Avaliação dos Cargos   Processo através do qual avaliamos, classificamos, logo, hierarquizamos os cargos segundo determinados critérios de importância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Advertisements

(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
Profº. Carlos Roberto das Virgens
Recompensar Pessoas: Cargos e Salários
Análise e descrição de cargos
Análise e descrição de cargos
ENGENHARIA DE MÉTODOS Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva
Profª. Selma Maria da Silva
Gerenciamento do escopo do projeto
Árvores.
RANKING DOS CARGOS.
Carolina Fonseca Neumar Ribeiro
EPS ENGENHARIA ERGONÔMICA DO TRABALHO
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
FUNÇÃO MODULAR.
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Equações do 1º grau a 2 incógnitas
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
Daniel Bellissimo Versão 1.0 Julho de 2012
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR
Estatística Descritiva
ESPECIALMENTE CRIADO PARA OS
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Gildo de Almeida Leonel
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
Transferência de aprendizagem
BENCHMARKING.
Salas de Matemática.
Programação Orientada à Objetos
Matemática I Profª Ms. Carlos Alexandre N. Wanderley .
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing.
Gerenciamento da Integração
Engenharia de Requisitos
Gerenciamento da Integração
PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.
Abrangência Cargos de provimento efetivo, em carreira e isolados
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Campus de Caraguatatuba Aula 12: Sistemas de Equações Lineares (2)
Elaboração e Análise de Projetos
Aula 6 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Seminário Sobre Racionalização Base Legal. O Que É? Quais Os Cargos Que Fazem Parte Da Proposta? Os Próximos Passos. GT CARREIRA DA ASSUFRGS/CIS.
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Matemática para Negócios
Admnistração de Cargos e Salários
Planilha Eletrônica - Excel
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Avaliação do Desempenho
Descrição de Cargos.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de recrutamento e seleção Os critérios de recrutamento e seleção Exemplo de descrição e.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Gerência de Cargos, Remuneração Desempenho e Carreiras
Administração De Salários.
Métodos de avaliação de cargos Escalonamento.
Prof. Dr. Jean Pierre Marras
Gestão de cargos, carreira e remuneração
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Jéssica Silva Oliveira RA
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS – FACCAMP – 2011
É o processo através do qual a empresa imprime o seu julgamento de valor sobre cada um dos cargos que compõem o seu organograma permitindo hierarquizá-los.
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes
Avaliação de Cargos por Métodos Não Quantitativos
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes
AVALIAÇÃO DE CARGOS POR MÉTODOS QUANTITATIVOS
Avaliação de Cargos Consiste na determinação de um valor relativo a cada cargo, com o propósito de se constituir uma escala hierárquica para os mesmos.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS “As pessoas trabalham nas organizações
Transcrição da apresentação:

Avaliação dos Cargos   Processo através do qual avaliamos, classificamos, logo, hierarquizamos os cargos segundo determinados critérios de importância. Há alguns sistemas de avaliação de cargos, grupados entre quantitativos (sistema de pontos) e não-quantitativos (escalonamento) como vistos anteriormente. O processo de avaliação dos cargos tem como finalidade estabelecer a importância relativa de cada cargo na estrutura da empresa, logo, no sentido de dar peso para os cargos. É dar dimensão maior da importância de cada cargo no conjunto dos cargos. Tomando-se como referência o sistema de pontos.  A avaliação de cargos tem a idéia de que o cargo é impessoal e, como tal, estamos avaliando o cargo e não as pessoas. A avaliação de cargos pelo Método de Pontos gera uma pontuação que de forma contínua, permite o enquadramento dos cargos numa determinada classe salarial.

AVALIAÇÃO DE CARGOS POR MÉTODOS NÃO QUANTITATIVOS Método de Escalonamento Categoria predeterminada

Método de Escalonamento São analisadas a complexidade das atividades (em função da dificuldade exigida de seus ocupantes para desenvolvimento das atividades propostas), instrução, conhecimento e experiência. O método propicia três formas de avaliar os cargos:

Escalonamento Simples Os membros do comitê de avaliação, isoladamente, hierarquizam os cargos amostrais (chaves) em análise, e chegam juntos a um consenso.

Escalonamento através da Comparação Binária Os cargos-chave são comparados aos pares de tal sorte que cada cargo em análise é comparado a outro, resultando em uma hierarquização.

Avaliador A

Avaliador B

Avaliador C

Consenso do Comitê

Escalonamento através da Comparação Binária Pontuada Consiste em pontuar os sinais +, - e =. A contagem de pontos é a seguinte: O quadro a seguir apresenta um exemplo de aplicação desse método:

Obs.: Nenhuma das duas formas de escalonar os cargos fornece indicação das diferenças entre os cargos; mostram apenas que um cargo é mais importante que outro, sem qualquer critério mais objetivo e essa é a razão de ser chamado de método não quantitativo de avaliação.

Categoria predeterminada Alunas: Amanda Schieber Iara Netto Laís Cruvinel Lívia Pedreira Paula Coelho

CATEGORIAS PREDETERMINADAS As categorias pré-determinadas consiste em separar inicialmente os cargos a serem comparados em conjunto de cargos (categorias predeterminadas) que possuam determinadas características em comum. As categorias mais utilizadas na prática são os cargos mensalistas e horistas.

CATEGORIAS PREDETERMINADAS Os cargos mensalistas são subdivididos em cargos de chefia e de execução. Os cargos horistas são divididos em especializados, qualificados e não-qualificados.

