNCIA
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
COMO FUNCIONA.
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA PARA O GERENCIAMENTO OPERACIONAL (SIEGO) É uma ferramenta baseada numa metodologia participativa, envolvendo toda organização,
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
WebQuest Início e Formação do Universo !
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
Tipos de Reuniões de Trabalho
NOSSO VALOR NA TRANSFORMAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS...
Recrutamento de colportores estudantes no IAENE
Agrupamentos – Combinações
INCUBADORA REGIONAL DE PROJETOS Geração de projetos colaborativos, a partir de fóruns temáticos, tendo em vista o desenvolvimento de regiões ou setores.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
Revisão Sistemática da Literatura /Análise de Competidores
O DEBATE.
Aula 9 Segmentação de mercado Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Concepção de um projeto
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
Leitura Analítica e Resumo Informativo
Apresentação Logos Mobile
GESTÃO DE AUDITORIAS: APRESENTAÇÃO LOGOS MOBILE
GESTÃO DE OBRAS: APRESENTAÇÃO LOGOS MOBILE
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PREGANDO A PALAVRA.
Política de Admissão Esta política visa estabelecer Normas e Procedimentos para admissões nas empresas Condor Tecnologias não letais e Welser Itage. Aplicabilidade:
Como preparar Sermões.
WORKSHOP: MÍDIAS CORPORTIVAS
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
“Pensar Para Fora...” Romanos 12:3
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
Analisando a pesquisa Pessoas são muito mais do que números e palavras... Mas a gente se vira muito bem com isso !
E. Premissa: O foco do investimento em mídia digital de Citroen é VENDAS. Mais do que gerar Leads, VEJA e YOUFIND trazem um programa de ações com foco.
Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas
Todas as organizações precisam submeter-se a mudanças. Constante melhoria de seus produtos e serviços Satisfação do cliente.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
O Ciclo de Vida da Pesquisa
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Ferramentas da Qualidade
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Brainstorm É uma técnica intencionalmente desinibidora, utilizada para gerar grande número de idéias, por meio da capacidade criativa.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
1 Aula – 9 Planejamento  OBJETIVO DA AULA: Entender a importância do Cronograma na Pesquisa Científica Conhecer o processo de Universo.
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
Como fazer uma solicitação Para iniciarmos vamos clicar em ENFERMAGEM > SOLICITAÇÕES > PRODUTOS OU MEDICAMENTOS.
7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
MARKETING DIRETO. Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor? Mulher, idade entre 23 e 25 anos, renda de R$ 6.200,00,
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Artigos Resumidos Belo Horizonte, 2010 YAIS - Yet Another IBIS Solution Programa de Pós-Graduação em Informática Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
INDICADORES DE DESEMPENHO
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
A inovação como um processo de gestão
Tecnojovem Gestão de Empreendimentos Solidários Dinâmica de grupo.
Transcrição da apresentação:

Brainstorming

O que é? Brain + Storming * Tempestade cerebral Alex Osborn (1939) Sistemas de Informações Gerenciais

TORÓ DE PARPITE Oportunidades Colaboradores Exemplo x Palavras-chave Na minha seção…. Palavras-chave Sistemas de Informações Gerenciais

ONDE SE APLICA? Preponderantemente usada na fase de planejamento (busca de soluções). Também pode ser usada para identificar problemas (questionamento de causas) Sistemas de Informações Gerenciais

COMO SE USA? Etapa 1 Constituição da Equipe Definição da equipe; Convocação de pessoas criativas; Escolha do Facilitador. Equipe reunida em torno de uma mesa; Facilitador com lápis e papel na mão. Sistemas de Informações Gerenciais

Como se Usa? Etapa 2 Definir FOCO e ENFOQUE Tema principal Como o foco será abordado Melhor forma de apresentar o foco: por meio de uma questão. Ex.: Férias; Onde vamos passar as férias? Como podemos as baratear? Sistemas de Informações Gerenciais

Como se Usa? Etapa 3 Geração de idéias (Causas e Medidas) Importa a quantidade de idéias; Todas as idéias são anotadas pelo facilitador; Idéias emitidas sem censura / autocensura; Periodicamente o Facilitador faz a leitura de todas as idéias apontadas. Quando as idéias começam a escassear (10 a 20 minutos) passa-se para a etapa seguinte. Sistemas de Informações Gerenciais

Como se Usa? Etapa 4 Crítica Objetiva-se a qualidade das idéias. Idéias mal entendidas podem ser explicitadas /completadas. Primeira triagem crítica: A idéia está voltada para o Foco do problema? Segunda triagem crítica: A idéia é potencialmente aplicável? Sistemas de Informações Gerenciais

Como se Usa? Etapa 5 Agrupamento Seleção/agrupamento de idéias por: “parentesco” Tema causa ou efeito Sistemas de Informações Gerenciais

Como se Usa? Etapa 6 CONCLUSÃO Escolha das melhores idéias - que, combinadas ou isoladamente - atendem à questão proposta no FOCO. Sistemas de Informações Gerenciais