Emmanuel Zagury Tourinho Antonio Virgílio Bittencourt Bastos.

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Itens mais relevantes da Ficha
Distribuição e movimentação dos PPGs na escala de conceitos
Transcrição da apresentação:

Emmanuel Zagury Tourinho Antonio Virgílio Bittencourt Bastos

 Ficha nova elaborada no triênio anterior e aplicada pela primeira vez.  Estudo Estatístico revelou que 7 (ou 5) itens são os mais relevantes para a atribuição da nota (pelo menos, para 82% dos Programas).  CTC anterior designou Comissão para estudar o assunto.

 3.4) Orientações de teses e dissertações concluídas no período de avaliação em relação ao corpo docente permanente e à dimensão do corpo discente;  3.5) Participação de discentes autores da pós- graduação e da graduação na produção científica do programa;  3.7) Qualidade das Teses e Dissertações: Teses e Dissertações vinculadas a publicações;

 4.2) Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente do Programa;  4.5) Outras produções consideradas relevantes (produção, técnica, patentes, produtos etc.);  4.7) Publicações qualificadas do Programa por docente permanente;  5.5) Inserção e impacto regional e (ou) nacional do programa.

 Coordenadores de Área.  2 reuniões.  Relatório: conjunto de propostas que dizem respeito principalmente aos itens e à ponderação dos Quesitos.

 I – Proposta do Programa (sem atribuição de peso).  II - Corpo Docente (peso 30%).  III – Corpo Discente, Teses e Dissertações (peso 30%).  IV – Produção Intelectual (peso 30%).  V – Inserção Social (peso 10%).  VI – Critérios para o 6 e 7.  Qualidade dos Dados.  Apreciação.  Complementos.

 Revisão, supressão ou fusão de alguns itens.  Alterar pesos dos Quesitos II (C. Docente), III (Corpo Discente, Teses e Dissertações) e IV (Produção Intelectual).

 I – Proposta do Programa (sem atribuição de peso).  II - Corpo Docente (peso 20%).  III – Corpo Discente, Teses e Dissertações (peso 35%).  IV – Produção Intelectual (peso 35%).  V – Inserção Social (peso 10%).  VI – Critérios para o 6 e 7.  Qualidade dos Dados.  Apreciação.  Complementos.

 Três conjuntos de itens: a) relacionados a condições mínimas; b) relacionados com a classificação; e c) relacionados com a avaliação continuada.

 Três momentos da avaliação: a) aferição das pré-condições; b) classificação preliminar com base nos 7 (ou 5) itens mais relevantes, usando o SIR; c) avaliação qualitativa e classificação do Programa.

 Discussão pelas áreas.  Análise do estudo do Ricardo e da proposta da Comissão.  Valorização dos itens que correspondem a resultados e que se mostraram mais relevantes.

 Leitura dos documentos pelos Programas.  Encaminhamento de sugestões até 30/05.