ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Centro Integrado Pacaembu
Escola Municipal Urbana Frei Eugênio
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Proposta para formação continuada
Formação em ação Segundo Semestre..
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
2º encontro – Professores Maio de 2012
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Dia Escolar - 16/05/09
Professora: Isabel Cristina Lima
Escola Municipal Dona Cotinha
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
Apresentação.
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Pederneiras- São Paulo
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Programa Ler e Escrever
Planejamento - Professor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Observação da sala de aula
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Construindo o futuro do seu filho!
Orientação Educacional
REGISTROS.
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Sistemas de Educação inclusivos
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Escola Municipal José Gomes Vieira 2º semestre de 2010
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI “ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI SALA DO EDUCADOR 19º e 20º ENCONTRO COM A.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
MUDANÇAS NAS PAISAGENS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
O movimento do Abinv na Escola
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
vídeo
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Uberaba - MG II ENCONTRO DE EDUCADORES – PROGRAMA ALGAR EDUCA – 04/06/09 CP 2: Marilene de Lourdes Vieira e Valéria Murakami Braga

PAUTA DA REUNIÃO Assuntos Atividades Abertura Momento de boas vindas Mensagem inicial Reflexão: Muito além de uma porta Programa Algar Educa Divulgação do Programa na escola Projeto Temático Sequência didática Relato de experiência Ações desenvolvidas na turma do 5º ano: relatos, fotos, filmagens Reunião de área Gestão de sala de aula SAEM / Prova Brasil Aplicabilidade e avaliação do Programa Algar Educa

Descrição da Reunião Equipe envolvida Objetivo do Programa Público beneficiário Cidades participantes Concepção e finalidade Perspectivas que embasam o desenvolvimento do Programa Programa de formação (cronograma de datas e ações) Projeto Temático segundo Hernandez e Ventura Sequência didática Experiência realizada na sala de aula com os alunos

FICHA DE AVALIAÇÃO PROGRAMA ALGAR EDUCA ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA FICHA DE AVALIAÇÃO PROGRAMA ALGAR EDUCA PROFESSORA:__________________________________ TURMA:___________________________ Faça sua avaliação sobre a forma como as Pedagogas e a Professora socializaram o Programa Algar Educa: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Houve clareza quanto à explanação dos objetivos e da metodologia do Programa (Projetos Temáticos e Sequência Didática)? ( ) Sim ( ) Não 3. O que você achou da proposta deste Programa? A aplicação do mesmo é viável?

FICHA DE AVALIAÇÃO PROGRAMA ALGAR EDUCA Condensado das respostas: FICHA DE AVALIAÇÃO PROGRAMA ALGAR EDUCA Avaliação sobre a forma como as Pedagogas e a Professora socializaram o Programa Algar Educa: Houve clareza quanto à explanação dos objetivos e da metodologia do Programa (Projetos Temáticos e Sequência Didática)? A socialização do Programa foi feita de forma clara e organizada, apresentando-se os objetivos e a metodologia do mesmo. Foram apresentados vídeos, mostrando a teoria aplicada na prática. Foi possível perceber o entusiasmo e a responsabilidade de todos. Sim

O que você achou da proposta deste Programa? A aplicação do mesmo é viável? Excelente iniciativa, que deveria ser exemplo para outras empresas; O Programa é viável e traz benefícios às escolas participantes; Programa muito interessante, que leva o aluno a desenvolver hábitos de pesquisa, organização e de leitura, oportunizando a aplicação desses conhecimentos no cotidiano; O mais interessante é que o aluno constrói seus próprios conhecimentos, através de pesquisa, até atingir o objetivo proposto. Já pensei em aplicar algumas propostas na minha turma; Certamente contribuirá com a prática da sala de aula, enriquecendo o trabalho do professor; A aplicação do Programa é viável, porém percebemos a necessidade de reestruturar e parte burocrática, pois toma muito tempo da equipe envolvida; A proposta é muito boa e enriquecedora, porém há um volume muito grande de atividades a serem cumpridas, por isso não sei se é totalmente viável; A proposta é muito interessante, porém a aplicação me pareceu difícil por causa dos registros que devem ser feitos e por causa dos encontros, o que sobrecarrega a equipe.

P I , PII e Coordenadores

P I

“É possível formar cidadãos autônomos numa escola onde a autonomia não seja discutida, mas intimamente vivenciada por seus diferentes segmentos.” Paulo Freire