O PAPEL DE LÍDER O PAPEL DE LÍDER Centro de Ensino Superior do Amapá

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Transcrição da apresentação:

O PAPEL DE LÍDER O PAPEL DE LÍDER Centro de Ensino Superior do Amapá Disciplina: Administração de Recursos Humanos II Professora: Patrícia Barreto 6° Semestre/2012 O PAPEL DE LÍDER O PAPEL DE LÍDER

Refletindo… “LIDERANÇA É A ARTE DE MOBILIZAR OS OUTROS PARA QUE ESTES QUEIRAM LUTAR POR ASPIRAÇÕES COMPARTILHADAS”. Kouses e Posner

Significado da Liderança no trabalho Mais que administradores de pessoal e de recursos humanos, os gestores de pessoas têm que desempenhar o papel de líder. Nesse contexto é necessário que as pessoas sejam mais colaboradoras do que subordinadas, pois requer-se sua adesão aos abjetivos, políticas e missão da organização.

Significado da Liderança no trabalho Os gestores precisam permanentemente atuar como líderes, já que liderança nada mais é do que a forma de direção baseada no prestígio pessoal e na aceitação dos subordinados.

VISÕES VDE UM LÍDER Liderar Empreender Planejar Interligar Organizar Inovar Criar Aperfeiçoar Implementar Desenvolver

ABORDAGEM ACERCA DA LIDERANÇA Abordagem dos traços: vinculada a disposições inatas, líderes já nascem feitos. Conhecida como “Teoria das características dos grandes homens”, estudos realizados nessa área não tiveram sucesso suficiente para embasa-lá, mas serviu para alguns gurus da liderança apresentarem listas de características ou atributos que os líderes tem ou devem ter.

ABORDAGEM ACERCA DA LIDERANÇA Abordagem dos traços… Warren Bennis(1989): visão orientadora, paixão, integridade, confiança, curiosidade e ousadia.

ABORDAGEM ACERCA DA LIDERANÇA Abordagem dos traços… John W. Gardner(1990): vitalidade física e energida, inteligência e capacidade de julgamento, disposição para aceitar responsabilidades, aptidão para as tarefas, compreensão dos seguidores e suas necessidades, habilidade para lidar com as pessoas, necessidade de conquista, capacidade de motivar, coragem, resolução e perseverança, capacidade de conquistar e manter a confiança, capacidade de administrar, decidir e estabelecer prioridades, confiança, ascendência , domínio e afirmação, e adaptabilidade.

ABORDAGEM ACERCA DA LIDERANÇA Abordagem dos traços… Essa abordagem é cada vez menos aceita pelos pesquisadores, mas ainda assim é bastante popular . Sua aceitação nas empresas tem uma questão prática: admitir como gerentes pessoas com determinados traços de liderança.

ABORDAGEM ACERCA DA LIDERANÇA Abordagem do comportamento: Confirmando que a eficácia dos líderes não estava ligada somente aos traços pessoais, pesquisadores começaram a focar nos comportamentos que tornariam os líderes mais eficazes.

ABORDAGEM ACERCA DA LIDERANÇA Abordagem do comportamento: A maior consequência dessa nova abordagem foi a ênfase no treinamento, depois que comportamentos podem ser aprendidos, ficou fácil admitir que pessoas treinadas nos comportamentos de liderança seriam capazes de obter melhores resultados.

ABORDAGEM ACERCA DA LIDERANÇA Abordagem do comportamento: Um líder orientado para o empregado enfatiza as relações humanas de seu trabalho. Admite que todos os empregados são importantes e está atento para sua individualidade e necessidades pessoais. Já um líder orientado para a produção enfatiza a produção e os aspectos técnicos do trabalho. Os empregados tendem, pois, a ser vistos como instrumentos para alcançar os objetivos da organização.

ABORDAGEM ACERCA DA LIDERANÇA Abordagem do comportamento… A Grade da Liderança desenvolvida por Robert Blake e Jane Mouton mede a preocupação de um gerente tanto com as pessoas como com a produção. Os resultados são colocados numa matriz de nove pontos, em que o interesse pelas pessoas é representado pelo eixo vertical e o interesse pela produção, no eixo horizontal. Deriando daí cinco estilos de liderança…

ABORDAGEM ACERCA DA LIDERANÇA A Grade da Liderança CLUBE DE CAMPO DEMOCRÁTICO CONSIDERAÇÃO PELAS PESSOAS MEIO-TERMO EMPOBRECIDO AUTORITÁRIO PREOCUPAÇÃO COM O TRABALHO

ABORDAGEM DA LIDERANÇA Empobrecido: pouca preocupação com as pessoas e pouca preocupação com a produção. Esse estilo pode também ser chamado de laissez-faire(deixai fazer, deve funcionar livremente)... Clube de campo: muita preocupação com as pessoas e pouca preocupação com a produção.

ABORDAGEM DA LIDERANÇA Autoritário: muita preocupação com a produção e pouca preocupação com as pessoas. Democrático: muita preocupação tanto com as pessoas quanto com a produção. Meio-termo: preocupação média tanto com a produção quanto com as pessoas.

ABORDAGEM DA LIDERANÇA Abordagem Situacional: Qualquer que seja o modelo adotado, supõe que um estilo de liderança é melhor que o outro. Existe indicação de ser o mais desejável. Essa tendência para valorizar um estilo em detrimento dos demais logo passaou a ser objeto de crítica.

