Avaliação da Aprendizagem Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino Léa Depresbiteris
A avaliação no atual contexto educativo – que contexto? Responsabilidade da escola => relaciona-se com a necessidade de encarar o educando e o próprio ensino Cabe a escola desenvolver algumas habilidades de pensamento como base de um aprendizado mais consciente e autônomo São elas: comparar,classificar, estabelecer relações, orientação espacial,decodificar instruções e reconhecer a existência de um problema
Desenvolvimento da habilidade de comparar Por exemplo: comparação de duas frutas => forma e cor =>comparação espontânea => ampliando a perspectiva do sabor, tipo,origem, textura das frutas. Para enriquecer a habilidade de comparação => deve-se pensar que a conduta espontânea pode ser aperfeiçoada para uma conduta comparativa organizada e instalada de modo cognitivo. Quando a necessidade de comparar é internalizada e o processo se torna natural ao pensamento => o aluno desenvolve a habilidade de estabelecer relações entre dois ou mais objetos que não são de percepção imediata.
Habilidade de classificar Por exemplo: classificação dos animais mamíferos => atributo essencial, todos os animais mamíferos mamam quando filhotes.
Habilidade de classificar Os processos de comparação e classificação estão interligados com a percepção clara das coisas e com uma bagagem de informações suficientes para ativar o pensamento dedutivo.
Habilidades para estabelecer relações Por exemplo: depois de manhã, vem a tarde e depois a noite. A circulação sanguínea tem órgãos específicos para exercer sua função de modo integrado.
Habilidade para se orientar espacialmente Por exemplo: estar de frente ao objeto. Pontos cardeais
Habilidade para decodificar instruções
Habilidade para reconhecer a existência de um problema e defini-lo com clareza Por que Fazer? O que fazer? Como Fazer? Problema??? Qual?
Avaliação – refletindo sobre uma nova prática Segundo os autores: Avaliação da Aprendizagem – Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino – Léa Depresbiteris Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão das Representações Sociais – Cipriano Carlos Luckesi
Qual concepção de avaliação que embasa os textos?
Avaliação da aprendizagem – refletindo sobre uma nova prática Considerando que o ensino deveria estar pautado em princípios construtivistas => Se faz necessário pensar em novas formas de avaliar. O propósito de avaliação passa a ser o de identifica o que está impedindo o desenvolvimento do pensamento e desvelar o potencial de aprendizagem de uma pessoa. Potencial entendido, aqui, em duas dimensões: a capacidade que muitas pessoas têm para pensar e desenvolver uma conduta mais inteligente que a observada por meio de suas manifestações.
Avaliação da aprendizagem – refletindo sobre uma nova prática Do ponto de vista de uma nova prática, a idéia é a de ser preciso deslocar a avaliação do conhecimento para a avaliação de aprendizagem. Na perspectiva de construção do conhecimento, as funções diagnóstica e formativa da avaliação aparecem em todo seu vigor; a primeira, na busca das dificuldades dos alunos e sua superação para prosseguimento de estudos, e a segunda na perspectiva de continua orientação das formas de pensar.
A avaliação dos alunos – integrado ao currículo Caráter processual, formativo e participativo; potencialidades e dificuldades de aprendizagem; Estratégias; Intervenção e redimensionamento; Instrumentos e procedimentos; Aprendizagem qualitativas; Avaliação externas - SAEB e SARESP