Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governança Corporativa
Advertisements

Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
Governança corporativa
Abertura de capital CONDIÇÕES PARA QUE A EMPRESA POSSA MANTER SUA CONDIÇÃO DE COMPANHIA ABERTA E NEGOCIADA EM BOLSA: Relatório da administração, demonstrações.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Visão Geral da Administração Financeira
Introdução à Finanças FINANÇAS:
Governança Corporativa – Foco no Máximo Retorno dos Proprietários
Conceitos de Governança Corporativa
Organização, Método & Ambiente A3
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
Regulação do mercado de valores mobiliários Onde estamos: Onde estamos: Por que é importante para o Estado regular o mercado de valores mobiliários? Por.
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO
“Investimentos – Parte 2 ”
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:

GC no Brasil: Problemas e Perspectivas
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Conflito de Interesses
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
Governança Corporativa
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
Governança Corporativa
GTI Claudia Salles Haddad
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Lavratti.com Mercado de capitais Títulos; Instituições; Principais índices; Direitos das ações; Mercado de ações e derivativos; Debêntures; Análise do.
Fontes de Financiamento
Introdução: Conceitos

Bruno Sardinha Carlos Oliveira Victor Braga
Empresa Estatal e Governança Corporativa
A Governança Corporativa
Gestão de Responsabilidade Social II
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
COMPANHIAS ABERTAS ABERTAS Conselho de administração profissional Minoritários no Conselho - liberal Conselho formal e decisivo Conselho de família – Family.
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
SOCIEDADE ANÔNIMA PROF. WILIAM CARVALHO. -C.S. DIVIDIDO EM AÇÕES -SOCIE// CAPITAL NÃO DE PESSOAS -RESPONSABILIDADE LIMITADA À SUBSCRIÇÃO OU AQUISIÇÃO.
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
AULA 10 – Governança Corporativa e Sustentabilidade
Objetivos de Aprendizagem
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Tópicos Contemporâneos de Administração
PRECEDENTES AO ESTÁGIO LEGAL CONTEMPORÂNEO PROF. WILIAM CARVALHO.
Mercado do Títulos Público
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
GOVERNANÇA CORPORATIVA
BOVESPA MAIS: “Pavimentando o caminho das futuras blue chips do mercado acionário”
Engenharia de Produção- Facamp Introdução à Administração Nascimento da grande empresa comercial Outubro de 1893 – peça teatral contando as vantagens e.
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
“ O papel e o ambiente da Administração Financeira”
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Governança Corporativa
Governança Corporativa
Análise das Demonstrações Contábeis
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Sociedade Anônima Características
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
O ciclo de vida de uma empresa A maioria das empresas começa suas atividades como uma sociedade limitada. Na sequência, conforme cresce, pode tornar-se.
Bolsa de valores 1 O mercado da bolsa de valores é aquele em que se compram e vendem valores mobiliários através das instituições do sistema de distribuição.
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
Governança Corporativa. Origem da Governança Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram.
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Transcrição da apresentação:

lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização; Os acionistas (shareholders); Os demais interessados (stakeholders): clientes, funcionários, fornecedores e comunidade. As partes envolvidas (acionistas e gestores) nem sempre dispõem das mesmas informações ou interesses. No Brasil, os princípios de governança corporativa ajudaram a criar: a)Nova Lei das S.A.; b)Novo Código Civil; c)Lei da Parceria-Público-Privada; d)Lei da Recuperação de Empresas; e)Novo Mercado (BOVESPA). BORGES, Luiz F. X.; SERRÃO, Carlos Fernando B. Aspectos de governança corporativa moderna no Brasil.

lavratti.com Slide 2/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), governança corporativa é um conjunto de práticas que tem por finalidade otimizar o desempenho de uma companhia ao proteger todas as partes interessadas, tais como investidores, empregados e credores, facilitando o acesso ao capital. Quando os interesses são conflitantes, pode haver um comportamento oportunista, em que o administrador preocupa-se mais com a sua riqueza pessoal do que com a maximização da riqueza dos proprietários. Os modelos de governança corporativa variam de acordo com os locais onde são aplicados: a)Estados Unidos e Reino Unido: cada empresa tem muitos acionistas, que negociam as suas partes nas bolsas de valores. Há muita transparência e as informações são constantes. O uso de informações privilegiadas é bastante observado. O objetivo da administração é aumentar o valor para o acionista. b)Alemanha e Japão: há maior concentração de propriedade e menor liquidez de ativos. As informações são buscadas na administração, quando os investidores desejarem. Há um equilíbrio de interesses. c)Outros países: as propriedades familiares formam a maioria. BORGES, Luiz F. X.; SERRÃO, Carlos Fernando B. Aspectos de governança corporativa moderna no Brasil.

lavratti.com Slide 3/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa O que motivou o aparecimento da governança corporativa em alguns países: a)Crises financeiras; b)Pressão dos fundos de pensão e dos fundos de investimento; c)Grandes escândalos financeiros; d)Pressão de organismos privados. BORGES, Luiz F. X.; SERRÃO, Carlos Fernando B. Aspectos de governança corporativa moderna no Brasil.

lavratti.com Slide 4/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa No Brasil, a Lei das Sociedades Anônimas, de 1976, separou o conselho de administração e a diretoria e também estabeleceu que haverá: a)Proteção ao acionista minoritário; b)Responsabilização do acionista controlador; c)Ampla diversificação dos instrumentos de fiscalização postos à disposição dos acionistas; d)Diferenciação entre companhia aberta e companhia fechada; e)Definição dos interesses fundamentais que a sociedade anônima representa. Dois fatores observados ultimamente em relação às grandes empresas brasileiras não- financeiras: a)Aumento da participação de estrangeiros na sociedade; b)Redução do controle por parte das famílias. Percebe-se uma clara diminuição na visão tradicional de que “quem não é dono de tudo não é dono de nada”. BORGES, Luiz F. X.; SERRÃO, Carlos Fernando B. Aspectos de governança corporativa moderna no Brasil.

lavratti.com Slide 5/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa Principais irregularidades praticadas pela administração: Criação de condições artificiais de demanda; Pareceres de auditoria irregulares; Utilização de informação privilegiada na negociação de ações; Alienação de controle sem a realização de oferta pública para a compra de ações ordinárias (tag along); Abuso de poder do acionista controlador pela concessão de empréstimos a empresas coligadas sem a cobrança de encargos financeiros; Descumprimento dos prazos para a publicação de demonstrações financeiras e para a realização de assembleias gerais; Infringência do dever de informar dos administradores em operações com base em informação privilegiada, não disponível ao público investidor; Elaboração, auditoria, divulgação das demonstrações financeiras (pelos próprios administradores). BORGES, Luiz F. X.; SERRÃO, Carlos Fernando B. Aspectos de governança corporativa moderna no Brasil.

lavratti.com Slide 6/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa BORGES, Luiz F. X.; SERRÃO, Carlos Fernando B. Aspectos de governança corporativa moderna no Brasil.