Coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG

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Transcrição da apresentação:

Coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG Estrutura da Fruticultura no Estado de Minas Gerais AGROEX - Viçosa, 2009 Pierre Santos Vilela Eng.º Agrônomo Coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG Coordenador das Câmaras Técnicas de Fruticultura e Batata do Conselho Estadual de Política Agrícola

Produção mundial de frutas Em 2007, foram estimadas 670 milhões de toneladas (fonte: FAO)

Produção brasileira de frutas Em 2008, foram estimadas 43,5 milhões de toneladas (fonte:IBGE) Corresponde a 6,5% da produção mundial de frutas

Produção mineira de frutas Em 2008, foram estimadas 2,29 milhões de toneladas (fonte:IBGE) Corresponde a 5,3% da produção nacional de frutas

Evolução da produção mineira Fonte: IBGE

Evolução da área plantada em Minas Fonte: IBGE

Tendências do mercado de frutas e impactos sobre a produção

Tendências Consolidadas no Mercado Interno de Frutas Aumento da importância da indústria no setor (sucos, polpas e minimamente processados); Aprimoramento das práticas de produção – garantia de alimento seguro; Aprimoramento das práticas comerciais, com adoção de classificação, padronização, denominação de origem, rastreabilidade e certificação, além de embalagens adequadas; Concentração no setor varejista e perda de importância das Centrais de Abastecimento.

Consumidor Preocupação crescente com a saúde, bem-estar e satisfação; Cada vez mais informado e ciente de seus direitos; Demanda mais informações sobre os alimentos: origem, aspectos nutricionais, segurança (ausência de resíduos de agroquímicos)  QUALIDADE; Desenvolvimento de nichos: envelhecimento da população, produtos regionais, orgânicos, praticidade (frutas sem sementes, minimamente processados, industrializados).

Agroindústria Sucos e néctares prontos para beber Smoothies (Suco + Leite, Sorvete e outros alimentos) Bebidas a base de soja e suco de frutas (Soja + Suco) Refrigerantes a base de frutas Água “saborizada”.

Mercado de Bebidas não alcoólicas Setor de refrigerantes e bebidas não alcoólicas no Brasil: 835 fabricantes de refrigerantes; 512 fabricantes de sucos; 238 fabricantes de outras bebidas não alcoólicas (chás, isotônicos, energéticos, água de coco,etc.);  505 fabricantes de águas. Fonte: BDO Trevisan

Mercado de Bebidas Prontas p/ Beber (PPB) Fonte: ABIR

Agroindústria O mercado de sucos prontos, nos últimos cinco anos, teve crescimento médio de 15% ao ano. Em 2008, o volume de sucos prontos consumido foi estimado em 476 milhões litros. Del Valle (15,6%), da Coca; Mais (11,8%), da Coca, Kapo (7,7%), da Coca; Skinka (7,4%), da Schincariol; Outras (57,6%).

Participação dos sabores no mercado de sucos prontos Fonte: ABIR, 2008

Distribuição

Varejo Crescimento da importância dos supermercados (auto-serviço) na distribuição de alimentos no país (cerca de 85% dos alimentos são vendidos por esse canal no país); Setor sofre concentração, com a participação de grandes empresas multinacionais, ou se organiza em redes e centrais de negócios; Há o interesse da compra de alimentos perecíveis direto dos produtores (menor intermediação) e mais próximos das lojas => perda de importância das Ceasa’s.

Exportações Fonte: SECEX (em US$ milhões)

Exportações Principais entraves para incremento das exportações mineiras: Logística Infraestrutura nos pólos de produção Qualidade Desconhecimento dos mercados Foco em mercados distantes (Europa) Nenhuma ação em mercados próximos Organização Ação de traders de outros estados em MG Registro das exportações em outros estados

Obrigado! Pierre Santos Vilela Tel.: (31) 3074-3050 Engenheiro Agrônomo Chefe da Assessoria Técnica - FAEMG Coordenador das Câmaras Técnicas de Fruticultura e Batata do CEPA Tel.: (31) 3074-3050 E-mail: psvilela@faemg.org.br