ABORDAGEM DA LIDERANÇA Abordagem Situacional… As críticas a esse modelo ressaltam o fato de não levar em consideração outros fatores, além da personalidade do líder, capazes de influenciar a eficária do estilo de liderança.

ABORDAGEM DA LIDERANÇA Abordagem Situacional… Os pesquisadores passaram, então, ao estudo desses fatores, que são, de acordo com Stoner(1985): A personalidade, as experiências passadas e as expectativas do líder; As expectativas e o comportamento dos superiores;

ABORDAGEM DA LIDERANÇA Abordagem Situacional… A personalidade, as experiências passadas e as expectativas do líder; As expectativas e o comportamento dos superiores; As caracteríticas, as expectativas e o comportamento dos supordinados; As exigências do trabalho; Os climas e as políticas da organização; As expectativas e o comportamento dos colegas

ABORDAGEM DA LIDERANÇA Abordagem Situacional… Essas considerações conduziram às abordagens situacionais da liderança, que procuram identificar o peso de cada um desses fatores em determinado conjunto de circunstâncias e prever o estilo de liderança mais eficaz.

ABORDAGEM DA LIDERANÇA Abordagem Situacional… A obra de Fred Fiedler deu inicio à Era da contingencia situacional meados da década de 60. Essa teoria afirma que a eficácia do grupo depende de uma combinação adequada entre o estilo do líder e a exigência da situação. Assim a eficácia do líder seria determinada pela interação da orientação do empregado com três variáveis situacionais básicas que influenciam a favorabilidade de uma situação para um líder:

ABORDAGEM DA LIDERANÇA Relações entre líder e membros do grupo: relacionamento pessoal que o líder tem com os mebros do grupo, em termos de confiança e respeito; Estrutura da tarefa: definição das metas de tarefas, procedimentos e orientação no grupo; Posição de poder do líder: grau de poder e influência que um líder tem sobre seus subordinados.

IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NAS REUNIÕES DE TRABALHO COMO LIDERAR REUNIÕES??? IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NAS REUNIÕES DE TRABALHO

POR QUE FALHAM AS REUNIÕES? COMO LIDERAR REUNIÕES??? POR QUE FALHAM AS REUNIÕES?

COMO LIDERAR REUNIÕES??? POR QUE FALHAM AS REUNIÕES? O insucesso das reuniões pode derivar de muitos fatores: dificuldades dos líderes, atitudes dos participantes, natureza do tema, local de realização…

QUANDO CONVOCAR UMA REUNIÃO? COMO LIDERAR REUNIÕES??? QUANDO CONVOCAR UMA REUNIÃO? CONVENIENTE O parecer do grupo é desejado; O envolvimento do grupo na solução de um problema é importante; O problema a ser tratado envolve pessoas de grupos ou unidades diferentes; Há problemas que precisam ser comportilhados com o grupo; Novas idéias serão bem aceitas

QUANDO CONVOCAR UMA REUNIÃO? COMO LIDERAR REUNIÕES??? QUANDO CONVOCAR UMA REUNIÃO? DESACONSELHÁVEL O assunto pode ser comunicado eficientemente por telefone, memorando ou conversa a dois; A decisão sobre o assunto já foi tomada; O grupo não apresenta condições emocionais favoráveis para reunir-se Os elementos para subsidiar a discussão não estão devidamente organizados…

MODALIDADES DE REUNIÃO COMO LIDERAR REUNIÕES??? MODALIDADES DE REUNIÃO Reunião informativa; Reunião para solução de problemas; Reunião para tomada de devisão; Reunião de Planejamento Reunião de avaliação

COMO LIDERAR REUNIÕES??? REQUISITOS DO LÍDER DA REUNIÃO A pessoa se que dispõe a liderar uma reunião precisa dispor de uma série de conhecimento, habilidades e atitudes. Requer-se o domínio do assunto que é objeto da reunião, o conhecimento das características dos participantes, o domínio das técnicas de trabalho em grupo e o conhecimento de si mesmo.

COMO PLANEJAR UMA REUNIÃO? COMO LIDERAR REUNIÕES??? COMO PLANEJAR UMA REUNIÃO? Definião dos objetivos; Escolha dos participantes; Preparação do local; Preparação da agenda: nome do grupo, titulo da reunião, convocados, data, local, horário de inicio e término, material necessário…

COMO INICIAR UMA REUNIÃO? COMO LIDERAR REUNIÕES??? COMO INICIAR UMA REUNIÃO?

COMO ESTUMULAR A PARTICIPAÇÃO? COMO LIDERAR REUNIÕES??? COMO ESTUMULAR A PARTICIPAÇÃO?

COMO LIDAR COM PARTICIPANTES PROBLEMÁTICOS? COMO LIDERAR REUNIÕES??? COMO LIDAR COM PARTICIPANTES PROBLEMÁTICOS?

COMO LIDERAR REUNIÕES??? COMO AVALIAR REUNIÕES?

“A LIDERANÇA NÃO CONSTITUI RESERVA PARTICULAR DE UNS POUCOS HOMENS E MULHERES DOTADOS DE CARISMA, MAS SIM UM PROCESSO QUE AS PESSOAS COMUNS UTILIZAM QUANDO RECORREM ÀQUILO QUE HÁ DE MELHOR EM SI MESMAS E NAS OUTRAS PESSOAS”. Kouses e Posner