PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método Clínico Centrado no Paciente
Advertisements

Dr. Thomé E. Tavares Filho
UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J.
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
O Enfermeiro de Saúde Familiar.
Qualidade de vida no Trabalho
Políticas Públicas e Álcool
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
A Atenção Primária e o Pacto pela Saúde
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
ACONSELHAMENTO.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA
Waléria Cristina Hipólito Gonçalves
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
CUIDADOS SAÚDE PRIMARIOS
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
Centro Colaborador – Núcleo Assistencial
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Alexandre de Araújo Pereira
Qualidade de vida.
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM CENTROS DE SAÚDE Isabel Trindade José A
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
Comportamento Saudável
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Animação Sociocultural
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Medidas de Saúde Coletiva
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Ciências Naturais 9.º ano
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Avaliação de Risco: Comportamento Suicida
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
Terapia Familiar.
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE 2º ano 2013/2014
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira Ms. Andréa Batista Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia

Definição de Saúde “Estado positivo de bem estar físico, psicológico, social, econômico e espiritual e não somente ausência de doença” (OMS).

O que influencia este conceito: Idade; Sexo; Fatores hereditários; Estilo de vida individual; Influencias sociais e comunitárias; Condições socioeconômicas, culturais e ambientais; Condições de habitação e trabalho.

Em contraste com o caráter negativo da doença, do sofrimento e da incapacidade, esta definição põe em evidência a natureza positiva da saúde, na qual é essencial a experiência de bem estar psicológico, constituída por vivências associadas à percepção de controle sobre a vida, à liberdade de escolha, à autonomia e a satisfação.

Psicologia da Saúde Aplicação dos conhecimentos e das técnicas psicológicas à saúde, às doenças e aos cuidados de saúde; Estuda o papel da Psicologia como ciência e como profissão nos domínios da saúde, focando-se nas experiências, comportamentos e interações relacionadas com a saúde, a doenças e os cuidados à saúde.

Objetivos de Estudo (1) Sujeito psicológico e suas relações com a saúde; A doença; A família; Os técnicos de saúde; Diferentes grupos sociais; Problemas associados à promoção da sáude e à prevenção das doenças

Objetivos de Estudo (2) Contextos sociais e culturais nos quais a saúde e doença ocorrem; Investigam os problemas de saúde que afetam a população de acordo com seus fatores sociais e culturais; Investigam as denominadas saúde física e mental;

Objetivos de Estudo (3) Compreender como é que é possível, através de intervenções psicológicas, contribuir para a melhoria do bem-estar dos indivíduos e das comunidades.

Abordagens: Psicologia Clínica da Saúde; Psicologia da Saúde Pública; Psicologia da Saúde Comunitária;

Perspectivas da PS Tradicional: modelo biopsicossocial, investiga comportamentos saudáveis e de risco. Nível da análise dos problemas de saúde é intra e interpessoal, o foco das intervenções são os problemas individuais; Crítica: modelo fenomenológico-discursivo, metodologia qualitativas, investiga as significações relacionadas com a saúde e as doenças, foca nas experiências de saúde e doença, o objetivo de intervenção é a promoção do bem estar psicológico e das competências.

A Psicologia da Saúde Crítica Investiga os impactos sociais sobre a saúde; Contribui para a promoção de cidades, locais de trabalho e escolas saudáveis; Desenvolvem teorias e métodos a grupos marginalizados para mudanças de condições de vida e trabalho; Resiste às tentativas de desmantelamento de sistemas de saúde acessíveis a todos.

A orientação é estende também aos cuidados de saúde aos profissionais que trabalham nesta área, para que possam contribuir para a qualidade dos serviços prestados, dos cuidados e a humanização dos serviços, contribuindo para o esforço e o envolvimento da comunidade nos cuidados de saúde.

O que melhora com o trabalho dos Psicólogos da Saúde Redução de internações hospitalares, Diminuição da utilização de medicamentos, Utilização mais adequada dos serviços e recursos de saúde (APA, 2004a); Melhoria dos sistema de cuidados de saúde; Melhoria das relações entre técnicos e usuários; Melhoria das relações interprofissionais; Adequada utilização dos recursos de saúde; Participação em atividades de humanização e qualidade.

Contextos laborais dos Psicólogos da Saúde Serviços Públicos; Serviços Privados; Setor Sociail (INPS, Previdencias); Trabalhos interdisciplinares; Universidades, áreas de ensino, formação e investigação; Fundos assistenciais (prestação de serviços nos cuidados à saúde);

A intervenção em Centros de Saúde acontece em 3 níveis Com os usuários: atividades de promoção de saúde, prevenção, consulta psicológica; Com os técnicos de saúde e funcionários: participação na formação e atividades de prevenção em saúde ocupacional; Na organização: atividades de humanização e qualidade dos serviços; articulação com outros serviços de saúde e parceiros;

Atividades clínicas em Psicologia da Saúde A partir dos fatores psicológicos na saúde Fatores críticos na promoção e manutenção da saúde e na prevenção das doenças; O tabagismo é uma causa significativa de mortalidade e morbilidade – programas; Predisposição para doenças cardiovasculares e relacionadas com reabilitação efetiva e prevenção da recaída; Indivíduos depressivos pós-enfarte do miocárdio apresentam mortalidade mais elevados do que os não deprimidos;

A gestão de doenças crônicas, em particular do cancro, pode ser consideravelmente melhorada através de intervenção psicológica; O risco de dificuldades psicológicas, suicídios e problemas conjugais e familiares é considerável nos indivíduos com doenças crônicas.

A partir da função assistencial: Tarefas de avaliação e de intervenção psicológica; Foco nas experiências e comportamentos de saúde; Confronto com as doenças nos estados emocionais e na qualidade de vida;

Tarefas de intervenção psicológica Gestão do estresse; Treino de autocontrole; Eficácia no coping; Técnicas comportamentais (relaxamento, modelagem); Biofeedback; Educação para a saúde; Entrevista motivacional; Expressão de sentimentos; Grupos de suporte e ajuda mútua.

Áreas das intervenções clínicas em Psicologia da Saúde Promoção da saúde e prevenção: intervenções de supressão tabágica; álcool e drogas, promoção de comportamentos, alimentação saudável; Efeitos do estresse sobre a saúde: estratégias de confronto adequadas; melhoria da utilização de suporte social, confronto com procedimentos médicos, controle de sintomas, gestão do estresse, adaptação à doenças crônicas, adesão à tratamentos, etc. Prestação de cuidados psicológicos à indivíduos com perturbações mentais: avaliação psicológica, promoção de estilo de vida saúdável, colaboração em programas de realização psicossocial.

Níveis de intervenção Intervenção individual; Intervenção na família; Intervenção no serviço de saúde; Intervenção no suporte social.

Investigação Compreensão da gênese e manutenção dos comportamentos de saúde; Estudo das relações entre comportamentos e doenças; Promoção da sáude e prevenção de doenças; Facilitação dos processos de confronto com procedimentos de diagnóstico e tratamento médicos; Processos de informação e comunicação em saúde;

Comportamentos de adesão em saúde; Utilização de recursos de saúde; Avaliação e tratamento psicológico de problemas de saúde; Qualidade de vida na doença; Melhoria do sistema de cuidados da saúde.