MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE PNAD 2008 SEMINÁRIO PREPARATÓRIO CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Claudia Travassos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL?
Advertisements

Álvaro Escrivão Junior
EM BUSCA DA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES EM SAÚDE NO BRASIL: uma discussão sobre  qualidade e regulação num sistema com utilização combinada e desigual Hésio.
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Saúde Bucal na esfera pública
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Indicadores Socioeconômicos – IDB/RIPSA
Desigualdades Sociais no Acesso e na Utilização de Serviços de Saúde
UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS
Outros Sistemas de Informações em Saúde
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
PROJETO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA SECRETARIA.
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
Direito humano a alimentação adequada
Monitoramento dos Programas Sociais – parte 2
Morbidade e acesso aos serviços de saúde
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
Sistema de Indicadores de Percepção Social
FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
ENSP FIOCRUZ SAÚDE PDSD SAÚDE PDSDSAÚDE PDSD Pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) Módulo SAÚDE Institutos do Milênio – Edital CNPq.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
Renúncia de Arrecadação Fiscal em Saúde Carlos Octávio Ocké-Reis DIEST/IPEA Nov
Determinantes da Saúde
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
MUNICÍPIOS COM INCENTIVO QUALIS Monitoramento das Auditorias realizadas em junho/julho 2005, Janeiro/fevereiro 2006 CPS/SES.
NME – Novos Modelos de Empresas
REFORMA SANITÁRIA.
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
O ACESSO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS A SAÚDE NA BAIXADA SANTISTA
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
Estratégia de Saúde da Família
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Edital MCT – CNPq/MS – SCTIE – DECIT Nº 26/2006 Determinantes Sociais da Saúde, Saúde da Pessoa com Deficiência, Saúde da População Negra e Saúde da População.
Construção de uma REDE DE SAÚDE orientada pela APS - a experiência de Florianópolis PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA DE SAÚDE 27 de Abril.
Sistema de atenção suplementar no brasil
Determinantes Sociais: Conceito e Ação para a Promoção da Saúde
Prof. Gabriela LottaEDS Propriedades dos Indicadores Indicadores de Políticas Públicas.
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz Segmentação de Mercados na Assistência à Saúde Autores: Luís Otávio Farias Clarice Melamed VI.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
10ª Reunião Plenária da CNPD
Avaliação das Políticas de Combate à Fome e à Pobreza Rômulo Paes Secretário de Avaliação e Gestão da informação Ministério do Desenvolvimento Social e.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
NME – Novos Modelos de Empresas Grupo: Plano de Saúde Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Grupo 1: Gilmar Gumier Leonardo Arikawa R. Moreira Mario Rolim.
CUIDADO DOMICILIAR: O PAPEL DO ENFERMEIRO
I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO SUS PROJETO ALONGUE SUA VIDA SECRETARIA DE SAÚDE DE ROCHEDO –MS COORDENADOR : ROBERTO RANGEL.
Medidas em saúde coletiva: indicadores de morbidade
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim EPIDEMIOLOGIA APLICADA ÀS EMERGÊNCIAS INDICADORES DE SAÚDE.
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Francisco Viacava LIS/ICICT/FIOCRUZ. Suplemento PNAD: Acesso e Utilização de Serviços de Saúde: 1998,2003 e 2008 Objetivo geral: subsidiar as instâncias.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
Transcrição da apresentação:

MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE PNAD 2008 SEMINÁRIO PREPARATÓRIO CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Claudia Travassos 5 de Agosto de 2011 – Ensp/Fiocruz

Roteiro da Apresentação Destacar dois aspectos que orientam este exercício com dados da PNAD  A participação histórica do setor publico no pagamento do uso de serviços de saúde (PNAD 1981, 1998, 2003 e 2008)  Padrão de uso de serviços de saúde (2008) Suplemento PNAD 2008 Os principais segmentos de cobertura assistencial no sistema de saúde brasileiro

Fontes de Pagamento do Uso de Serviços de Saúde 15 dias antecederam à pesquisa

Prevalência de morbidade e de uso de serviços de saúde por decil de renda familiar per capita 15 dias que antecederam à entrevista

Segmentos de Cobertura Assistencial Delineados pelas características da demanda e de seu perfil de utilização de serviços Plano de saúde (Plano) SUS com cobertura da Estratégia de Saúde da Família (SUS com ESF) SUS sem cobertura de Estratégia de Saúde da Família (SUS sem ESF)

População Coberta por Segmento de Demanda

Proporção de População Coberta por Segmento UF SUS sem ESFSUS com ESF Plano

Condições Socioeconômicas

Condições de Saúde

Perfil de uso de serviços de Saúde Características do acesso

Indicador de Acesso: Serviço de uso regular

“Portas de Entrada”

Prevalência de uso de Serviços de Saúde por 100 Habitantes ano que antecedeu à pesquisa

Procura por Serviços de Saúde e Morbidade (restrição de atividades rotineiras) por Segmento de Demanda 15 dias que antecederam à entrevista

Medicamento por Segmento de Demanda Consultas com prescrição de medicamentos Plano53,8 SUS com ESF 61,8 SUS sem ESF 60,0 Recebeu: Todos os medicamentosParte dos medicamentosNenhum dos medicamentos Plano 13,47,778,9 SUS com ESF 43,217,339,5 SUS sem ESF 36,317,146,5

Mamografia por Segmento de Demanda (mulheres entre 50 a 69 anos)

Fonte de Pagamento do Uso de Serviços por Segmento de Demanda 15 dias que antecederam à pesquisa

Satisfação com Atendimento Recebido por Segmento de Demanda Uso nos 15 dias que antecederam à pesquisa

O que podemos inferir?  O sistema de saúde brasileiro é altamente fragmentado com impacto negativo na equidade  As políticas de reorganização da oferta – Estratégia de Saúde da Família – modificaram as desvantagens potencias dos mais pobres (mais doentes) nas chances de uso de serviços de saúde  Estas políticas apresentaram caráter focalizado - mais pobres – e limitado do ponto de vista da integralidade – concentrado em cuidados básicos de saúde  População com renda intermediária e sem cobertura da ESF ou de Plano é a que emprega maior proporção de recursos próprios no consumo de serviços de saúde.  As pessoas cobertas por planos de saúde representam um segmento da demanda com marcadas vantagens de acesso, apesar de serem grupo da população relativamente mais sadia.

A Importância das Pesquisas de Base Populacional Produzir informação de base populacional para a avaliação do impacto das políticas de saúde nas desigualdades sociais: condições de saúde e fatores de risco acesso e padrão uso de serviços de saúde adequação e integralidade do cuidado fontes de pagamento do cuidado Satisfação ATUALIZAÇÃO PERIODICIDADE COMPARABILIDADE ENTRE AS PESQUISAS

OBRIGADA