ABPI Associação Brasileira da Propriedade Intelectual Fundada em 16 de agosto de 1963.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário 10 Anos do TRIPS Maristela Basso Professora da USP IDCID.
Advertisements

Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
O que é patenteável? A invenção que atenda aos requisitos de:
Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
Profa. Adriana Diaféria
Fase antecedente do Registro para Medicamentos Similares
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
O Impacto da Propriedade Intelectual no Acesso a Medicamentos
Propriedade Industrial e Meio Ambiente: As Patentes Verdes
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PROPRIEDADE INTELECTUAL NA GESTÃO DA QUALIDADE
Anuência Prévia Patentes de Processos e Produtos Farmacêuticos
Audiência Pública - Projeto de Lei nº 2.511/07 e 3.995/2008 Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio - Câmara dos Deputados, Brasília,
COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO AUDIÊNCIA PÚBLICA PL 3709/2008 Jorge Raimundo, OBE Presidente do Conselho Consultivo da INTERFARMA.
Apresentação à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados Jorge Avila 27/06/2012.
MEDICAMENTOS GENÉRICOS
II FORUM NACIONAL DE PATENTES E MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO BRASIL: PATENTE COMO ALAVANCA PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Brasília / Maio 2010.
Quem são as pessoas com deficiência?
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Direito e informática F Histórico F Definições F Generalidades F Considerações.
Patentes Biotecnológicas
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Propriedade Intelectual
© 2005 Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados. Formas de proteção de software Maria Moura Malburg
As possibilidades da Atividade inventiva no Brasil
O que é PROPRIEDADE INTELECTUAL?
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
Orientações sobre usabilidade
NIT-BIO COMO VALIDAR O RESUMO? Contratos e Patentes Cíntia Reis Costa
TRABALHO 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
NOTIFICAÇÕES DE REAÇÕES TRANFUSIONAIS
Propriedade Industrial
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
04 de Dezembro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
Patentes II Treinamento em Propriedade Intelectual
Título Professora: SILVIA HELENA RIGATTO
NAF/FIOCRUZ Oliveira, MA, 2006 Implementação do Acordo TRIPS da OMC em países da América Latina e Caribe Implementação do Acordo TRIPS da OMC em países.
SEMINÁRIO “Patentes Pipeline e Acesso a Medicamentos” PALESTRA A Anuência Prévia da Anvisa e as Patentes Pipeline. Luis Carlos Wanderley Lima COORDENAÇÃO.
Seminário sobre Economia da Saúde em HIV/AIDS
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Fórum Latino Americano da Indústria Farmacêutica 2013 Cartagena Colômbia ANTONIO CARLOS DA COSTA.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Marcas & Patentes Lei da Propriedade Industrial -
Regulação de fito e toxiterápicos e o uso da biodiversidade brasileira.
Barreiras ao acesso a novos produtos para saúde Proteção a dados de testes e PI 8º EniFarMed, 09 de setembro de 2014, São Paulo.
A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias.
Propriedade Industrial e Medicamentos
Propriedade Industrial
Concessão de Patentes na Área de Biotecnologia no Brasil
Isabel Morgado A PROTECÇÃO DAS INVENÇÕES EM A Propriedade Industrial e a Competitividade das Organizações
A Proteção da Propriedade Industrial e o Empreendedorismo Tecnológico.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO E ONDE PESQUISAR ARTIGOS E PATENTES Renato Turchet Setembro/2005
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
RRenato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
PATENTE TÍTULO CONCEDIDO PELO ESTADO
Pesquisa pré – clínica e clínica
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 05 – PATENTES (PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS AO TITULAR E LIMITAÇÕES). Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito.
Aula 14 – Direito da Propriedade Industrial Prof. Victor Ventura
A Propriedade Intelectual na Avaliação dos Modelos de Negócios Jorge de Paula Costa Avila XVII REPICT Rio de Janeiro 2015.
PROPRIEDADE INDUSTRIAL
A Economia do Conhecimento, o Comércio Multilateral e o Brasil Campinas, 19/12/05 CNPM - Embrapa.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio - CDEIC Brasília, 19 de novembro de 2014 Audiência Pública – PL 4961/2005.
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
A udiência Pública para debater o PL 4961/2005 Leonor Magalhães Galvão Co-Coordenadora da Comissão de Estudos de Biotecnologia da ABPI Câmara dos Deputados.
© 2007 Instituto Dannemann Siemsen de Estudos de Propriedade Intelectual. Todos os direitos reservados. Patentes de revalidação ou “pipeline” Gustavo.
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

ABPI Associação Brasileira da Propriedade Intelectual Fundada em 16 de agosto de 1963

Principais Legislações Consideradas Convenção da União de Paris (CUP) TRIPS – Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio Lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial - LPI)

Requisitos de Patenteabilidade Requisitos para avaliação durante exame técnico: -Novidade -Atividade Inventiva -Aplicação Industrial -Suficiência Descritiva

Invenções de Novos Usos Patentes de uso já fazem parte da prática jurídica nacional e internacional Um grande número de invenções em várias áreas tecnológicas distintas se referem a novos usos ou aplicações Invenções de novos usos de meios ou componentes conhecidos não são um privilégio da área farmacêutica

Invenções de Novos Usos Uma invenção de um novo uso médico não é necessariamente um evento previsível ou uma decorrência espontânea do uso anterior e já conhecido Trata-se de evento novo e inesperado aplicável em situações especificas e particulares; resultado de esforço intelectual e financeiro

Invenções de Novos Usos Medicamentos com uma nova indicação (novo uso médico) são considerados como novos produtos para efeitos de comprovação de eficácia e segurança ( Medicamentos – Pesquisa Clinica – Considerações e Definições)

Invenções de Novos Usos Uma patente de segundo uso médico protege o medicamento final somente com aquela determinada indicação terapêutica – não há extensão de proteção de uma patente anterior

Polimorfos Também devem ser considerados patenteáveis desde que preencham os requisitos de patenteabilidade e o pedido de patente contenha descrição suficiente para caracterizar a nova forma do composto

Obrigada FIM