Inovação Prof. Sandro Andriow
Segundo David Archibald: Criatividade Idéia Ação Ter a idéia é somente o começo. Para verdadeiramente criar algo é preciso ter uma ação. Você precisa fazer alguma coisa para trazer a idéia para a realidade e assim criar algo novo. Prof. Sandro Andriow
Inovação, segundo David Archibald: Utilidade Produtividade Ação Idéia Prof. Sandro Andriow
Invenção não é necessariamente Inovação: Para que uma invenção se transforme numa inovação é preciso que haja uma aplicação e que essa aplicação seja viável, mercadologicamente falando. Não sendo útil para a sociedade e mais especificamente economicamente viável, a invenção de um novo produto ou processo não se torna uma inovação. O caráter utilitarista aqui é fundamental. A usabilidade é essencial para que uma invenção seja considerada uma inovação. Prof. Sandro Andriow
Conceitos de Inovação: É processo de adotar uma coisa, uma idéia ou um novo padrão de comportamento em uma cultura. Inovação é a introdução de novas idéias, bens, serviços e práticas que pretendem ser úteis. O elemento essencial para que haja inovação é a aplicação comercial bem sucedida. Universidade Interativa É o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente. Peter Druker Prof. Sandro Andriow
Conceitos de Inovação: Pode ser entendida como uma idéia, uma prática ou um artefato material percebido como novo, relevante e único adotado em um determinado processo, área ou por toda a organização. Zaltman É uma iniciativa, modesta ou revolucionária, que surge como uma novidade para a organização e para o mercado e que, aplicada na prática, traz resultados econômicos para a empresa – sejam eles ligados à tecnologia, gestão, processos ou modelo de negócio. Simantob & Lippi /FGV-EASP Prof. Sandro Andriow
Segundo o Fórum de Inovação da FGV/EASP: Produto Gestão Inovação Processo Negócios Prof. Sandro Andriow
Segundo o Fórum de Inovação da FGV/EASP: desenvolvimento e comercialização de produtos ou serviços novos, fundamentados em novas tecnologias e vinculados à satisfação de necessidades dos clientes Produto/Serviço: desenvolvimento de novos meios de fabricação de produtos ou de novas formas de relacionamento para a prestação de serviços Processo: desenvolvimento de novos negócios que forneçam uma vantagem competitiva sustentável Negócios: desenvolvimento de novas estruturas de poder e liderança. Gestão: Prof. Sandro Andriow
Tipos de Inovações: Radicais: Incrementais: Quando provocam mudanças de forma pronta e imediata.Representa uma ruptura com o padrão anterior, originando novas indústrias, novos setores ou mercados, gerando também novas demandas e provocando fortes impactos na economia e na sociedade. Radicais: Quando produzem mudanças progressivas. É a introdução de qualquer tipo de melhoria sem alteração na estrutura, que são imperceptíveis para o mercado. Esta normalmente acontecem em função das pressões do mercado. Incrementais: Prof. Sandro Andriow
Propulsores da Inovação: pull inovation Demanda Criatividade Inovação Prof. Sandro Andriow
Propulsores da Inovação: push inovation Tecnologia Criatividade Inovação Prof. Sandro Andriow
empurradas pela tecnologia Tipos de Inovações: Incrementais puxadas pela demanda empurradas pela tecnologia Radicais Prof. Sandro Andriow
Inovação Mercado Antigo Novo Antigo Produto Novo Prof. Sandro Andriow