Princípios de Sistemas de Informação Profa. Liliam Sakamoto Aula 3
Que impacto os sistemas de informação provocam sobre as organizações? OBJETIVOS O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? Que impacto os sistemas de informação provocam sobre as organizações? Como os sistemas de informação apóiam as atividades dos administradores nas organizações?
OBJETIVOS Como as empresas podem usar sistemas de informação para obter vantagens competitivas? Por que é tão difícil montar sistemas de informação bem-sucedidos, incluindo sistemas que promovem vantagem competitiva?
Sustentabilidadeda vantagem competitiva DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO Sustentabilidadeda vantagem competitiva 2. Ajustar a tecnologia à organização (ou vice-versa)
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O relacionamento de duas vias entre organizações e tecnologia da informação FATORES INTERVENIENTES: Ambiente Cultura Estrutura Procedimentos padrão Políticas Decisões administrativas Acaso ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Figura 3-1
Organização: Estrutura estável e formal ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Organização: Estrutura estável e formal Retira recursos do ambiente e os processa para produzir resultados
ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Definição técnica microeconômica da organização Figura 3-2
Definição comportamental da organização: ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Definição comportamental da organização: Coleção de direitos, privilégios, obrigações e responsabilidades Em equilíbrio delicado Resolução de conflitos
CARACTERÍSTICAS COMUNS ÀS ORGANIZAÇÕES Visão comportamental das organizações Figura 3-3
Organizações burocráticas que têm certas características estruturais ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Organizações burocráticas que têm certas características estruturais
Características estruturais das organizações: ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Características estruturais das organizações: Divisão clara do trabalho Hierarquia Regras e procedimentos explícitos
Características estruturais das organizações (cont.): ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Características estruturais das organizações (cont.): Julgamentos imparciais Qualificações técnicas Máxima eficiência organizacional
Procedimentos Operacionais Padrão: ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Procedimentos Operacionais Padrão: Regras, procedimentos e práticas precisos Permitem às organizações enfrentar todas as situações esperadas
Política organizacional: ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Política organizacional: Pontos de vista divergentes levam a lutas olíticas, competição e conflito Atrapalha a mudança organizacional
Cultura organizacional: um conjunto de premissas fundamentais sobre: ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Cultura organizacional: um conjunto de premissas fundamentais sobre: Que produtos a organização deve produzir Como e onde deve produzi-los Para quem eles devem ser produzidos
Todas as organizações têm diferentes: ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características exclusivas das organizações Todas as organizações têm diferentes: Estruturas/tipos de organização Metas Públicos Estilos de liderança, tarefas Ambientes circundantes
Empreendedora: Empresas iniciantes ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Estruturas organizacionais Empreendedora: Empresas iniciantes Burocracia mecânica: Indústria manufatureira de médio porte Burocracia divisional: Empresas Fortune 500 Burocracia profissional: Escritórios de advocacia, sistemas de ensino, hospitais Adhocracia: Empresas de consultoria
ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A organização e seu ambiente Figura 3-4
Diferentes grupos ou públicos Natureza da liderança ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Outras diferenças entre as organizações Objetivos finais Diferentes grupos ou públicos Natureza da liderança Tarefas e tecnologia
Departamento de sistemas de informação: O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Departamento de sistemas de informação: Unidade organizacional formal Responsável pelos sistemas de informação na organização
O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Serviços de tecnologia da informação Figura 3-5
Inclui especialistas: O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Inclui especialistas: Programadores: Altamente treinados, elaboram software Analistas de sistemas: Traduzem os problemas administrativos em soluções, são o elo entre o departamento de sistema de informação e o resto da organização
Especialistas (cont.): O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Especialistas (cont.): Gerentes de sistemas de informação: Lideram vários especialistas Diretor de informática (CIO): Cargo de administração sênior encarregado dos sistemas de informação na empresa Usuários finais: Representantes de departamentos externos ao departamento de SI para quem as aplicações são desenvolvidas
O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Como os sistemas de informação afetam as organizações Teorias econômicas A tecnologia da informação é umfator de produção, como o capital e o trabalho
O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Como os sistemas de informação afetam as organizações Teoria do custo de transação: As empresas podem economizar tornando internas as transações para as quais usariam parceiros externos, tornando-se assim maiores.
