Avalia ç ão da concentra ç ão de a çú cares e do pH em medicamentos pedi á tricos na forma liquida: novo campo de conhecimento para o sistema de vigilância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MONITORAMENTO DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Políticas Públicas e Álcool
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica e PPI da Vigilância em Saúde
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina de Santa Catarina.
Módulo 1. Projeto Farmácias Notificadoras
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
PPP-PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Departamento de Saúde Pública
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR.
Incorporação de Tecnologias pelo Ministério da Saúde
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Revisão de Química Básica Aplicada à Bioquímica III
Epidemiologia e Saúde Ambiental
Ensaios Clínicos.
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
FARMACOPEIA BRASILEIRA
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
SEAC- Escola de Educação Profissional
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
SEAC ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
ETAPAS DE UMA ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA
JANE MARLUZA DOS SANTOS PROF. NILZO MACHADO INFORMÁTICA I SEAC/ EAD
MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE PNAD 2008 SEMINÁRIO PREPARATÓRIO CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Claudia Travassos.
Programa de monitoramento e qualificação de fornecedores
Regulamentação sobre Avaliação Toxicológica dos Produtos de Uso Veterinário Ricardo Velloso.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
MARIA AUXILIADORA ZANIN
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
Estudo retrospectivo para análise da resolutividade e do impacto econômico do tratamento de pacientes com hepatite crônica pelo vírus C no município de.
Atividade2: Ana Paula Pereira de Souza
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Ajudando os prescritores a construir sua lista individualizada de medicamentos Davi Rumel Eugênio Zimmer Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
GESTÃO SANITÁRIA DO AMBIENTE
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
GPROP/DIFRA Dados Quantitativos referentes a Monitoração e Fiscalização de Propaganda – GPROP/ANVISA.
Monitoramento Online das ações de Prevenção das DST/AIDS e assistência às DST na Rede de Atenção Básica do Estado de São Paulo Paula de Oliveira e Sousa.
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Baixa cariogenicidade trealose como substrato
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
O método dos Múltiplos é também conhecido pelo método de avaliação relativa. O valor da empresa pode ser estimado em função dos múltiplos de outras.
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
Farmácia Hospitalar– Farmacovigilância
Análise da embalagem/rótulo e bula do medicamento fitoterápico IMUNO-MAX segundo a Resolução RDC n° 71/2009 e 140/2003, respectivamente Daniele Cardoso¹,
Desenvolvimento de Produtos: aspectos legais
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Carboidratos.
Transcrição da apresentação:

Avalia ç ão da concentra ç ão de a çú cares e do pH em medicamentos pedi á tricos na forma liquida: novo campo de conhecimento para o sistema de vigilância sanit á ria. Pesquisadores: Profa Dra. Karen Glazer Peres (coordenadora) Profa Dra. Roseane Fett Prof Dr. Marco Aurélio Peres Msc. Alexandra Crispim Boing

Modelo explicativo para cárie dentária Condições socioeconômicas Comportamento Fatores proximais Cárie dentária SACAROSE

Meios de Consumo da Sacarose DIETA MEDICAMENTOS INFANTIS NA FORMA LÍQUIDA

Metodologia Fase I – Definição dos medicamentos a serem analisados; Fase II – Comparação da relação de medicamentos fornecidos pela IMS e por 18 farmácias de Florianópolis; Fase III – Análise Laboratorial – Concentração de açúcares e pH. Método de análise volumétrica Lane-Eynon (AOAC, 1996);

Metodologia Fase IV – Análise de bulas e Fase V – Análise de dados.

Resultados Presença de açúcar(65,9)(34,1) Sim Redutores(20,7) - Não Redutores(58,6) - Redutores e Não Redutores(20,7) - Sim n (%) Não n (%)

Resultados Sim n (%) Não n (%) pH Ácido(90,9)a Neutro-a Básico(9,1)a Informações da bula Advertência-(100) pH-(100) Açúcar(52,3)(47,7)

Impactos do Projeto Contribuição para o conhecimento sobre as características da composição dos medicamentos infantis de uso crônico utilizados na forma líquida, especialmente no que se refere à concentração de açucares e o pH dos mesmos. Subsídios para implantação de leis que regulam a produção e venda de medicamentos infantis. Evidências para incrementar a produção de medicamentos infantis com açúcares alternativos.

Aplicabilidade para o SUS Ação de prevenção tendo em vista a abordagem de fatores de risco comuns a diferentes problemas de saúde (Cárie dentária, diabetes, dentre outros) Controle e regulamentação da quantidade e presença de açúcares nos medicamentos, pelo Sistema de Vigilância Sanitária e de seu órgão competente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).