CAPACIDADE DE SUPORTAR RISCOS Equipe: Camila Sobral Hedirlan Arruda Joseanny Karla Maria Josiana Walter Teixeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Projeto - Plano de Negócios
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
Recrutamento, Seleção e integração
Sistema de Informação Gerencial
Políticas de Investimentos
Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein
Administração Estratégica
Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3
Aula 5 – Administração de Marketing
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
Gestão de Projetos.
FINANÇAS CORPORATIVAS: CURTO E LONGO PRAZOS
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
A Construção do Plano de Negócio
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Universidade Federal Fluminense
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Microeconomia A III Prof
Metodologia de Gestão de Projetos
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
Copyright © 2004 South-Western 27 As Ferramentas Básicas das Finanças.
Projeto: Capacitação em GP
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Desafios gerenciais Aula 4.
A importância do Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Lavratti.com Slide 1/6 Teoria Geral da Administração Administração Administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Consultoria Empresarial
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Planejamento Estratégico
Business Intelligence
Controle Orçamentário Gerencial
Capítulo 5Slide 1 Introdução Fazer escolhas na ausência de incerteza não envolve grandes dificuldades. Como devemos escolher quando certas variáveis, como.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Abordagem Sociotécnica
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Administração
Administração Mercadológica IV
Disciplina: Controladoria
Sistema de Informações Gerenciais
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Processos Decisórios Aula Apresentação do Plano de Ensino. 2. Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Processos Decisórios A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador.
Contabilidade Gerencial
Resultados 4T de Fevereiro de DESTAQUES 4T13 2 O Volume de Vendas somou 29,9 mil toneladas, um crescimento de 20,2% em relação mesmo período.
Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira Curso de Administração de Empresas 6º e 7º semestres Aula 5.
CAPACIDADE DE SUPORTAR RISCOS
Transcrição da apresentação:

CAPACIDADE DE SUPORTAR RISCOS Equipe: Camila Sobral Hedirlan Arruda Joseanny Karla Maria Josiana Walter Teixeira

CAPACIDADE DE SUPORTAR RISCOS Decisões Administrativas Envolver-se com um problema e tomar decisão é arriscado. Envolver-se com um problema e tomar decisão é arriscado. É um desafio porque a maioria das decisões administrativas ensejam risco, incerteza e conflito. É um desafio porque a maioria das decisões administrativas ensejam risco, incerteza e conflito.

CAPACIDADE DE SUPORTAR RISCOS Decisão pessoal Decisão pessoal Avaliar as duas alternativas e os dois possíveis resultados: sucesso e fracasso Avaliar as duas alternativas e os dois possíveis resultados: sucesso e fracasso Característica pessoal Característica pessoal Quando se estima a probabilidade de várias conseqüências, mas ainda não se sabe com certeza o que irá acontecer, estás diante de risco. Risco existe quando a probabilidade de uma ação ser bem-sucedida é menor que 100%.

RISCO NA ÁREA FINANCEIRA Árvores de Decisão: São diagramas que permitem representar e avaliar problemas que envolvem decisões seqüenciais, colocando em destaque os riscos e os resultados financeiros identificados nos diversos cursos de ação.

RISCO NA ÁREA FINANCEIRA Para o caso da Cia. Tree, há as seguintes possíveis decisões: D 1 = não aceitar o contrato de exportação D 2 = aceitar o contrato de exportação D 3 = reduzir a oferta de produtos no mercado interno D 4 = implementar novos investimentos para elevar a produção

RISCO NA ÁREA FINANCEIRA Os eventos possíveis sobre os quais a empresa demonstra incerteza são os seguintes: E 1 = não ocorre a recuperação do mercado interno E 2 = ocorre a recuperação do mercado interno, exigindo maior capacidade de oferta de produtos da Tree E 3 = perda de participação de vendas no mercado interno é considerada rapidamente recuperável, não impondo reduções relevantes nos resultados financeiros E 4 = perda de participação de vendas no mercado interno exige esforço de vários anos e sacrifício da margem de lucro

