MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Advertisements

GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Gestão Financeira A diferença entre contabilidade e gestão financeira:
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Administração Financeira e Orçamentária – Administração Capital Giro
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS UNIDADE ACODEMICO ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANALISE DE BALANÇOS.
Aula 06.
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
GESTÃO FINANCEIRA EM ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
Análise das Demonstrações Financeiras
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
FUNÇÃO FINANCEIRA.
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
Macroeconomia do Desenvolvimento
Aula 04.
Gestão Estratégica de Custos
Demonstrações Contábeis
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Princípios Básicos de Finanças
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Objetivos Apresentar a estrutura dos demonstrativos econômico-financeiros. Identificar as funções da Contabilidade Financeira. Analisar as demonstrações.
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Administração financeira
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
Análises Financeira Profª : Suzana Habitzreuter Muller
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
EBITDA Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
FLUXO DE CAIXA LIVRE (FCL) = REPRESENTA O MONTANTE DE FLUXO DE CAIXA DISPONÍVEL PARA OS INVESTIDORES.- OS FORNECEDORES DE CAPITAL DE TERCEIROS E DE.
Análise das Demonstrações Contábeis
Integração das Demonstrações
Política Financeira da Organização.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
GERENCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO Prof. Amaury Rios
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
Disciplina: Contabilidade Gerencial
FINANÇAS CORPORATIVA. José Augusto Canto Doutorando Gestão Empresarial – UTAD.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Administração Financeira e Orçamentária I
Contabilidade Aula 5.
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
Decisão de Investimento
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Administração do Capital de Giro
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Índices de liquidez Liquidez imediata (LI)= Disponível
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA 1.1) Áreas de Decisão em Administração Financeira. 1.2) Atribuições do Administrador Financeiro de uma empresa. 1.3) Definição da Função Financeira. 1.4) Objetivos básicos da Função Financeira. 1.5) Estrutura organizacional típica da Função Financeira . 1.6) Teste de Perfil Financeiro do Administrador. 1.7) O processo da Função Financeira

1.1) Áreas de Decisão em Administração Financeira. A) Investimentos : avaliação e escolha de alternativas de aplicações de recursos nas atividades normais da empresa. B) Financiamentos : definir e alcançar uma estrutura ideal em termos de fontes de recursos, dada a composição do investimento. C) Utilização do Lucro Líquido : preocupar-se com a destinação dada aos recursos financeiros que a própria empresa gera em suas atividades. D) Obtenção de Recursos Financeiros : onde, como e a que custo. E) Análise de Utilização de Recursos Externos : onde aplicá-los, qual o retorno, como aplicá-los visando o melhor aproveitamento.

1.2) Atribuições do Administrador Financeiro de uma Empresa. A) Análise de registros e informações contábeis. B) Projeção do movimento de recursos. C) Aplicação de recursos excedentes. D) Fornecimento a alta administração, de informações sobre as perspectivas financeiras futuras da empresa. E) Elaboração de planos para fontes e usos de fundos, a curto, médio e a longo prazos.

1.3) Definição da Função Financeira. - Definição : “ A Função Financeira, compreende os esforços despendidos, objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez “.

1.4) Objetivos Básicos da Função Financeira. (A) A maior rentabilidade ( o quanto rende, lucratividade possível sobre o investimento efetuado. (B) A melhor liquidez ( capacidade de cumprir com suas obrigações ) da empresa.

1.5 Estrutura Organizacional Típica da Função Financeira. Gerente Financeiro Tesoureiro Controlador

TESOUREIRO CONTROLADOR ATRIBUIÇÕES - Caixa e Bancos - Contabilidade Geral - Contas a Receber - Contabilidade de Custos - Contas a Pagar - Elaboração de Orçamentos - Relações Bancárias - Auditoria Interna - Preparação do Orçamento - Elaboração de relatórios finan- de Caixa ceiros internos - Controle Orçamentário PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO - o uso do dinheiro, a sua ma- - os controles e os fluxos de in- nipulação e a posse real de formações dentro da empresa. fundos.

1.6) TESTE DO PERFIL FINANCEIRO DO ADMINISTRADOR

$ $ 1.7) O PROCESSO DA GESTÃO FINANCEIRA PRINCIPAL E ENCARGOS DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIMANTOS EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS APLICAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS, ETC CONTAS A RECEBER PAGAMENTOS A FORNECEDORES CAIXA ENTRADAS NUMERÁRIO DO SISTEMA ECONÔMICO SAIDAS NUMERÁRIO PARA O SISTEMA ECONÔMICO RECEBIMENTOS DA VENDA DE ATIVOS IMOBILIZADOS PAGAMENTO DE PESSOAL $ DESINVESTIMENTOS DO MERCADO DE CAPITAIS, ETC PAGAMENTO DE IMPOSTOS $ BANCOS RECURSOS PRÓPRIOS, AUMENTO DE CAPITAL, ETC PAGAMENTOS DE DIVIDAS E SAIDAS DE ACIONISTAS PAGAMENTOS DE ARRENDAMENTOS PAGAMENTOS DE ATIVOS IMOBILIZADOS