Fundamentos do Comércio Exterior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parte 3 Revisão Importação.
Advertisements

DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Edna Santos.
Teoria e Pratica Cambial II 8º Semestre - Administração
15 SISCOMEX DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS, ECONÔMICOS OU SUSPENSIVOS
Prof. Angello Reggio Neto
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Aduaneiros de Importação
Legislação de DB Vilma Lima.
Prof. Angello Reggio Neto
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
RADAR Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros Investigações e controle das operações de comércio exterior visando.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR SISCOMEX.
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Controle Administrativo no Comércio Exterior
Documentos Integrantes
Procedimentos Aduaneiros na Importação
Empresa Através de seu diretor o Sr. Robinson Collado, Despachante Aduaneiro que a mais de quinze anos desenvolve no mercado um trabalho sério e comprometido,
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Siscomex Exportação e a NF-e
Conhecendo a Carga Aérea Internacional.
EXPORTAÇÃO. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR.
1 Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) 27/04/2010.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID
“Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé)
Sistemática de Importação e Exportação
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
TRATAMENTO ADMINISTRATIVO DAS IMPORTAÇÕES “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil
EXPORTAÇÃO/IMPORTAÇÃO
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
EXPORTAÇÃO/IMPORTAÇÃO
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Pagamento do Imposto
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Despacho Aduaneiro.
As operações de importação envolvem:
Importação e Exportação
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Selma Maria da Silva.
_________________________
DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
4 – SIST INFO COMEX.
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
Controle administrativo no comércio exterior
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
Facilitação de Comércio Exterior
Portal Único de Comércio Exterior
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
CURSO DE DRAWBACK INTEGRADO NOÇÕES GERAIS DE COMÉRCIO EXTERIOR
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
LICENCIAMENTO DE IMPORTAÇÃO
Tributos Internacionais
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo.
SUBSECRETARIA DE ADUANA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
Registro no RADAR (SRF)  Ambiente de Registro e Rastreamento dos Intervenientes Aduaneiros. Habilitação na Secretaria da Receita Federal – Pessoa física.
Imposto de Importação – II e Imposto de Exportação – IE Prof. Livia Leite Baron Gonzaga 23/10/2007.
SICOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior  Instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações.
LOGÍSTICO INTERNACIONAL AULA 5 PLT Cap. 6 PLT 392 Pagina 104 à 130.
INTCEX IMPORTAÇÃO. REGISTRO DE IMPORTADOR As operações de importação somente poderão ser efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que estiverem inscritas.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Regimes aduaneiros especiais e atípicos
Transcrição da apresentação:

Fundamentos do Comércio Exterior Prof.ª Juliana França

ESTRUTURA BRASILEIRA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR AULA PASSADA ESTRUTURA BRASILEIRA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR

Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior Criado em 25 de setembro de 1992, é um sistema informatizado que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle do comércio exterior, mediante um fluxo único e computadorizado de informações.   Os sistemas de informatização das operações de exportações e importação foram implantados, respectivamente, em 1993 e 1997. Desde então, para todos os fins e efeitos legais, as licenças de exportação e importação e outros documentos pertinentes vem sendo substituídos por registros eletrônicos. Todos os importadores, exportadores ou agentes credenciados têm à sua disposição um software Siscomex, com interface gráfica, para formulação dos documentos eletrônicos de importação e respectivas transmissões para o computador central.

DESPACHOS ADUANEIROS Despacho Aduaneiro de Mercadorias Tem por finalidade verificar a exatidão dos dados declarados pelo exportador ou importador em relação à mercadoria exportada ou importada, aos documentos apresentados e à legislação vigente, com vistas ao desembaraço. Em virtude do desembaraço é autorizada a saída da mercadoria para o exterior, no caso de exportação, ou a entrega da mercadoria ao importador, no caso de importação. É processado com base em declaração formulada pelo exportador ou importador e são calculados os tributos devidos e efetuados os controles administrativos e o controle cambial das operações de comércio exterior. A maioria das mercadorias exportadas ou importadas é submetida ao despacho aduaneiro comum de exportação ou importação, entretanto, em algumas situações, o interessado pode optar pelo despacho aduaneiro simplificado.

DESPACHOS ADUANEIROS Despacho Aduaneiro com Registro no Siscomex Em regra geral, o despacho aduaneiro é processado no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), após o interessado providenciar a sua habilitação para utilizar o Siscomex. O Siscomex integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior do Brasil, mediante fluxo único e computadorizado de informações. No entanto, existem exceções, em razão da natureza da mercadoria, da operação e/ou da qualidade do exportador ou importador, quando é realizado o processamento do despacho aduaneiro sem registro no sistema. Por intermédio do Siscomex, as operações de exportação e importação são registradas e, em seguida, analisadas em tempo real pelos órgãos gestores do sistema, que são a Secretaria da Receita Federal (SRF), a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e o Banco Central do Brasil (BACEN).

O Siscomex permite tanto aos órgãos gestores quanto aos demais órgãos e entidades de governo que intervêm no comércio exterior como anuente de algumas operações (controle administrativo), acompanhar, controlar e também interferir no processo de saída de produtos do país ou na sua entrada. Para processar suas operações de exportação e importação, o interessado pode ter acesso ao Siscomex, diretamente, a partir de seu próprio estabelecimento, no caso das empresas, desde que disponham dos necessários equipamentos e condições de acesso, utilizar despachantes aduaneiros credenciados no Siscomex ou, ainda, utilizar a rede de computadores colocada à disposição dos usuários pela SRF (salas de contribuintes). Para registro das operações de comércio exterior no Siscomex, em razão da natureza da operação, da mercadoria e/ou da qualidade do exportador ou importador, podem-se utilizar as declarações de exportação e importação comum ou simplificada (DE e DI ou DSE e DSI). DESPACHOS ADUANEIROS 

DESPACHOS ADUANEIROS Despacho Aduaneiro sem Registro no Siscomex Em determinadas situações, o despacho aduaneiro pode ser realizado sem registro no Siscomex, por meio de formulários próprios específicos para cada caso, em razão da natureza da mercadoria, da operação e/ou da qualidade do interveniente. Para os casos previstos tais como importações realizadas por representações diplomáticas, amostras sem valor comercial e bens destinados a ajuda humanitária, são utilizados os formulários para declaração simplificada de exportação ou de importação (DSE-Formulário e DSI-Formulário), constantes dos anexos daquela instrução normativa.

DESPACHOS ADUANEIROS  Em algumas situações, também podem ser utilizados formulários específicos para o despacho aduaneiro de bens que serão submetidos ao regime Especial de Admissão Temporária, como, por exemplo, em eventos internacionais realizados no Brasil, assim como de bens a serem submetidos ao Regime Especial de Exportação temporária.

DESPACHOS ADUANEIROS Desembaraço aduaneiro É a etapa final do despacho aduaneiro de importação. Consiste na liberação da mercadoria para o importador e da emissão do Comprovante de Importação (CI), documento comprobatório do processo de nacionalização da mercadoria. Fonte: Ministério da fazenda – Receita Federal

PRÓXIMA AULA 13/09 Pesquisar e apresentar os Regimes Aduaneiros Especiais: principais regimes e seu significado prático para as atividades de Comércio internacional Admissão Temporária Áreas de Livre Comércio Depósito Afiançado Depósito Alfandegado Certificado Depósito Especial Depósito Franco Drawback Entreposto Aduaneiro Exportação Temporária Exportação Temporária para aperfeiçoamento passivo Loja Franca Recof Recom Repetro Repex Transito Aduaneiro