Professora: Isabel Cristina Lima

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Transcrição da apresentação:

Professora: Isabel Cristina Lima isabelcristina47@yahoo.com.br ESCOLA ESTADUAL OSVALDO RESENDE UBERLÂNDIA –MG PROGRAMA ALGAR EDUCA/2009 25/05/2009 Endereço: Avenida Sacramento,154 Bairro: Osvaldo Rezende CEP: 38400-466 Telefone: (34)3231-6696 E-mail: o.resende@netsite.com.br Professora: Isabel Cristina Lima isabelcristina47@yahoo.com.br

SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO PRODUÇÃO DO ALUNO Levar o aluno a reconhecer o litro como unidade padrão de medida de capacidade e identificar produtos que utilizam esse sistema de medida no seu dia a dia, através da utilização de diversos recipientes para medir líquidos, estabelecendo comparações entre a capacidade dos mesmos, criando situações – problema para os alunos desenvolverem.

EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES ANÁLISE DA PROFESSORA EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES Achei muito bom trabalhar com material concreto na sala de aula, pois os alunos se envolveram mais e tiveram maior interesse em perguntar e sanar suas duvidas. Durante a aula houve conversas naturais e espontâneas, relacionadas ao assunto. No momento dos exercícios percorri a sala de carteira em carteira, notei que os alunos não tiveram dúvida em resolver as atividades . Logo após a experiência com os alunos, foi realizado oralmente varias situações – problema. Exemplos: quantos refrigerantes precisaríamos se fôssemos fazer uma festa em nossa sala de aula ? Quero preparar leite com toddy. Quantos litros de leite vamos consumir ?

Professora: Suely Faria Teixeira Gonçalves sue_lizinha@yahoo.com.br ESCOLA ESTADUAL OSVALDO RESENDE UBERLÂNDIA –MG PROGRAMA ALGAR EDUCA/2009 25/05/2009 Endereço: Avenida Sacramento,154 Bairro: Osvaldo Rezende CEP: 38400-466 Telefone: (34)3231-6696 E-mail: o.resende@netsite.com.br Professora: Suely Faria Teixeira Gonçalves sue_lizinha@yahoo.com.br

SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO PRODUÇÃO DO ALUNO Após a introdução do conteúdo feita com uma dinâmica de grupo, em que os alunos responderam algumas questões para levantar seus conhecimentos prévios, foram aplicadas variadas atividades orais e escritas para sanar dúvidas e também para melhor fixação.

EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES ANÁLISE DA PROFESSORA EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES Sempre percorro a sala observando os alunos e ajudando esclarecer possíveis dúvidas. Os alunos realizaram essa atividade com sucesso, porém alguns não assinalaram o termo micro – ondas. Melhores esclarecimentos sobre o tratamento da informação sobre micro – ondas. Pesquisa em panfletos de lojas de eletro domésticos sobre produtos vendidos segundo sua capacidade: geladeira e freezer, ressaltando sua utilidade, economia de energia, etc.

OUTRAS INFORMAÇÕES QUE A ESCOLA QUISER ACRESCENTAR Em aulas posteriores levei para sala de aula diversos recipientes com os quais os alunos puderam fazer comparações, deduções e compreenderam com maior facilidade as medidas de capacidade que mais utilizamos no dia a dia que são: o litro e o mililitro. Foram aulas diferenciadas porque trabalhamos com material concreto que os alunos puderam manusear. Foi trabalhado o projeto temático ÁGUA. Ainda está em andamento o trabalho com jornal, sequência didática notícia.

Escola Estadual Osvaldo Resende Reunião de Formação CP – Marilene Augusta Barbosa Miranda Uberlândia –MG / junho de 2009

PAUTA Data:25/05/2009 Local: Biblioteca da Escola Horário: 7:00 às 11:00 h Análise do trabalho realizado até o momento com o Projeto temático – Água; Revisão das atividades de sequência didática – Medidas de capacidade - aplicadas/trabalhadas com os alunos; Planejamento/orientação das ações a serem realizadas com os alunos,mediante os resultados alcançados até o momento (aprendizagem), com relação ao trabalho com a sequência didática - medidas de capacidade.

Resumo da reunião Após a análise do trabalho já realizado,discutimos sobre os aspectos positivos na aprendizagem dos alunos das estratégias utilizadas com a sequência didática – medidas de capacidade e os aspectos a serem replanejados para o sucesso do trabalho. Durante o planejamento das ações a serem realizadas, verificamos o quanto o trabalho com atividades significativas para o aluno como a exploração de objetos/recipientes para medições de líquidos e situações-problemas cotidianas, tem resultado positivo na aprendizagem. Portanto, pautamos o planejamento para a exploração de situações práticas e atividades contextualizadas com o cotidiano dos alunos. Finalizamos a reunião com o (re)estudo da apostila: Medidas de capacidade( fornecida pelo Programa Algar Educa ).

Avaliação pelos professores De acordo com o relato das professoras, a reunião foi positiva, pois deu maior clareza sobre as atividades a serem realizadas com os alunos e suporte para melhor desenvolvimento do trabalho.