ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo
Transição do estado infantil para o adulto: crise Desequilíbrio: grande marco da adolescência (qualquer contexto sócio-cultural) (Levisky, 1998) Mudanças fisiológicas Repercussões psicológicas Aspectos sociais – econômicos Limites variam de cultura para cultura
CARACTERÍSTICAS DA ADOLESCÊNCIA – SÍNDROME NORMAL DA ADOLESCÊNCIA Busca de si mesmo e da identidade Tendência grupal Necessidade de intelectualizar e fanatsiar Crises religiosas (ateismo a fanatismo) Falta de localização temporal Evolução sexual: auto-erotismo até a heterossexualidade adulta Atitudes sociais reivnidicatórias (tendências anti-sociais) Contradições sucessivas nas manifestações de conduta: (ação- manifestação típica
Tópico dois 9 – Separação progressiva dos pais 10 – constantes flutuações de humor e do estado de ânimo (Aberastury e Knobel) Adolescência depende de fatores extrínsecos e regionais; Mas há fatores universais - (Levisky, 1998)
Adolescência: o segundo parto Família: segundo útero Ventre da mãe: cromossomos Útero familiar: como somos (idéias de ser homem e ser mulher) Educação: desde o início Os pais assumirem o controle da educação dos filhos: bom senso e equilíbrio (infância)
FASES DO DESENVOLVIMENTO SEXUAL DO ADOLESCENTE (Tiba, 1994) 1 – Confusão pubertária: meninos: 11 e 12 anos; meninas: 9 e 10 (início do pensamento abstrato) Menarca:1a menstruação; semenarca: 1a. Ejaculação 2 – Onipotência pubertária: o grande despertar- meninos: +- 13 a; meninas: +- 10 a 12 a (mudanças) Defesas: oposição e agressão (mais nos meninos) 3 – Estirão: meninos: 14 e 16 a; meninas: 11 e 12 a – fase do crescimento(final- estirão e menarca)
O que isso quer dizer 3a. Mutação – a idade do sapo só dos meninos; fim do estirão (espinhas e voz)- Menino fica feio Muita angústia – problema de auto-estima (orientação) 3b. Menarca: 1a. Menstruação (+- 12 a) (nenhuma mulher esquece) contornos femininos Fertilidade Crescimento psicológico importante
4. Onipotência juvenil – a idade dos deuses (meninos – 16 a; meninas- 13, 14a) (mais intensa nos meninos) “verdades” dessa fase: Meninas nunca engravidam; As drogas não viciam; O passado não existe; O futuro é já; Acidentes não acontecem comigo; Para passar de ano: não precisa estudar; Dificuldade de aceitar experiência dos pais; Término da fase: psicológico; depende da maturação e da base anterior
ADOLESCÊNCIA: PERDAS Perda do corpo de criança: Dificuldades e angústia; Ambivalência (orgulhe e vergonha); Ser desastrado; 2 – Perda dos Pais da Infância (imagem que faziam deles) Importância dos pais estarem preparados
3 – Perda da Condição Infantil Conflito e angústia : grandes demais para algumas coisas (brincar....) crianças para outras (sair; dirigir...) Conflito: dependência (ainda perdura) e independência Conflito: pode ter e o que deseja ter Reação mais patológica: furtar Pode ocorrer: fuga para fantasia e para o mundo interior- (Lacerda e Lacerda, 1998)
Tarefa básica: busca da Identidade “Antes que possa abandonar a com êxito a segurança da dependência infantil relativamente aos outros, o adolescente deve ter alguma noção de quem é; para onde está indo e quais são as possibilidades de chegar lá” (Erikson) Querem saber quem são: homem e mulher Querem saber o por quê e para quê da vida. Indecisão: busca de ídolos Formação do esquema –corporal e da auto-imagem (importância do ambiente no desenvolvimento desses conceitos) Necessidade de adultos seguros por perto (apoio)
TENDÊNCIA GRUPAL Importância do grupo – identidade grupal Companheiros – importantes sempre; indispensável na adolescência Aprendizagem e treinamento dos relacionamentos posteriores Comportamentos: mais ou menos “psicopáticos” Passageiros ou permanentes e intensos (risco - cuidado)