AVALIAÇÃO DE CARGOS CATEGORIA PRÉ-DETERMINADA SUPERVISÃO ESPECIALIZADA SEMI - ESPECIALIZADA NÃO ESPECIALIZADA

AVALIAÇÃO DE CARGOS CATEGORIAS PRÉ-DETERMINADAS CATEGORIA DEFINIÇÃO   DEFINIÇÃO CARGOS Inclui todas as posições que Contabilidade exigem orientação/supervisão Pessoal SUPERVISÃO de pessoas. Responde pelos Compras resultados operacionais. Manufatura Inclui todas as posições Marketing que exigem conhecimentos adquiridos por ampla ESPECIALIZADA experiência anterios na área. Orienta trabalhos ( analista senior) de terceiros SEMI específicos da área, adquiridos no exercício de um cargo inferior. Custos que não exigem qualquer NÃO conhecimento ou experiência anterior, exercendo atividades sob supervisão direta. AVALIAÇÃO DE CARGOS CATEGORIAS PRÉ-DETERMINADAS

AVALIAÇÃO DE CARGOS CATEGORIA PRÉ-DETERMINADA CATEGORIAS ORDEM CARGOS 1 2 3 Mensageiro Arquivista Aux.Escritório NÃO ESPECIALIZADA 4 5 6 7 Aux.Pessoal Aux.Contábil Secretária Aux. Custos SEMI-ESPECIALIZADA ESPECIALIZADA 8 9 10 Analista Finanças Analista Cargos Contador Supv. Custos Supv. Pessoal 11 12 SUPERVISÃO

MÉTODOS QUANTITATIVOS COMPARAÇÃO POR FATORES AVALIAÇÃO POR PONTOS

Avaliação dos Cargos   Método por Pontos

Método por Pontos O Método por Pontos foi desenvolvido pelo americano Merrill R. Lott, considerado mais conhecido, objetivo e aperfeiçoado dos métodos, pois é preciso e de fácil aplicação e seus resultados aceitos pelos funcionários. Contudo, sendo muito utilizado nas organizações. A técnica é analítica (resumida): cargos são comparados através de fatores de avaliação em suas partes componentes. Sendo uma técnica quantitativa, pois são atribuídos valores numéricos (pontos) para cada elemento ou aspecto do cargo e um valor total é obtido pela soma dos valores (contagem de pontos).   Devem ser selecionados para avaliação os fatores que sejam comuns a maioria dos cargos de um determinado grupo ocupacional, e que ao mesmo tempo demonstrem as peculiaridades de cada um. Por serem comuns à maioria dos cargos, alguns fatores são incluídos obrigatoriamente na maioria dos planos, mas com diferentes graus de exigência.  Via de regra, todo cargo estão compostos por: requisitos mentais; requisitos físicos; responsabilidades; e condições de trabalho. Podemos dizer que os principais fatores, são: escolaridade, experiência, complexidade das funções, responsabilidade por supervisão, dados confidenciais, contatos, destreza ou habilidade , segurança de terceiros, riscos, entre outros. Nesse sentido, esses fatores são graduados e cada grau irá corresponder a certo número de pontos. Os pontos de cada grau de fatores são decorrente. Assim, são atribuídos pontos aos cargos, através da avaliação por fatores do Manual de Avaliação.

As etapas do Método são: Seleção dos Cargos-chave; Seleção dos fatores de avaliação; Graduação dos fatores de avaliação; Avaliação dos cargos-chave; Ponderação dos fatores de avaliação; Avaliação dos demais cargos do plano (grupo ocupacional).

Seleção dos cargos-chave É de suma importância para a consistência do método por pontos a seleção dos cargos-chave. São selecionados de trinta a cinqüenta cargos amostrais, desde os mais simples aos mais complexos, do plano ora em implantação.

Exemplo para a definição e graduação de um fator de avaliação

Exemplo de Manual de avaliação de cargos operacionais ( inclusive encarregados)

Alana David Araújo Deisy Anne Cardoso Denise Fernando Acadêmicos: Alana David Araújo Deisy Anne Cardoso Denise Fernando

MÉTODO DE COMPARAÇÃO POR FATORES

AVALIAÇÃO DE CARGOS COMPARAÇÃO DE FATORES REQUISITOS MENTAIS REQUISITOS FÍSICOS CONDIÇÕES DE TRABALHO RESPONSABILIDADES

AVALIAÇÃO DE CARGOS LUBRIFICADOR 2º 3º 6º FERRAMENTEIRO 1° 5º 1º ESCALONAMENTO DE CARGOS POR FATORES - RESULTADO FINAL   REQUISITOS RESPONSA CONDIÇÕES CARGOS MENTAIS FÍSICOS BILIDADES TRABALHO OPINIÃO DO GRUPO DE AVALIADORES LUBRIFICADOR 2º 3º 6º FERRAMENTEIRO 1° 5º 1º AJUD. GERAL PLAINADOR 4º MONTADOR SERRALHEIRO AVALIAÇÃO DE CARGOS

DETERMINAÇÃO POR CONSENSO DOS PESOS DOS FATORES   AVALIADORES P E S A N D O F A T O R E S A B C D E M.A.P. REQUISITOS MENTAIS 4 3 REQUISITOS FÍSICOS 2 1 RESPONSABILIDADES CONDIÇÕES TRABALHO

F A T O R E S   R. MENTAIS R.FÍSICOS RESPONSABILIDADES CONDIÇÕES TRABALHO C A R G O S ORDEM PESO 4 2 3 1 LUBRIFICADOR 2º 8 3º 6 6º 26 FERRAMENTEIRO 24 1° 5º 15 1º 42 AJUD. GERAL 12 5 PLAINADOR 20 4º 43 MONTADOR 16 18 40 SERRALHEIRO 10 9 35