2010 INTERNATIONAL SOFTWARE MEASUREMENT & ANALYSIS CONFERENCE Melhoria Contínua - Análise de Pontos de Função como uma Ferramenta de Qualidade Laboratório.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
BENCHMARKING.
Objetivos Medir a Funcionalidade de Sistemas de acordo com a perspectiva do usuário Medir o desenvolvimento e a manutenção de software independentemente.
Gerenciamento do escopo
Análise de Pontos de Função Carlos Eduardo Vazquez
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Processo Lacen de Desenvolvimento de Software
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira Roberta da Silva Cerqueira
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Walter de Abreu Cybis Outubro, 2003
Gerenciamento da Integração
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
- GQM – Goal/Question/Metric
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Guilherme Siqueira Simões
Aplicações da APF em Contratos de Desenvolvimento de Software
Análise de Pontos de Função Carlos Eduardo Vazquez
TI - Sistemática de Métricas
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
Gestão de Defeitos Vanilson Burégio.
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Qualidade de Produto de Software
Estimativa de Projetos de Software com Pontos de Função
Capability Maturity Model (CMM)
Análise e Projeto de Sistemas
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Prof. Alexandre Vasconcelos
REQUIREMENTS DEVELOPMENT DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Modelos de Processo de Software
AEROPORTO DE DENVER, EUA
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Trabalho Final de Fundamentos da Engenharia de Software Métrica de Pontos de Função André Costa de Jesus & Helena Prudente Bartholo.
Apresentação Atuando há mais de 13 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
A3 Resumo de Projeto Wilson Barreto
Felipe Ribeiro Katia Barros Katya Lyra Luanna Brito
Gestão de Projetos de Software
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Gerenciamento de Custos
Integração.
Engenharia de Software
Capítulo 12: Avaliação de Projetos de SAD. Escopo da avaliação de SAD As atividades de avaliação devem ser mensuradas de acordo com o tamanho, complexidade.
Expansão dos Casos de Uso
Diferenças entre as Técnicas de Estimativa: Análise por Ponto de Função e Stories Points Aluna: Fabiana Leonel Professores: Alexandre.
PSM – Practical Software Measurement
Objetivos deste módulo
DIRETRIZES DO PROJETO DE PLR
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
Apresentação Atuando há mais de 12 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
Professora: Kelly de Paula Cunha
Porto Alegre - RS São Paulo - SP. Em 2003 iniciamos os trabalhos com foco em prestar serviços de valor agregado em TI, provendo soluções e softwares.
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Estimando Esforço de Projetos de Software utilizando pontos de Função Carlos Antônio Menezes de Albuquerque Recife, Julho de 2003.
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Estimativa, Teste e Inspeção de Software
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Melo Informática. Copyright© Todos os direitos reservados. 1 1 Interface Homem X Máquina APF - Análise por Pontos de Função É um método padrão para.
Transcrição da apresentação:

2010 INTERNATIONAL SOFTWARE MEASUREMENT & ANALYSIS CONFERENCE Melhoria Contínua - Análise de Pontos de Função como uma Ferramenta de Qualidade Laboratório de Engenharia de Software da PUC Centro de Competência de Métricas Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea Edifício Padre Leonel Franca, 10°andar Ana Miccolis, Robichez de Carvalho, José Roberto Blaschek,

Estágio da Análise de Pontos de Função (APF) no Brasil A Análise de Pontos de Função tem sido de extrema importância nos últimos anos no Brasil, com grande foco na contratação de software. Várias empresas utilizam a técnica de forma cada vez mais madura, aproveitando a experiência e indicadores de mercado para facilitar a negociação e alavancar novas possibilidades de contratação.

Desafios Iniciais Desconhecimento da técnica As primeiras versões do Manual de Prática ainda deixavam muitas dúvidas sobre contagem

Desafios Iniciais Poucos profissionais certificados no mercado Não havia baseline de contagem nas empresas que pretendiam iniciar o uso da APF

Cenário Atual das Empresas que adotaram a prática da APF Equipes especializadas Consultorias externas Grande conhecimento dos profissionais envolvidos Melhoria Contínua do Processo de Desenvolvimento de Software

O que as empresas ganharam com a APF ? Inicialmente esperava-se um padrão de medida de software que pudesse ser usado desde fases iniciais do desenvolvimento até o final do ciclo de desenvolvimento

O que mais as empresas ganharam com a APF ? Além dos benefícios esperados da APF, observou-se que a qualidade do software melhorou com o emprego desta técnica O processo de medição de software passou a influenciar e melhorar o próprio processo de desenvolvimento de software

Mais do que um padrão de Medição Melhoria nas Estimativas de Software Na Fase Inicial de Proposta de Uma Solução ou Levantamento Inicial de Requisitos

Dicas para a fase inicial de propostas: Nesta fase, a utilização da NESMA pode ser empregada com maior chance de acerto do que o uso da técnica detalhada, com análise da complexidade de todas as funções de dados e de transação da APF

Dicas para melhoria das Estimativas No método da NESMA as funções de dados e de transação são identificadas e a complexidade será assumida em vez de contada. Nesta fase, a chance de erro ao tentar identificar dados que ainda serão levantados em fase de desenvolvimento posterior, pode levar a estimativa detalhada a ficar muito distante do tamanho real do projeto.

