USP - São Paulo Polo Estação Ciência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Bem-vindos!.
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Universidade de Aveiro
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Ministério da Educação
ABC na Educação Científica Mão na Massa
III Encontro de Boas Práticas
Educação Ambiental - GPEEA
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Curso de Docência Universitária
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Planejamento - Professor
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Flexibilização Curricular
Santarém Março a Julho de 2007
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Disciplina: Estágio Supervisionado I
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Implementação no Brasil
São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
O papel do Estagio na Formação de Professores
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
vídeo
Abrir o Apetite Poético
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

USP - São Paulo Polo Estação Ciência www.eciencia.usp.br www.cienciamao.if.usp.br Estação Ciência – Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

Formação de Educadores O projeto atua na formação de formadores e de professores em serviço Parcerias Secretaria de Estado da Educação de São Paulo 2001 a 2005 – 4 a 13 escolas Secretaria Municipal de Educação de São Paulo 2006 a 2008 – cerca de 80 escolas Parceria c om Escola 2009 e 2010 Duração das Atividades Formação de Formadores – longa duração Formação de Professores – longa duração Minicursos - curta duração Oficinas – 2 a 6 horas

Acompanhamento nas Escolas Auxiliar a sistematização das formações na escola Apresentar e refletir sobre o ensino de ciências por investigação com os professores Auxiliar os professores na elaboração de atividades investigativas Acompanhar a aplicação em sala de aula Fornecer os resultados para continuidade e reestruturação das formações

Formação de Formadores A formação visa refletir o ensino de ciências por investigação e fornecer subsídios para que o coordenador pedagógico organize e conduza a formação dos professores na escola Estratégias Discutir o ensino de ciências – textos e relatos de experiências Vivenciar atividades que visam o processo investigativo Fornecer materiais didáticos de apoio aos educadores Aprofundar conceitos científicos Elaborar seqüências didáticas com atividades investigativas de ciências Favorecer o processo de desenvolvimento de autonomia dos educadores Organizar atividades de formação para os professores Analisar o processo de formação na escola

Formação de Formadores Ensino fundamental II e Ensino médio Experiência com oferecimento de um curso de Especialização para formação de formadores no conteúdo de Astronomia para o ensino fundamental e médio. Atividade desenvolvida em parceria com a EACH-USP. Estratégias Abordar os conteúdos de Astronomia Discutir as estratégias de ensino baseadas na investigação. Estimular a produção de atividades didáticas pelos participantes. Proporcionar a oportunidade aos professores de produzirem e divulgarem materiais.

Formação de Professores no Âmbito da Escola Esse processo formativo é contínuo e propõe o trabalho coletivo na escola, mediado pelo coordenador pedagógico, para discutir e estruturar o ensino ciências, buscando um avanço na aprendizagem dos alunos propostas do projeto são discutidas coletivamente e incorporadas ao trabalho docente paulatinamente processo prolongado necessita de encontros periódicos identificação das dificuldades e busca de soluções no grupo montar o planejamento coletivamente grupo precisa avançar nas discussões sobre o ensino de ciências resultados com os alunos são avaliados e redefinidos elaborar atividades de investigação necessidade de aprofundar os conteúdos de ciências

Formação na Escola Produção Coletiva Elaboração de uma Atividade Investigativa Planejamento de uma Sequência Didática

Material Didático Formação dos Educadores módulos didáticos – seqüências com orientações e atividades sobre um tema maletas – materiais simples e de baixo custo Temas Solos Ar Escola e Meio Ambiente Flutua ou afunda? Água e Ambiente Ecossistemas Ser Humano e Ambiente

Para que o educador se aproprie do processo investigativo não basta que desenvolva atividades com seus alunos, é preciso que ele o incorpore em seu fazer e em seu ser docente.