Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Estratégica
Advertisements

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Matriz BCG A empresa norte-americana de consultoria gerencial, a Boston Consulting Group, desenvolveu, em  um “modelo” que, em tese, permite classificar.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
O Planejamento Estratégico e O Processo de Marketing
Comunicação Integrada de Marketing
Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein
Administração Estratégica
Marketing Estratégico
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
Planejamento de Marketing
ADM 1280 – A01 FUNDAMENTOS DE MARKETING Planejamento e Estratégias
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Prof. Antonio Carlos Guil
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Etapas do Planejamento Estratégico
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Estratégias do agronegócio
Planejamento Estratégico de Marketing Orientado para o Mercado
Glossário de Marketing
Planejamento estratégico
MATRIZ BCG.
PLANO DE NEGÓCIO.
Prof. Jorge Mendes de Sousa
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Análise SWOT Matriz BCG
Diagnóstico organizacional
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
PE – Aula 8: Matriz BCG e Matriz GE
Planejamento estratégico.
Processo de Administração de Mkt Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353 Diego Bolsi Martins
Planejamento Estratégico
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Planejamento e estratégia
Administração estratégica de marketing
Planejamento Estratégico
Estratégia Organizacional
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Planejamento de Marketing
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Planejamento e Estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Marketing Carlos Freire –
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Modelos de Estratégias de Crescimento
Aula 7-Planejamento Estratégico
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado 1. Conceito: - “Processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação viável entre os objetivos, experiências e recursos da organização e suas oportunidades em um mercado continuamente mutante. O propósito é moldar e remoldar negócios e produtos com o objetivo de crescimento e lucro.”

Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado 2. Ciclo: Planejamento (Corporativo, divisional, do negócio e do produto) Implementação (Organização e implementação) Controle (mensuração dos resultados, diagnóstico dos resultados e adoção de ações corretivas)

Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado 3. Principais atividades: Definição da missão corporativa (negócio, consumidores, história, preferências dos proprietários, ambiente, recursos, competências distintas) Estabelecimento das UENs Alocação de recursos Planejamento de novos negócios

Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado 3.3 - Alocação de Recursos a cada UEN: Enfoque Matriz BCG (crescimento e participação de mercado) Oportunidades: negócios em mercados de alta taxa de crescimento, mas com baixa participação relativa de mercado; Estrelas: negócios considerados oportunidades que foram bem sucedidos (líder de mercado) Geradores de Caixa: utilizado para manter oportunidades, estrelas e abacaxi viáveis. Abacaxis: Baixa participação de mercado em mercados de baixo crescimento.

Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado 4. Análise do Ambiente Externo: Oportunidades de Marketing: é uma área de necessidade onde a empresa pode atuar rentavelmente (atratividade, probabilidade de sucesso) Ameaças: é um desafio atribuído a uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de ação de marketing defensiva, deterioração das vendas ou dos lucros.

Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado 5. Formulação de Estratégias: Liderança total em custos - Empresas devem ser fortes no processo produtivo e distribuição e não necessitam muita experiência em marketing. Diferenciação - Empresa busca superior em uma importante área de benefício para o consumidor. Foco - Aborda um ou mais segmentos de mercados menores, em vez de um grande mercado.

Planejamento de Marketing 1. O Plano de Marketing: Plano Estratégico de Marketing: desenvolve os objetivos e estratégias amplas de marketing baseados na análise da situação e das oportunidades atuais do mercado. Plano Tático de Marketing: delineia táticas específicas de marketing para o período (composto de marketing)

Planejamento de Marketing 2. O Processo de Marketing: Análise de oportunidades, pesquisa e seleção de mercados-alvo, preparação de estratégias, planejamento de programas e organização e implementação e controle do esforço de marketing. Processo de entrega de Valor através do S.A.P. (Segmentação, Mercado-Alvo e Posicionamento)

Planejamento de Marketing 3. Conteúdo do Plano de Marketing: Sumário Executivo (breve resumo do plano) Situação atual de marketing (mercado, produto, concorrência, distribuição e macroambiente). Análise de Oportunidades e Assuntos (PFOA e Assuntos relativos ao produto) Estratégia de marketing (abordagens para atingir os objetivos) Programas de Ação (O quê? Quem? Quando? e Quanto custará?) Demonstrativo de Resultado Projetado Controles