CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTIFICO
A visão Grega da Ciência
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Iniciação a Pesquisa Científica
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
FORMAS DE CONHECIMENTO João Paulo Magna Júnior
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
P ROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes.
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
AULA 3 O Conceito de Ciência.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2.
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Ciência e Conhecimento
Metodologia científica
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
METODOLOGIA CIENTÍFICA
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Trabalho de conclusão de curso
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
O Conhecimento e seus Níveis
Profª. Taís Linassi Ruwer
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
O DIREITO COMO CIÊNCIA (epistemologia jurídica).
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Conhecimento: da definição aos tipos
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Metodologia Científica e da Pesquisa
Introdução às Humanidades e às Ciências Sociais
Professor: Suderlan Tozo Binda
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Tipos de conhecimento e método científico
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
CONHECIMENTO Delson Teixeira* *Técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Econômicas CAIC – Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos Metodologia.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
Transcrição da apresentação:

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA

O QUE É CIÊNCIA? * O desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Assim evolui a ciência.

* No século XIX (anos 1800) a ciência passou a ter uma importância fundamental. Parecia que tudo só tinha explicação através da ciência. Como se o que não fosse científico não correspondesse à verdade. Na sociologia Augusto Comte (Positivismo); na Economia, Karl Marx (Materialismo-Dialético); Charles Darwin (Teoria da Evolução). * Nesse sentido, a ciência passou a assumir uma posição quase que religiosa diante das explicações dos fenômenos sociais, biológicos, antropológicos, físicos e naturais.

* Portanto, Ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar: “A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação”.

AS CIÊNCIAS POSSUEM * Objetivo ou finalidade: Preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos. * Função: Aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos, da relação do homem com o seu mundo. * Objeto material: Aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral. * Objeto formal: O enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.

CIÊNCIA E IDEOLOGIA * Em certas épocas históricas, a ideologia foi apresentada como uma visão do mundo. Uma ideologia era um conjunto de crenças políticas, sociais, éticas que fixavam padrões dentre dos quais podia se desenvolver a conduta de uma pessoa ou uma classe social. Ex: Ideologia de Esquerda. * Há um outro uso que é claramente pejorativo em relação ao termo “ideologia”. Para muitos teóricos, a ideologia é uma forma espúria e incorreta de conhecimento, ou pelo menos de atitude, ante a realidade, em contraposição com a ciência. * Nesse caso, a ciência seria o conhecimento real, objetivo, verdadeiro. Por sua vez, a ideologia seria o conhecimento ilusório, produzido por nossos condicionamentos de classe e situação social, e, portanto, carentes da objetividade da ciência.

A INSTRUMENTAÇÃO IDEOLÓGICA DA CIÊNCIA * Certos preconceitos de origem ideológica podem influir na obtenção de determinados resultados “científicos”. Racismo (USA). (The bell curve) 1. Os negros são intelectualmente inferiores aos brancos, e por isso, menos vocacionados ao sucesso na vida. 2. Isso é determinado por vários fatores, mas o predominante é genético. Há pouco o que fazer. 3. O governo não deveria gastar bilhões de dólares na manutenção de caríssimas escolas experimentais para negros e pobres. Eles não conseguirão elevar intelectos que a biologia comprometeu. 4. O correto seria investir no aprimoramento da "elite cognitiva", majoritariamente caucasiana, abençoada por uma natureza superior. * Existem também sempre o risco de que o conhecimento científico possa ser usado de maneira ideologicamente implementada. Ex: Bomba atômica.

A NEUTRALIDADE CIENTÍFICA * É sabido que, para se fazer uma análise desapaixonada de qualquer tema, é necessário que o pesquisador mantenha certa distância emocional do assunto abordado. * É preciso que o pesquisador tenha consciência da possibilidade de interferência de sua formação moral, religiosa, cultural e de sua carga de valores para que os resultados da pesquisa não sejam influenciados por eles além do aceitável.

CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO * Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS * Ex: Pequeno produtor rural e a indústria agrícola. * Conhecimento vulgar ou popular, denominado senso-comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do “conhecer”. * O ideal de objetividade, isto é, a construção de imagens da realidade, verdadeiras e impessoais, não pode ser alcançada se não ultrapassar os estreitos limites da vida cotidiana, assim como da experiência particular. * O conhecimento científico diferencia-se do popular muito mais no que se refere ao seu contexto metodológico do que propriamente ao seu conteúdo.

CONHECIMENTO EMPÍRICO (OU CONHECIMENTO VULGAR, SENSO-COMUM OU POPULAR) * É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. Ou ainda, É o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO * É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. Exemplo: "O homem é um erro de Deus ou Deus é um erro do homem" (Friedrich Nietzsche)

CONHECIMENTO TEOLÓGICO * Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. Exemplo: Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO * É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.

* Pode-se dizer que estas formas de conhecimento podem coexistir numa mesma pessoa: um cientista, como por exemplo, um sociólogo, pode ser crente praticante de determinada religião, estar filiado a um sistema filosófico e, em muitos aspectos de sua vida cotidiana, agir segundo conhecimentos provenientes do senso comum.

CIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR * É possível dizer que em termos científicos vivemos ainda no século XIX e que o século XXI ainda não começou. * Já no século XVIII Rousseau perguntava: Há alguma razão de peso para substituirmos o conhecimento vulgar que temos da natureza e da vida e que partilhamos com os homens e mulheres da nossa sociedade pelo conhecimento científico produzido por poucos e inacessível à maioria? Contribuirá a ciência para diminuir o fosso crescente na nossa sociedade entre o que se é e o que se apresenta ser, o saber dizer e o saber fazer, entre a teoria e a prática? Não. * Duzentos e tantos anos depois, as nossas perguntas continuam a ser as mesmas.

* Sendo assim, a Ciência pós-moderna e transdisciplinar do século XXI propõe a emergência de um paradigma, mas não apenas um paradigma científico (o paradigma de um conhecimento prudente), tem de ser também um paradigma social (o paradigma de uma vida decente).