QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
I- Concepção de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O Aluno a Distância.
A Educação Mediada pela Tecnologia
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação no contexto do Trabalho
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
CURRICULO +.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Trabalhando com Grupos
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Profa. Cristina Araújo de Farias
CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Metodologia Científica
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Política Educacional Brasileira
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Projeto Político Pedagógico
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
1ª Formação de Professores Coordenadores
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?

Legislação Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional O ensino será ministrado com base em alguns princípios, segundo o Art. 3º dos quais destacamos: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

Legislação Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Observação: este artigo é complementado pelo de nº 27.

Legislação Resolução 76/2008 Dispõe sobre a implementação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo Art. 1º Constitui o referencial básico obrigatório para a formulação da Proposta Pedagógica das escolas da Rede Estadual.

PRINCÍPIOS 1- Uma escola que também aprende. 2- O currículo como espaço de cultura. 3- As competências como referência. 4- Prioridade para a leitura e da escrita. 5- Articulação das competências para aprender. 6- Articulação com o mundo do trabalho.

Refletindo sobre os princípios norteadores do currículo 4. Prioridade para a competência da leitura e da escrita. O real O possível O necessário *As disciplinas têm procurado trabalhar de forma a enfatizar o desenvolvimento destas competências; * Existe um trabalho integrado/projeto que de certa forma “obriga” os professores a enfatizarem o desenvolvimento das competências leitora e escritora; * Ainda estamos buscando uma maneira de não limitar o desenvolvimento destas competências à disciplina de Língua Portuguesa *Continuar aprimorando os trabalhos com ênfase no desenvolvimento destas competências por todas as disciplinas; * Buscar construir coletivamente uma proposta/projeto que permita a todas as disciplinas trabalhar com estas competências *Construir/aprimorar um trabalho focado no desenvolvimento das competências leitora e escritora possibilitando ao aluno aperfeiçoá-lo ao longo de sua escolarização

Currículo X Propostas anteriores Currículo - organizadas para atender os 6 princípios; Aluno como protagonista de sua aprendizagem; Apreço pelo aprendizado em contexto (olha a economia, problemas ambientais, políticos, sob a ótica do local onde a escola está inserida), Professor como profissional da aprendizagem e não de disciplinas;

1-Uma escola que também aprende Neste contexto a capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria escola, Isto muda nossa concepção de escola como instituição que ensina para posicioná-la como instituição que aprende a ensinar , Esse é o ponto de partida para o trabalho colaborativo, para a formação de uma comunidade aprendente, nova terminologia para um dos mais antigos ideais educativos.

2- O currículo como espaço de cultura Currículo é o patrimônio cultural humanístico, artístico, Tudo entra na escola a serviço do currículo, seja pela arte, pela história, química,... Não existe atividade extra-curricular, na escola tudo deve ser currículo, aprendizagem, Se não for currículo não tem razão de ser ou estar na escola.

3- Competências como referência Compromisso de articular as disciplinas e as atividades escolares com o que se espera que os alunos aprendam ao longo dos anos. Um currículo referido a competências supõe que se aceite o desafio de promover os conhecimentos próprios de cada disciplina articuladamente às competências e habilidades do aluno. É com elas que o aluno poderá enfrentar problemas e agir de como coerente em favor das múltiplas possibilidades de soluções ou gestão.

4- Prioridade para leitura e escrita Os sentidos são construídos na relação entre a linguagem e o universo natural e cultural em que nos situamos, A ampliação das capacidades de representação, comunicação e expressão está articulada ao domínio não apenas da língua, mas de todas as linguagens, ao repertório cultural de cada indivíduo e do grupo social que a elas dá sentido, A escola é o espaço em que ocorre a transmissão, entre as gerações, do ativo cultural da humanidade( artístico, histórico, social, científico e tecnológico), em cada uma dessas áreas as linguagens são essenciais.

5- Articulação das competências para aprender A escola, que não é mais a única instituição detentora da informação e do conhecimento, embora cabe a ela preparar o aluno para viver numa sociedade em que a informação é disseminada em grande velocidade. O currículo articula com a competência de ler e escrever às 5 competências do Enem: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentações, propor sugestões e propostas de intervenção.

6- Articulação com o mundo do trabalho No espaço do trabalho se utiliza as diferentes linguagens (competências essenciais para o mundo do trabalho). - A Geografia/História – traz o mundo da economia e da política para dentro da escola, A Física/Biologia - traz o mundo tecnológico,.... Trabalhar hoje é fazer o que a máquina não faz. Ela não exerce a crítica, o argumento, a cooperação, a competência (que no mundo moderno surgiu da transferência do fordismo para o toyotismo), O fazer cooperativo, a autonomia do pensamento deve estar presente numa atividade de laboratório, de grupo, de teatro,etc...

Deve-se questionar qual o papel da escola na fase da vida de nossos alunos, e quais competências e habilidades são desenvolvidas: O professor e suas características pessoais e profissionais e a qualidade de suas mediações O adolescente e as características de suas ações e pensamentos Tríade de Competências Os conteúdos das disciplinas e as metodologias para seu ensino e aprendizagem.