O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Teoria do custo de transação Figura 3-6
O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Como os sistemas de informação afetam as organizações Teoria da agência: A empresa é um conjunto de contratos entre agentes com interesses próprios e que portanto exigem supervisão
O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Teoria da agência Figura 3-7
Teorias comportamentais: O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Como os sistemas de informação afetam as organizações Teorias comportamentais: A tecnologia de informação pode alterar a hierarquia da tomada de decisões Custos mais baixos de aquisição da informação Amplia a distribuição da informação
Organização virtual: Organizações do tipo força-tarefa ligadas em rede O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Como os sistemas de informação afetam as organizações Organização virtual: Organizações do tipo força-tarefa ligadas em rede Usa redes para ligar pessoas, ativos e idéias, de modo a criar e distribuir produtos e serviços sem vínculo com localizações geográficas
O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Implementação de mudanças e resistência organizacional Figura 3-8
Modelo clássico de gerenciamento: GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Modelo clássico de gerenciamento: Descrição tradicional da administração Foco em funções formais: planejar, organizar, coordenar, decidir, controlar Modelo comportamental de gerenciamento: Descreve o gerenciamento com base na observação do trabalho de gerentes
GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Papéis gerenciais Atividades que se espera que os gerentes desempenhem em uma organização
Interpessoais: Os gerentes atuam como representantes e líderes GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Categorias Interpessoais: Os gerentes atuam como representantes e líderes Informativos: Os gerentes recebem e disseminam as informações mais importantes, funcionando como centros nervosos Decisórios: Os gerentes iniciam atividades, alocam recursos e negociam conflitos
Processo de tomada de decisão GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Gerentes e tomada de decisões Processo de tomada de decisão Tomada de decisões estratégicas: Determina objetivos de longo prazo, recursos e políticas Controle da gestão: Monitora a eficácia e a eficiência com que se usam os recursos e o desempenho de unidades operacionais
GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Gerentes e tomada de decisões Controle operacional: Determina como realizar as tarefas específicas apresentadas pelos tomadores de decisão das gerências estratégica e média Processo decisório do nível do conhecimento: Avalia novas idéias para produtos e serviços, maneiras de comunicar novos conhecimentos e modos de distribuir informações
As decisões são classificadas como: GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Gerentes e tomada de decisões As decisões são classificadas como: Não-estruturadas: Como não são rotineiras, não há procedimentos estabelecidos. O tomador de decisão deve usar bom-senso, capacidade de avaliação e perspicácia para definir o problema Estruturadas: Repetitivas e rotineiras, envolvem procedimento definido
GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Diferentes tipos de sistemas de informação SPT SAE SIG STC SAD Nível organizacional TIPO DE DECISÃO OPERACIONAL CONHECIMENTO GERENCIAL ESTRATÉGICO ESTRUTURADA CONTAS A RECEBER AGENDAMENTO CUSTOS ELETRÔNICO DE PRODUÇÃO SEMI- PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO PROGRAMAÇÃO DE PROJETO LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES NÃO- DESIGN DE PRODUTO NOVOS PRODUTOS NOVOS MERCADOS Figura 3-9
Inteligência: Coleta informação, identifica problemas GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Estágios da tomada de decisão Inteligência: Coleta informação, identifica problemas Concepção: Imagina possíveis soluções para o problema Seleção: Escolher uma das alternativas de solução Implementação: Executa a decisão, faz relatórios sobre o progresso da solução
GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Processo de tomada de decisão Figura 3-10
GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Modelos de tomada de decisão Racional: Pessoas, organizações e nações empenham-se em cálculos consistentes, racionais e maximizadores de valor; pode haver adaptações a isso mediante certas restrições Estilo cognitivo: Inclinações subjacentes de personalidade com referência ao tratamento da informação, da seleção de alternativas e da avaliação das conseqüências
GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Modelos de tomada de decisão Tomadores de decisão sistemáticos: Estilo cognitivo, descreve pessoas que abordam um problema estruturando-o em termos de um método formal Intuitivo: Estilo cognitivo, descreve pessoas que abordam um problema usando vários métodos, de maneira não-estruturada
GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Modelos de tomada de decisão Modelos organizacionais de tomada de decisões: Leva em conta as características estruturais e políticas de uma organização
Fatores a considerar no planejamento de um novo sistema: GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Fatores a considerar no planejamento de um novo sistema: Ambiente organizacional Estrutura organizacional, hierarquia, especialização, procedimentos operacionais padrão
Cultura e política da organização GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Cultura e política da organização Tipo de organização e seu estilo de liderança
GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Grupos afetados pelo sistema e as atitudes dos profissionais que usarão o sistema Tipos de tarefas, decisões e processos de negócios que o sistema de informação é projetado para auxiliar
Características que devem ser consideradas no projeto de sistemas: GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Características que devem ser consideradas no projeto de sistemas: Flexibilidade e múltiplas opções para manusear dados e avaliar informações Capacidade de apoiar uma variedade de estilos, habilidades e conhecimentos
Sensibilidade às exigências burocráticas e políticas da organização GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Capacidade de acompanhar o andamento de muitas alternativas e conseqüências Sensibilidade às exigências burocráticas e políticas da organização
Sistema computadorizado em todos os níveis de uma organização SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS O que é um sistema estratégico de informação Sistema computadorizado em todos os níveis de uma organização Altera metas, operações, produtos, serviços ou relacionamentos com o ambiente Ajuda a organização a obter vantagem competitiva
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Empresas digitais Gerenciam a cadeia de suprimentos pela construção de sistemas eficientes de resposta ao cliente Participam de “redes de valor” para entregar novos produtos e serviços
Modelo da cadeia de valor: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Modelo da cadeia de valor: Destaca as atividades primárias ou de apoio agregando uma margem de valor a produtos ou serviços Ajuda a alcançar uma vantagem competitiva
Atividades primárias: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Atividades primárias: Diretamente relacionadas à produção e à distribuição dos produtos ou serviços de uma empresa Atividades de apoio: Torna possíveis as atividades primárias Consiste na infra-estrutura, nos recursos humanos, na tecnologia e no procurement da empresa
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Cadeia de valor da empresa Figura 3-11
Rede de valor: Rede de empresas independentes voltadas para o cliente SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Rede de valor: Rede de empresas independentes voltadas para o cliente Usa tecnologia da informação para coordenar cadeias de valor de modo a produzir coletivamente um produto ou serviço
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS A rede de valor Figura 3-12
Diferenciação do produto: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Diferenciação do produto: Estratégia competitiva Cria fidelidade de marca pelo desenvolvimento de produtos ou serviços novos e exclusivos Produtos e serviços não são facilmente duplicados pelos concorrentes
Diferenciação focada: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Diferenciação focada: Estratégia competitiva Permite o desenvolvimento de novos nichos de mercado para produtos ou serviços especializados Ajuda as empresas a competir melhor que os concorrentes nas áreas-alvo
Sistema de resposta eficiente aos clientes: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimento e sistemas de resposta ao cliente Sistema de resposta eficiente aos clientes: Liga o comportamento do consumidor às cadeias de distribuição, produção e suprimento
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimento e sistemas de resposta ao cliente Custos de troca: Despesas em que o cliente ou empresa incorre, seja em tempo ou em recursos, ao mudar de um fornecedor ou sistema para outro
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estoque sem almoxarifado comparado aos métodos Tradicional e Just-in-time Figura 3-13
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Realçando as competências essenciais Figura 3-14
Competência essencial: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégias empresariais e tecnologia da informação Competência essencial: Atividade em que a empresa é líder absoluta Sistema de informaçao encoraja o compartilhamento de informação através das unidades de negócios aumenta a competência
Parceria de informação: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia setorial e sistemas de informação Parceria de informação: Aliança cooperativa formada entre duas ou mais empresas para compartilhar informação e obter vantagem estratégica Ajuda empresas a obter acesso a novos clientes, criando novas oportunidades para vendas cruzadas (cross-selling) e direcionar produtos
O modelo das forças competitivas: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia setorial e sistemas de informação O modelo das forças competitivas: Descreve a interação das influências externas, especificamente ameaças e oportunidades, que afetam a estratégia de uma organização e sua capacidade de competir
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS O modelo de forças competitivas de Porter Figura 3-15
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Novo modelo de forças competitivas Figura 3-16
Economia de rede: Modelo de sistema estratégico no âmbito setorial SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia setorial e sistemas de informação Economia de rede: Modelo de sistema estratégico no âmbito setorial Baseado no conceito de rede A entrada de outro participante não significa acréscimo de custo marginal, mas pode gerar uma receita marginal muito maior
Gerenciamento de transições estratégicas: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Usando sistemas para obter vantagem competitiva: questões de gerenciamento Gerenciamento de transições estratégicas: Transição de um nível sociotécnico para outro Necessário ao adotar sistemas estratégicos que exigem mudanças nos elementos sociais e técnicos de uma organização