29 e 30.11.2013 Profº Carmênio Barroso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema dual e sua superação pela Emenda Constitucional n. 66
Advertisements

Direito Tributário I Legislação Tributária
Introdução ao Direito II
REGISTROS PÚBLICOS TEMA: REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS
LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL
TEMA: A APLICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
A LEI PROCESSUAL CIVIL.
2 Legislação Previdenciária.
Define os crimes de tortura e dá outras Providências.
DIREITO CIVIL.
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
LEI Nº 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão.
Direito Constitucional
ATIVIDADES ECONÔMICAS CIVIS EMPRESÁRIO INDIVIDUAL SOCIEDADE EMPRESÁRIA
Lei de Introdução ao Código Civil
Vigência e Aplicação da norma tributária
IED II Direito Contemporâneo Interpretação e Aplicação do Direito
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
A informática e a reforma do ordenamento jurídico
DIREITO EMPRESARIAL TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 1
Lei /2007 Dúvidas freqüentes.
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO CURSO DE DIREITO – RUYTER BARCELOS
Separação e Divórcio.
Ação de DIVÓRCIO LITIGIOSO
DIREITO CONSTITUCIONAL INTERTEMPORAL
Introdução ao Estudo de Direito
Coleta Seletiva solidária Conheça e participe. Comissão do programa PROFESSORES: PROFESSORES: –Fernando Jesus de Oliveira, –Natal Junio Pires, –Jorge.
AULA 08 Dos efeitos do casamento. Arts a 1.570, CC.
Direito constitucional
Profº Carmênio Barroso
DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL
Profº Carmênio Barroso
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
Direito Constitucional
05 e Profº Carmênio Barroso
DIP – – Prof. Gilberto Rodrigues
Profº Carmênio Júnior
Profº Carmênio Barroso
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
Profº Carmênio Barroso
DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO E APLICAÇÃO DAS NORMAS TRABALHISTAS
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
Módulo 4 ESCRITURAS DE INVENTÁRIO, PARTILHA E DIVÓRCIO. Aula 2 – Escritura Pública de Separação e Divórcio RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no.
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
Inventário e Partilha extrajudiciais Lei /07
Dissolução da Sociedade e do vínculo Conjugal
ESMAPE – ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO Direito Civil III – DIREITO DE FAMÍLIA Professor: Alberto Flávio Barros Patriota Assunto: Ponto.
Direito Penal Parte Geral.
Graus de Parentesco
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
Professor José Carlos de Araújo Almeida Filho Monitor: Angelo Masullo
Instituições de Direito Público e Privado
UNIDADE 1- Seção 3 Palavras-chave: LINDB; territorialidade; vigência.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
FIM DO CASAMENTO.
INTEGRAÇÃO DA LEI TRIBUTÁRIA Todos devem seguir a lei, mas nem sempre isso é possível, pois algumas vezes ela é omissa. Quando isso ocorrer faz-se necessário.
EFICÁCIA DA LEI PROCESSUAL NO TEMPO
HERMENÊUTICA DO DIREITO PÚBLICO
Lei /03 Jeruse Romão.
 CAUSAS DO FIM DO CASAMENTO art  MORTE – morte natural, morte presumida (CC art. 6º e 7º) e declaração de ausência (CC art. 22 a 39) A morte presumida.
PAT - RECURSO ESPECIAL CARACTERÍSTICAS E REQUISITOS ARGOS CAMPOS RIBEIRO SIMÕES.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
Interpretação: Processo de definição do sentido e alcance da norma.
Aula 05 – Prof. Rafael Mafei. * Limites de tempo: * A partir de quando, e até quando, vale uma NJ? * Que acontece com atos anteriores / posteriores? *
HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA
PRÁTICA JURÍDICA III CAROLINNE FERNÁNDEZ PRÁTICA JURÍDICA III Família e Sucessões.
Transcrição da apresentação:

29 e Profº Carmênio Barroso

. REPRISTINAÇÃO (art. 2º, § 3º, da LINDB); “(...), a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência”. Regra: vedação; Exceção: salvo disposição em contrário.

. HERMENÊUTICA JURÍDICA Sistema da livre pesquisa: o intérprete deve buscar a finalidade social da norma, ou seja, deve buscar o bem comum. A livre pesquisa é o sistema utilizado no Brasil – art. 5.º da LINDB; Em caso de omissão – art. 4º da LINDB – "Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito“. a) Analogia; b) Costumes; c) Princípios gerais do direito.

. A LEI Nº /2013: - Incluiu os §§ 1º e 2º no Art. 18, LINDB; - Foi publicada em 30/10/2013. Só entrará em vigor transcorridos 120 dias de sua publicação. - Texto da Lei nº /2013: “Lei , de 29 de outubro de 2013” “Altera o art. 18 do Decreto-Lei n o 4.657, de 4 de setembro de 1942, para possibilitar às autoridades consulares brasileiras celebrarem a separação e o divórcio consensuais de brasileiros no exterior.”

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 o Esta Lei dispõe sobre a possibilidade de as autoridades consulares brasileiras celebrarem a separação consensual e o divórcio consensual de brasileiros no exterior, nas hipóteses que especifica. Art. 2 o O art. 18 do Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942, passa a vigorar acrescido dos seguintes §§ 1º e 2º:

“Art § 1º As autoridades consulares brasileiras também poderão celebrar a separação consensual e o divórcio consensual de brasileiros, não havendo filhos menores ou incapazes do casal e observados os requisitos legais quanto aos prazos, devendo constar da respectiva escritura pública as disposições relativas à descrição e à partilha dos bens comuns e à pensão alimentícia e, ainda, ao acordo quanto à retomada pelo cônjuge de seu nome de solteiro ou à manutenção do nome adotado quando se deu o casamento. § 2 o É indispensável a assistência de advogado, devidamente constituído, que se dará mediante a subscrição de petição, juntamente com ambas as partes, ou com apenas uma delas, caso a outra constitua advogado próprio, não se fazendo necessário que a assinatura do advogado conste da escritura pública.” (NR)

“Art. 3 o Esta Lei entra em vigor após decorridos 120 (cento e vinte) dias de sua publicação oficial. Brasília, 29 de outubro de 2013; 192 o da Independência e 125 o da República. DILMA ROUSSEFF José Eduardo Cardozo Luiz Alberto Figueiredo Machado” Este texto não substitui o publicado no DOU de

2. A CODIFICAÇÃO DO DIREITO CIVIL. Código: é uma norma que busca disciplinar, integral e isoladamente, uma parte substancial do direito positivo. É um agrupamento organizado de diferentes regras jurídicas da mesma natureza, agrupadas segundo um critério sistemático.. A Codificação difere da: - incorporação – regras jurídicas transmitidas do passado, fragmentadas e sem coerência sistemática; - recepção – quando um ordenamento jurídico estrangeiro é recebido como Direito próprio; - consolidação – característica mais limitada, justapondo as normas vigentes sem pretensões inovadoras, compilando todo o conjunto.

. Trabalho para o dia 06/11/2013: “Breve histórico da codificação do Direito Civil brasileiro” (mínimo de 02 laudas + capa) - válido pelo sábado letivo do dia 30/11/ valor: 25 pontos