Qual deve ser o foco na fase inicial de levantamento ? O foco nesta fase deveria ser sobre a existência dos requisitos e não sobre detalhes que influenciam na complexidade dos mesmos. A falta de identificação de um requisito impactará muito mais a estimativa de tamanho do que a análise de complexidade detalhada.

A APF como ferramenta de melhoria de software Dê foco nos requisitos. Estes precisam estar claramente definidos para serem incluídos no escopo de contagem Requisitos incompletos ou ambíguos podem gerar grande distorção no tamanho funcional que foi inicialmente estimado

A APF como ferramenta de melhoria de software Uma função de transação não identificada afetará a contagem considerando a redução total de seus pontos. Uma função de transação identificada, ainda que sem todos os detalhes afetará apenas sua complexidade Uma função de dados não identificada afetará a contagem considerando a redução total de seus pontos e geralmente também o tamanho das funções de transações responsáveis por sua manutenção e consultas.

Melhoria na Qualidade do Levantamento de Requisitos Com o uso da APF várias empresas perceberam a melhoria da qualidade dos requisitos Requisito Incompleto Contagem com distorção (tamanho real era muito maior que estimado) Requisito Ambíguo Contagem com grande quantidade de premissas que podem estar incorretas (tamanho real era muito distante do tamanho estimado devido às premissas assumidas)

Insumos para Contagem Documento de Visão Casos de Uso Requisitos de Negócio Protótipos Como sua empresa pode utilizar estes artefatos na medição ?

Processo de Revisão de Contagem Entre profissionais CFPS a diferença esperada de contagem seria de 10% Qual o percentual de diferença sua empresa tem conseguido atingir? Revisão em pares Revisão por especialistas CFPS Os objetivos do processo de revisão Neutralidade e transparência no processo de revisão

Ações para Melhoria da Qualidade de Medição Definição clara das fronteiras envolvidas Regras de contagem Uso do CPM e guias de contagem Real x Estimado Análise do tamanho estimado e do tamanho medido após o desenvolvimento do software Reuso Formação da baseline para reuso em contagem de melhorias Transparência da medição Uso de ferramenta adequada para o armazenamento e análise dos dados medidos

Riscos a serem evitados na formação da baseline de contagem Fronteiras criadas em função da tecnologia e não do negócio Funcionalidades criadas na primeira implantação de um módulo ou sistema e que não sofrem alteração nas versões seguintes Grupo de dados do tipo Code Data serem mapeados como arquivos de interface externa

Riscos a serem evitados na formação da baseline de contagem Funções de transação que são parte de um processo elementar serem mapeadas como entradas, saídas ou consultas externas Funções de transação que apresentam possibilidade de subdivisão em um ou mais processos elementares mapeadas como uma única entrada, saída ou consulta externa.

Dicas para a baseline de contagem Funcionalidades contidas no núcleo da aplicação possuem uma tendência maior a melhorias nas futuras versões do software Qualquer desvio nas funcionalidades neste escopo poderá distorcer sucessivamente os projetos de melhoria Verifique se as melhorias implementadas deixaram estas partes mais impactadas atualizadas de forma consistente

Dicas para a baseline de contagem Se houver atualização na parte de dados, verifique se todas as funções de transação impactadas foram devidamente atualizadas Se houver atualização em regras de negócios que alterem uma função de transação, verifique se estas regras poderiam causar impacto nas funções vizinhas (incluir, alterar, cancelar).

Dicas para auxiliar na estruturação de equipes de contagem Profissionais qualificados em contagem e com certificação CFPS Prepare a equipe para dar atendimento de primeiro nível e segundo nível No segundo nível crie grupos de especialistas por área de atuação no negócio Verifique a produtividade de contagem nos ambientes e estabeleça metas de melhoria de produtividade, sugerindo melhoria nos insumos da medição que propiciem este melhor aproveitamento dos profissionais

Conclusões Ao introduzir uma medida de tamanho funcional, as empresas ganharam mais do que um padrão de medição, através da própria qualidade do requisito. Após os primeiros estágios de implantação da APF, o processo de medição passou a ser realizado por especialistas CFPS, hoje em número expressivo no Brasil

Conclusões Os mecanismos de validação se sofisticaram para poder acompanhar a demanda crescente por qualidade e o grupo de empresas que partilhou desta experiência conta hoje com uma melhoria na qualidade do software que desenvolve, contrata ou fornece. Neste trabalho a equipe do Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio passa algumas dicas para aqueles que já fazem uso da APF e para aqueles que querem começar a obter algumas das vantagens do uso desta técnica.

Referências BFPUG – Brazilian Function Point User Group IFPUG – International Function Point User Group NESMA – Netherlands Software Metrics Association

09/09/08 © 2007 IBM Corporation Obrigada Laboratório de Engenharia de Software da PUC Centro de Competência de Métricas Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea Edifício Padre Leonel Franca, 10°andar Ana Miccolis, Robichez de Carvalho, José Roberto Blaschek, 2010 INTERNATIONAL SOFTWARE MEASUREMENT & ANALYSIS CONFERENCE