Inovação Prof. Sandro Andriow.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Advertisements

Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie
EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte MDIC – CT Desoneração e Desburocratização - 06 outubro 2011 Palestra Fernando Dolabela.
Seminário Federasul – SEBRAE de INOVAÇÃO
Subgrupo Y – Grupo 19 J Lucas Seixas Gadelha Ana Carolina
Empreendedorismo AULA 3
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Definição A inovação não exige uma revolução interna nas empresas – o que ela verdadeiramente exige é a bem-pensada construção de sólidos processos de.
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Vanderley John Humberto R Roman Roberto Lamberts
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Inovação em saúde e promoção da saúde
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Unidade 2 - ESTOQUES Grupo 19R.
Unidade X Reengenharia e Benchmarking
QUANDO É PRECISO UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ?
Prof. Daniel Lima Vialôgo
Fundamentos de Marketing
MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça.
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
Perguntas unidade 2 Logística
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Gestão de estoques Unidade 07 Grupo 14J.
Aquele que assume riscos e cria algo novo
Programa Postgrado Ideia- Universidad Americana Empreendedorismo Prof. Marcelo Bárcia Jan/2013
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Inovação Profundas transformações nos anos 90 Inovação – uma das maneira de ganhar dinheiro – construção.
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
Da Inovação à Inovação em serviços Conceitos fundamentais.
Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás
Gestão Farmacêutica – Mudar e Inovar
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Inovação no Setor de Serviços
Reconhecendo oportunidades
  EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.
Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel.
V OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Cultura Intraempeendedora para a Competitividade Gina G. Paladino 03 de outubro de 2007 MDIC – ABEC Brasília.
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
Empreendedorismo Engenharia Mecânica Assuntos Reconhecimento de oportunidades.
Novas tecnologias Introdução.. Novas tecnologias. O que é Inovação tecnológica? É a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Técnicas de Empreendedorismo
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa.
Prof. Ricardo Empreendedorismo. Definição O que é ser empreendedor O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não veem, que realiza.
Empreendedorismo e Inovação Corporativa
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
NEGÓCIOS NA INTERNET O mercado eletrônico obtido através de aplicação intensiva de tecnologia de informação do mercado tradicional, é considerado uma.
Peter FERDINAND DRUCKER
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Modelo de estratégia de inovação
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Transcrição da apresentação:

Inovação Prof. Sandro Andriow

Segundo David Archibald: Criatividade Idéia Ação Ter a idéia é somente o começo. Para verdadeiramente criar algo é preciso ter uma ação. Você precisa fazer alguma coisa para trazer a idéia para a realidade e assim criar algo novo. Prof. Sandro Andriow

Inovação, segundo David Archibald: Utilidade Produtividade Ação Idéia Prof. Sandro Andriow

Invenção não é necessariamente Inovação: Para que uma invenção se transforme numa inovação é preciso que haja uma aplicação e que essa aplicação seja viável, mercadologicamente falando. Não sendo útil para a sociedade e mais especificamente economicamente viável, a invenção de um novo produto ou processo não se torna uma inovação. O caráter utilitarista aqui é fundamental. A usabilidade é essencial para que uma invenção seja considerada uma inovação. Prof. Sandro Andriow

Conceitos de Inovação: É processo de adotar uma coisa, uma idéia ou um novo padrão de comportamento em uma cultura. Inovação é a introdução de novas idéias, bens, serviços e práticas que pretendem ser úteis. O elemento essencial para que haja inovação é a aplicação comercial bem sucedida. Universidade Interativa É o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente. Peter Druker Prof. Sandro Andriow

Conceitos de Inovação: Pode ser entendida como uma idéia, uma prática ou um artefato material percebido como novo, relevante e único adotado em um determinado processo, área ou por toda a organização. Zaltman É uma iniciativa, modesta ou revolucionária, que surge como uma novidade para a organização e para o mercado e que, aplicada na prática, traz resultados econômicos para a empresa – sejam eles ligados à tecnologia, gestão, processos ou modelo de negócio. Simantob & Lippi /FGV-EASP Prof. Sandro Andriow

Segundo o Fórum de Inovação da FGV/EASP: Produto Gestão Inovação Processo Negócios Prof. Sandro Andriow

Segundo o Fórum de Inovação da FGV/EASP: desenvolvimento e comercialização de produtos ou serviços novos, fundamentados em novas tecnologias e vinculados à satisfação de necessidades dos clientes Produto/Serviço: desenvolvimento de novos meios de fabricação de produtos ou de novas formas de relacionamento para a prestação de serviços Processo: desenvolvimento de novos negócios que forneçam uma vantagem competitiva sustentável Negócios: desenvolvimento de novas estruturas de poder e liderança. Gestão: Prof. Sandro Andriow

Tipos de Inovações: Radicais: Incrementais: Quando provocam mudanças de forma pronta e imediata.Representa uma ruptura com o padrão anterior, originando novas indústrias, novos setores ou mercados, gerando também novas demandas e provocando fortes impactos na economia e na sociedade. Radicais: Quando produzem mudanças progressivas. É a introdução de qualquer tipo de melhoria sem alteração na estrutura, que são imperceptíveis para o mercado. Esta normalmente acontecem em função das pressões do mercado. Incrementais: Prof. Sandro Andriow

Propulsores da Inovação: pull inovation Demanda Criatividade Inovação Prof. Sandro Andriow

Propulsores da Inovação: push inovation Tecnologia Criatividade Inovação Prof. Sandro Andriow

empurradas pela tecnologia Tipos de Inovações: Incrementais puxadas pela demanda empurradas pela tecnologia Radicais Prof. Sandro Andriow

Inovação Mercado Antigo Novo Antigo Produto Novo Prof. Sandro Andriow