Reconhecendo oportunidades

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Transcrição da apresentação:

Reconhecendo oportunidades “[...] uma oportunidade empreendedora é uma situação na qual mudanças na tecnologia ou nas condições políticas, sociais e demográficas geram potencial para criar algo novo.” (ARDICHVILLI; CADOZO; RAY, 2003)

Mudanças Tecnológicas

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA Capitalismo, socialismo e democracia (1942)

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA CONTRIBUIÇÕES: Traduz o desenvolvimento capitalista como um processo de destruição criadora, cuja força motriz é a capacidade endógena ao sistema de produzir inovação. As antigas estruturas são destruídas e substituídas por novas; firmas se expandem e outras se contraem; firmas nascem e outras desaparecem; técnicas novas substituem ou convivem com técnicas antigas.

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA O processo de inovação, forçado pela concorrência, é endógeno à função de produção e epicentro da acumulação de capital, cujo locus de realização é a firma, articula em uma teia indissociável os aspectos macro e micro da competitividade. Inserção do papel da tecnologia no processo competitivo

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA Descreve o desenvolvimento do capitalismo como um processo evolutivo, no qual o impulso fundamental que inicia e mantém a máquina produtiva em movimento deriva das inovações tecnológicas das indústrias endógenas a ela. Destaca o papel do empresário como agente econômico no processo de transição da invenção para a inovação

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA INVENÇÃO: Consiste no desenvolvimento de soluções, científicas ou não, para problemas específicos.

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA INOVAÇÃO Refere-se à primeira aplicação comercial de uma invenção Ex:Quando um novo material é descoberto ou o desenvolvimento de uma técnica ou equipamento é colocado numa produção regular pela primeira vez. Ou quando um mercado organizado para um produto é criado pela primeira vez.

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA DIFUSÃO É a generalização do uso das inovações tecnológicas No processo de difusão as tecnologias prosseguem sendo aperfeiçoadas e interagem com outras tecnologias e com condições infra-estruturais. São normalmente usadas como sinônimo de inovação.

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA Reconfigura o conceito de concorrência, permitindo que se enxergue para além dos preços, não só pela incorporação de outras variáveis (a qualidade e o esforço de vendas, por exemplo) mas, sobretudo, pelo deslocamento de seu eixo para os métodos de produção e formas de organização.

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA Coloca as estratégias como veículo, por excelência, do processo de destruição criadora, porque é, por força delas, que as novas estruturas substituem as velhas.

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA Através do binômio invenção-inovação, além de associar a base científica de uma atividade à sua base tecnológica, permite, ainda, que se entenda cada uma delas como momentos distintos do processo de criação.

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA Coloca o desempenho (competitividade) das firmas e dos países como função da capacidade destes de empreenderem inovações, a qual, por sua vez, é conformada pela interação sinergética entre estruturas de mercado e estratégias.

JOSEPH SCHUMPETER DESTRUIÇÃO CRIADORA promove as empresas inovadoras, que respondem às novas solicitações do mercado; fecha as empresas sem agilidade para acompanhar as mudanças; orienta os agentes econômicos para as novas tecnologias e novas preferências dos clientes; elimina postos de trabalho ao mesmo tempo em que cria novas oportunidades de trabalho e possibilita a criação de novos negócios.

Mudança Política e Regulamentar Ex: Desregulamentação das telecomunicações Privatizações e etc

Mudança Social e Demográfica “Uma vez que os empresários ganham dinheiro vendendo produtos e serviços que os clientes desejam, mudanças na demanda criam oportunidades de produzir coisas diferentes.” (ECKHARDT; SHANE apud BARON; SHANE , 2007, p. 37)

Mudança Social e Demográfica “Mudanças sociais e demográficas possibilitam a criação de soluções para as necessidades dos clientes que são mais produtivas que aquelas disponíveis no mercado.” (ECKHARDT; SHANE apud BARON; SHANE , 2007, p. 37)