UCB – GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Advertisements

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Programa de Ética e Cidadania
Enfª Eliane Velame Santos
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
ASPECTOS ÉTICOS E MORAIS NO CUIDADO
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
SÉCULO XX.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Ética profissional e aspectos legais
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Aspectos Éticos na ação Gerencial do Enfermeiro
ASPECTOS ÉTICOS E MORAIS NO CUIDADO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
ENTRE A TRANSFORMAÇÃO E A PERMANÊNCIA
Comunicação e inteligência empresarial
Política Nacional de Humanização
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
O ingresso na Universidade
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Inquietações, indagações,
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Planejamento do Processo de enfermagem
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Processo do Trabalho em Enfermagem Turma 301 E Profª Mônica I. Wingert
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
Consultoria Empresarial
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
Introdução ao Planejamento
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Gestão de Pessoas.
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Ética Profª: Vanessa Indio 26/04/2017.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Ética.
Revisita ao PPP.
Profa. Dra. Josmarí Pirolo
HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA ATENÇÃO À SAÚDE
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
twitter.com/funasa.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Os constituintes do campo ético
DOCENTE: KÁTIA CRISTINE DE CARVALHO CONSIDERAÇÕES ÉTICO- LEGAIS NA ATUAÇÃO EM EMERGÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

UCB – GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ÉTICA E GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM Profª Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira

Ética “...parte essencial da política da organização e imprescindível para o seu desenvolvimento e crescimento,uma vez que a opção por valores que humanizam o processo de trabalho e a relação com os clientes traz benefícios para a própria empresa e para a sociedade.” (MASSAROLLO e FERNANDES,2005)

Nas instituições de saúde o foco da atenção são pessoas, que necessitam de assistência. A natureza da atividade desenvolvida pode provocar conseqüências irreversíveis ou fatais de executadas sem perícia. Muitas vezes as ações são executadas em situação de risco para os clientes e para os profissionais. Há inúmeras situações de desrespeito ao ser humano profissional – cliente.

Gerenciamento nas instituições de saúde envolve uma dimensão ética a decisão tomada envolve o serviço e os usuários, internos e externos. As decisões gerenciais não são inócuas ou isentas carregam um grande poder de irradiação. As questões éticas são inerentes ao processo administrativo

FUNDAMENTOS PARA AS TOMADAS DE DECISÕES ÉTICAS Dilemas éticos reflexão, ponderação e discussão decisões tomadas mediante análise de cada situação

ÉTICA... “Procura o estabelecimento das razões que justificam “o que deve ser feito”,e não “o que pode ser feito” Pode ser considerada como uma questão de indagação,e nãode normatização do que é certo e do que é errado. ‘Os atos éticos devem ser livres, voluntários e conscientes” (MASSAROLLO e FERNANDES apud RIBEIRO, 1996)

Correntes teóricas de tomada de decisão ética Corrente teleológica - do grego telos, “fim” Juízo de valores se baseia inteiramente nos efeitos produzidos por uma ação Uma ação é considerada desejável ou indesejável em relação às suas conseqüências Pensar que atitude tomar e quais serão as suas conseqüências,é pensar teleologicamente

Corrente deontológica Visa os direitos e deveres do indivíduo e nas intenções associadas a um dado comportamento e não em suas conseqüências As pessoas devem ser tratadas em igual respeito

A ÉTICA E O CONTEXTO DO GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM Gerenciar em enfermagem pressupõe tomada de decisões. O gerente possui autonomia até quanto ? Qual a sua relação com as pessoas e com a política da instituição ? Nos serviços de enfermagem a cultura e o poder da organização condicionam a forma de apreensão e de valoração dos acontecimentos, a partir das relações que se estabelecem no cotidiano. O perfil do gerente e sua postura na tomada de decisões afetam significativamente os resultados dessas decisões. Desafios maiores em mudanças de atitudes,inovações referentes à assistência, ao ensino e a pesquisa.

As questões éticas são influenciadas pelos recursos disponíveis para acessar escolhas. No gerenciamento de enfermagem as questões éticas freqüentemente assumem dualidades entre aquilo que pode ser feito e aquilo que deve ser realizado. É preciso definir prioridades diante da deliberação do que fazer. A reflexão ética da prática profissional é um processo de aprendizagem permanente.

A questão ética reside na necessidade da convicção pessoal e da adesão institucional a valores e princípios. São necessárias medidas administrativas para que esses direitos sejam respeitados. Devem ser identificados, na cultura da instituição, qual o valor dado aos direitos dos usuários dos serviços de saúde. “Na prática profissional, principalmente em instituições hospitalares,o enfermeiro tem diversas oportunidades de facilitar e manifestar o respeito pelos direitos dos pacientes”( TREVISAN et al.,2002)

É necessário que se dê ao cliente autonomia que em alguns momentos, pode gerar uma tomada de decisão em dissonância com a que possivelmente o profissional assumiria. Risco constante de assistência à saúde ser desumanizada e despersonalizada com o crescente desenvolvimento e a incorporação tecnológica. Há a tendência de se tratar a doença e não a pessoa.

Algumas situações de dilema dos profissionais Reflexões éticas Assistência aos pacientes terminais Estabelecimento do limite de introdução de suportes – encaminhar o paciente para a UTI é automático. A conduta de não intervir dificilmente é tomada com tranqüilidade. A preocupação da enfermagem deve ser de manter a dignidade, a tranqüilidade e o alívio do paciente até o final dos seus dias.

Muitas das questões éticas, daquelas que expressam profundos dilemas, não têm uma resposta pronta,para que possa ser encontrada nos códigos de ética ou nas leis, requerendo reflexão e discussão ética que permitam uma tomada de decisão. (MASSAROLLO e FERNANDES apud DAVIS, 1999) Administração de RH,engloba uma dimensão ética e pode representar implicações nessa esfera, quando não aplicados adequadamente.

Considerações finais As questões éticas fazem parte do cotidiano do gerenciamento de enfermagem É necessário que o gerente conheça a situação, o uso dos instrumentos éticos e legais, o reconhecimento de valores, crenças e convicções presentes nas situações. O gerente deve buscar a tomada de decisões respeitando os princípios fundamentados na ética em meio à inúmeras reflexões e discussões éticas no cotidiano da prática profissional. Participar e levar sua equipe a participar sempre, dos processos decisórios.

Referências MASSAROLLO,Maria Cristina Komatsu e FERNANDES, Maria de Fátima Prado. Ética e Gerenciamento em Enfermagem.Cap. 2. p.14-25. in Gerenciamento em Enfermagem. Coor.KURCGANT, Paulina. Guanabara Koogan.2005

Para refletir “ Na luta por melhores condições de vida e trabalho para todos, há certamente um preço a pagar quanto ao futuro. O que fizemos a nós mesmos, com os outros, e pelos outros, jamais será esquecido. Não sendo por tudo isso, ainda seria nossa, por dever do ofício, a obrigação de assumir quaisquer desafios, para assegurar a todos - o direito à assistência de enfermagem.” Carvalho (1980, p.72)