A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Equivalente à média dos países da OCDE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Plano de Trabalho Docente
Agências de Notícias Imprensa Jovem
REFLEXÕES SARESP/2012 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Formas de Planejamento
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Equivalente à média dos países da OCDE
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
II Orientação Técnica PCAGP.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
DIÁLOGO E DEMOCRACIA.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AVALIAR e PLANEJAR.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
SEMANA DE PLANEJAMENTO. 1º Dia: 02/02/2009 Proposta de Trabalho: Boas-vindas! Agradecimentos! Palestra: “Competência e habilidades para o Educador do.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Atividade complementar 04 e 05
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Reunião de Balanço e Planejamento
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Considerações iniciais
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA. REPLANEJAMENTO - 2014 A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.

REPLANEJAR  É o momento em que a escola volta-se para si, com a finalidade de avaliar as ações propostas no Planejamento inicial. Nesse sentido, cabe à equipe escolar perguntar: Quais competências e habilidades foram trabalhadas? O que não foi devidamente abordado por conta dos imprevistos? Consideramos e atendemos o Projeto Político Pedagógico da escola? O diagnóstico realizado nos primeiros dias letivos serviu para nortear o trabalho pedagógico? Essas questões se fazem necessárias no replanejamento.

Lembrando que o planejamento é um processo em construção desenvolvido com a participação e colaboração de todos numa perspectiva democrática da educação, cumpre-nos retomar nossas atividades para exercer nossa função e refazer assertivamente nosso caminho na educação. O Replanejamento oferece a segunda oportunidade de termos em nossos calendários dois dias dedicados exclusivamente para fazermos um balanço geral do primeiro semestre e retomarmos o percurso educativo neste segundo semestre de 2014.

Este será o passo inicial, mas que deverá ser pensado como os indicadores podem evidenciar a realização desses fatos. Sabemos que Planos são importantes, mas que se não houver ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO, as boas intenções perdem-se pelo atendimento às ações rotineiras que não provocam as mudanças necessárias. Para tanto necessitamos destas atividades:

   1-  Diagnóstico e análise dos dados obtidos até o presente momento: busca de informações reais e atualizadas que permitam identificar os fatos e os problemas que os originam, em relação aos resultados obtidos neste semestre. 2-   Definição de objetivos, resultados desejados e metas  que demonstrem o cumprimento da Proposta Pedagógica da Unidade Escolar.   3-   Elaboração ou revisão de ações a serem executadas em função das prioridades estabelecidas e que materializam as intenções da escola.

NÃO PODEMOS AGIR COMO MAFALDA.

TEMAS QUE DEVEM SER TRATADOS: Resultados comparativos do 1º e 2º Bimestre (alto índice de conceitos insatisfatórios em determinadas disciplinas); Aprimoramento do processo de avaliação para que todos possam participar do mesmo/ SARESP;  Desenvolvimento das competências das práticas metodológicas dos professores e aprimorar a consolidação e implementação do currículo e sua efetiva pratica – práticas bem sucedidas;

Adequação do plano de ação para a melhoria do rendimento através de monitoramentos e ações previstas para o 2º semestre;  Programa cultura é currículo (apresentação de novos filmes do projeto). “O cinema vai à escola” - 5ª CAIXA;  Sala de Leitura;  Escola da Família – 23/08 Um dia na escola do meu filho – atividades que serão desenvolvidas; Acessa escola.

MÃO NA MASSA:   Reflexão do professor sobre seu trabalho; Analisar o currículo de cada série, o que estava previsto e o que foi executado. Para isso utilizar o caderno do professor e do aluno. Replanejar o 2º semestre.