RISCO NA ÁREA FINANCEIRA

Ponto 2 (Decisão de não aceitar o contrato): Ponto 2 (Decisão de não aceitar o contrato): Valor esperado = (0,50 x $ ) + (0,50 x $ ) = $ /ano Valor esperado = (0,50 x $ ) + (0,50 x $ ) = $ /ano Ponto 5 (Decisão de reduzir vendas internas): Ponto 5 (Decisão de reduzir vendas internas): Valor esperado = (0,40 x 0) + (0,60) x (- $ ) = - $ /ano Valor esperado = (0,40 x 0) + (0,60) x (- $ ) = - $ /ano Ponto 4 (Decisão para o evento Mercado cresce): Ponto 4 (Decisão para o evento Mercado cresce): Nesse ponto, é selecionado o melhor fluxo de caixa resultante da decisão tomada. Nesse ponto, é selecionado o melhor fluxo de caixa resultante da decisão tomada. Então, Valor esperado = - $ Então, Valor esperado = - $ Ponto 3 (Decisão de aceitar o contrato): Ponto 3 (Decisão de aceitar o contrato): Valor esperado = (0,50) x ($ $ ) + (0,50 x $ ) = $ /ano Valor esperado = (0,50) x ($ $ ) + (0,50 x $ ) = $ /ano

RISCO EM RH Recrutamento de Pessoal Interno VantagensDesvantagens Proximidade Insuficiência de RH interno Economia e rapidez Dificuldade de liberação “Aumento da moral” Frustração

RISCO EM RH Recrutamento de Pessoal Externo VantagensDesvantagens “Sangue novo” Processo mais demorado e caro Renova e enriquece o RH da organização Diminui oportunidades dentro da empresa

RISCO EM RH Refletir sobre a conveniência das conseqüências Refletir sobre a conveniência das conseqüências Pesar a conveniência pelas chances que possui Pesar a conveniência pelas chances que possui Comparar e escolher Comparar e escolher

RISCO EM RH Seleção de Pessoal

RISCO NO LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS Uso de pesquisas qualitativas e quantitativas na avaliação das informações fundamentadas pelos dados primários e secundários. Uso de pesquisas qualitativas e quantitativas na avaliação das informações fundamentadas pelos dados primários e secundários. O confronto de uma explicação através dos dados, predição e extrapolação para tentar conhecer o comportamento dos consumidores (avesso, propenso ou indiferente ao risco). O confronto de uma explicação através dos dados, predição e extrapolação para tentar conhecer o comportamento dos consumidores (avesso, propenso ou indiferente ao risco).

RISCO NO LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS Uso de ferramentas de Marketing a fim de diminuir os riscos inerentes as incertezas: LEGAIS – Leis e Regulamentos; LEGAIS – Leis e Regulamentos; MERCADOLÓGICAS - Aceitação/Concorrência; MERCADOLÓGICAS - Aceitação/Concorrência; TECNOLÓGICA – Condições Estruturais. TECNOLÓGICA – Condições Estruturais. Estratégias contingenciais e o fator tempo de implementação.

RISCO NO LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS Oportunidades para o gerenciamento de risco: Partilhar o risco; Partilhar o risco; Buscar informações que o reduzam; Buscar informações que o reduzam; Diversificá-lo; Diversificá-lo; Proteger-se; Proteger-se; Fazer seguro. Fazer seguro.

REFERÊNCIAS HAMMOND, John S.; KEENEY, Ralph L.; RAIFFA, Howard. Somos movidos a decisões, decisões inteligentes. 8.ed. Rio de Janeiro: Campus, ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 2.ed. São Paulo: Atlas, CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, IACOBUCCI, Dawn (org). Os desafios do marketing: aprendendo com os mestres da Kellogg Graduate School of Management. São Paulo: utura, 2001.