ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Adolescência e Afectos
Estagiária: Alciane Barbosa Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Colégio Elisa Andreoli
Entendendo o Adolescente Normal
Teorias do Desenvolvimento
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Mudanças Físicas.
Perfil dos Adolescentes 13 a 15Anos.
PSICOLOGIA.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
Entrevistas semi-dirigidas
ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
Drogas na adolescência
  Abuso Infantil.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
SINAIS DE AVISO DA CODEPENDÊNCIA
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
IDENTIDADE.
PERSONALIDADE.
Transição do estado infantil para o adulto: crise
Uma realidade com frequência bem mais elevada do que imaginamos.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
1 Novas Famílias. 2 A pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de um alojamento ou o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Gravidez na Adolescência
Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini CRP08/07915
Fases da vida.
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
O adolescente cristão e a sexualidade
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
Adolescência Bruno G. de Mello Juliana Queiroz S. Araujo Raquel Barboza Gonçalves Rosane Pessoa V. de Gouvea.
Adolescência.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
ADOLESCÊNCIA.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ADOLESCÊNCIA NA MODERNIDADE
“Ser Adolescente para os Adolescentes”
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
Como se desenvolve a sexualidade
GESTALT-TERAPIA COM ADOLESCENTES
Desenvolvimento Humano
(Winnicott, O brincar e a realidade, pág. 196)
A IDENTIDADE.
Contribuições da Psicologia para a educação de jovens e adultos
As dificuldades encontradas na adolescência
TRANSTORNO DISSOCIATIVO
Desafios da adolescência
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
TRANSTORNOS ALIMENTARES. Anore xia ANOREXIA Perturbação da imagem corporal Busca incessante pela magreza Inanição.
O desenvolvimento do adulto
Caracterização do Paciente Neurológico
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo

Transição do estado infantil para o adulto: crise Desequilíbrio: grande marco da adolescência (qualquer contexto sócio-cultural) (Levisky, 1998) Mudanças fisiológicas Repercussões psicológicas Aspectos sociais – econômicos Limites variam de cultura para cultura

CARACTERÍSTICAS DA ADOLESCÊNCIA – SÍNDROME NORMAL DA ADOLESCÊNCIA Busca de si mesmo e da identidade Tendência grupal Necessidade de intelectualizar e fanatsiar Crises religiosas (ateismo a fanatismo) Falta de localização temporal Evolução sexual: auto-erotismo até a heterossexualidade adulta Atitudes sociais reivnidicatórias (tendências anti-sociais) Contradições sucessivas nas manifestações de conduta: (ação- manifestação típica

Tópico dois 9 – Separação progressiva dos pais 10 – constantes flutuações de humor e do estado de ânimo (Aberastury e Knobel) Adolescência depende de fatores extrínsecos e regionais; Mas há fatores universais - (Levisky, 1998)

Adolescência: o segundo parto Família: segundo útero Ventre da mãe: cromossomos Útero familiar: como somos (idéias de ser homem e ser mulher) Educação: desde o início Os pais assumirem o controle da educação dos filhos: bom senso e equilíbrio (infância)

FASES DO DESENVOLVIMENTO SEXUAL DO ADOLESCENTE (Tiba, 1994) 1 – Confusão pubertária: meninos: 11 e 12 anos; meninas: 9 e 10 (início do pensamento abstrato) Menarca:1a menstruação; semenarca: 1a. Ejaculação 2 – Onipotência pubertária: o grande despertar- meninos: +- 13 a; meninas: +- 10 a 12 a (mudanças) Defesas: oposição e agressão (mais nos meninos) 3 – Estirão: meninos: 14 e 16 a; meninas: 11 e 12 a – fase do crescimento(final- estirão e menarca)

O que isso quer dizer 3a. Mutação – a idade do sapo só dos meninos; fim do estirão (espinhas e voz)- Menino fica feio Muita angústia – problema de auto-estima (orientação) 3b. Menarca: 1a. Menstruação (+- 12 a) (nenhuma mulher esquece) contornos femininos Fertilidade Crescimento psicológico importante

4. Onipotência juvenil – a idade dos deuses (meninos – 16 a; meninas- 13, 14a) (mais intensa nos meninos) “verdades” dessa fase: Meninas nunca engravidam; As drogas não viciam; O passado não existe; O futuro é já; Acidentes não acontecem comigo; Para passar de ano: não precisa estudar; Dificuldade de aceitar experiência dos pais; Término da fase: psicológico; depende da maturação e da base anterior

ADOLESCÊNCIA: PERDAS Perda do corpo de criança: Dificuldades e angústia; Ambivalência (orgulhe e vergonha); Ser desastrado; 2 – Perda dos Pais da Infância (imagem que faziam deles) Importância dos pais estarem preparados

3 – Perda da Condição Infantil Conflito e angústia : grandes demais para algumas coisas (brincar....) crianças para outras (sair; dirigir...) Conflito: dependência (ainda perdura) e independência Conflito: pode ter e o que deseja ter Reação mais patológica: furtar Pode ocorrer: fuga para fantasia e para o mundo interior- (Lacerda e Lacerda, 1998)

Tarefa básica: busca da Identidade “Antes que possa abandonar a com êxito a segurança da dependência infantil relativamente aos outros, o adolescente deve ter alguma noção de quem é; para onde está indo e quais são as possibilidades de chegar lá” (Erikson) Querem saber quem são: homem e mulher Querem saber o por quê e para quê da vida. Indecisão: busca de ídolos Formação do esquema –corporal e da auto-imagem (importância do ambiente no desenvolvimento desses conceitos) Necessidade de adultos seguros por perto (apoio)

TENDÊNCIA GRUPAL Importância do grupo – identidade grupal Companheiros – importantes sempre; indispensável na adolescência Aprendizagem e treinamento dos relacionamentos posteriores Comportamentos: mais ou menos “psicopáticos” Passageiros ou permanentes e intensos (risco - cuidado)