REDAÇÃO
Texto é ... “unidade complexa de significação”. (ORLANDI apud MEDEIROS, 2006, p. 123) “um tecido verbal estruturado de tal forma que as idéias formam um todo coeso, uno e coerente”(MEDEIROS, 2006, p. 123) “o lugar , o centro comum que se faz no processo de interação entre falante e ouvinte, autor e leitor.” (ORLANDI apud MEDEIROS, 2006, p. 123)
Tipologia de textos Contos Bulas de remédio Artigos de opinião NARRATIVO DESCRITIVO DISSERTATIVO/ ARGUMENTATIVO Contos Bulas de remédio Artigos de opinião Crônicas Manuais de Instrução Artigos científicos Fábulas Biografias Reportagens Lendas Descrições de cenários Relatórios Poemas Descrições de personagens Monografias, dissertações e teses Notícias Romances. Anúncios , classificados. Textos informativos, em geral.
Conversar é uma boa forma de criar idéias; Esforço: Criar idéias Conversar é uma boa forma de criar idéias; Assistir filmes e telejornais, também; Ler revistas, jornais... é a melhor delas!
Técnica 1 – Planejar o texto 1. Delimitar o tema (onde quero chegar?) Tema: Vestibular Delimitação: O estresse do vestibular 2. Objetivo: analisar as causas do estresse do vestibular demonstrando que ele decorre da falta de planejamento. 3. Como desenvolver? (argumentos a serem usados para convencer o leitor) 4. Concluir: (retomar o tema/objetivo) Delimitar um aspecto acerca do tema proposto é importante para uma boa abordagem do assunto, seja na produção de um texto dissertativo, de uma monografia, de uma dissertação ou tese. Não se poderá fazer uma análise aprofundada se o tema for amplo, por isso é importante delimitar o tema a ser tratado.
ESCREVER É PENSAR O texto é formado por parágrafos. Trata-se dos blocos mais ou menos do mesmo tamanho que desenvolvem uma idéia. O leitor e o autor sabem que cada parágrafo aborda um aspecto de tema. Fica fácil descobri-lo...
TÉCNICA 2 – RESPEITAR A ESTRUTURA BÁSICA DO TEXTO Todo trabalho dissertativo deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Então ele deve ter, no mínimo, 3 parágrafos!
INTRODUÇÃO Apresenta o assunto, delimita-o apontando a ênfase ou abordagem do problema /tese a ser defendida.
DESENVOLVIMENTO Essa parte é constituída de quantos parágrafos forem necessários para desenvolver o tema. Cada parágrafo deve desenvolver um argumento sobre a tese.
CONCLUSÃO Retoma a tese/problema apresentado na introdução e responde-o.
CARACTERÍSTICAS O texto deve ser sempre bem claro, conciso e objetivo. A coerência é um aspecto de grande importância para a eficiência de uma dissertação, pois não deve haver pormenores excessivos ou explicações desnecessárias. Todas as idéias apresentadas devem ser relevantes para o tema proposto e relacionadas diretamente a ele.
CARACTERÍSTICAS Os argumentos usados para defender a tese devem ter base científica., linguagem técnica, sem achismos... A boa notícia é..... Existem técnicas para desenvolver parágrafos argumentativos!
TÉCNICA 3 Usar adequadamente os diferentes recursos argumentativos no desenvolvimento dos parágrafos.
Parágrafo dissertativo Tópico frasal (tese ou idéia chave defendida) Desenvolvimento (por meio de diferentes recursos) Conclusão (link para o próximo parágrafo)
Parágrafo dissertativo 2. Desenvolvimento - A idéia central do parágrafo é desenvolvida por meio de outros períodos que a explicam ou detalham. Pode ser desenvolvido por meio de: exemplificação, enumeração, razão, descrição, confronto, análise ...
Exemplo Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado.
Exemplo Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado.
O tópico frasal (O peão monta e governa os cavalos sem maltratá- los) é uma enunciação argumentável, afirmação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou apresentar um raciocínio completo.
Assim, o tópico frasal é enunciação, supõe desdobramento ou explicação: O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. (confronto) Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado. (razão)
DESENVOLVA O SEGUINTE TÓPICO FRASAL O uso de sacolas reutilizáveis, para transportar compras, é hoje uma necessidade ambiental e social. .... PROFª MS. LINA MARIA GONÇALVES