Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portaria GM/MS nº. 1996, de 20 de agosto de 2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Advertisements

Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
ESCOLA TÉCNICA DO SUS DR. MANUEL AYRES
Núcleo de Educação e Formação em Saúde ETSUS / ES Primeiras ações iniciadas no ano de 1976, há 33 anos Condição administrativa não alterada: considerando.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
A formação profissional técnica de
VI REUNIÃO GERAL DA REDE RET-SUS
Educação profissional:
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Francisco Eduardo Campos – Secretário SGTES
Prioridades do Ministério da Saúde
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Avaliação Institucional
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Educação Permanente em Saúde :
Programa Telessaúde Brasil
Ministério da Educação
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
III OFICINA REGIONAL/PROFAPS: E STRATÉGIAS DE I MPLEMENTAÇÃO DO PROFAPS NO A CRE Projetos 2009/2010 – 2010/2011 GT: Anna Lúcia Abreu Carlos Rafael Garcez.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DATA BASE – MAIO 2009 PAUTA GERAL 1 – SALÁRIO: 17% + aumento vale-refeição 2 – PLANO DE CARREIRA: garantir as conquistas do plano de carreira do magistério(Smed.
Contexto de atuação do CME
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Avaliação na Atenção Básica
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Os Programas de Provimento:
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
Comissão de EJA de Alagoas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Ministério da Educação
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
Transcrição da apresentação:

Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS Escola Técnica do SUS: especificidades e desafios Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS

As ETSUS são: Instâncias educacionais criadas para efetivar processos e programas de formação profissional técnica de nível médio na área de saúde e de qualificação do pessoal de nível técnico empregado no setor saúde; Espaços pedagógicos formalmente instituídos onde são desenvolvidos, de forma ordenada e sistemática, processos formativos do trabalhador, empregado na rede de serviços do SUS ou em vias de admissão

Princípios da Educação Profissional para as ETSUS o trabalho como um principio pedagógico (a Unidade de trabalho é um locus de aprendizagem); parceria e articulação entre instituições de ensino e de serviços; essência do processo ensino-aprendizagem: a aprendizagem baseada na análise, acompanhamento e avaliação critica sobre as práticas reais da rede de serviços (aprendizagem significativa); as necessidades de formação e qualificação emergem do processo de trabalho nas unidades de saúde.

ETSUS: paradigmas administrativos e pedagógicos escola “função” com foco na educação técnica profissional de nível médio (multiprofissionalidade) gestão escolar e coordenação pedagógica centralizadas descentralização/desconcentração de cursos concepção pedagógica baseada na inserção do aluno e do “professor” na Unidade de Trabalho como ato pedagógico

especificidades

A - No plano político organizacional/institucional atender diretrizes e referenciais estabelecidas pela área da educação: âmbito nacional – MEC (política nacional de educação); Conselho Nacional de Educação/Câmara Técnica de Nível médio; âmbito estadual – SEE e CEE atender diretrizes e referenciais estabelecidas pela área da saúde/SUS Prioridades do Pacto pela Saúde – indicadores Rede Cegonha, Urgência e Emergência, Saúde Mental

B - No plano político funcional/pedagógico Oferecer de forma ordenada e sistemática: Cursos de Formação Profissional Técnica de Nível Médio para trabalhadores do SUS Programas de qualificação (aperfeiçoamentos e especializações pós técnica); assegurar a ampliação e capilaridade da formação técnica profissional de nível médio como ação prioritária para o SUS; Funcionamento em Rede

RETSUS ◄ 36 ETSUS http://www.retsus.fiocruz.br

desafios

GESTÃO POLITICA E ADMINISTRATIVA SAÚDE EDUCAÇÃO MS, SES e SMS CIB/CGR/CIES CMS e CES Áreas Técnicas FNS, FES e FMS MEC / CNE SME e SEE CEE

Qualificar demandas loco-regionais, em articulação com instâncias, organismos e gestores respectivos, formalizando parcerias para o efetivo oferecimento dos cursos técnicos e programas de formação; Firmar acordos com as Unidades de trabalho/Rede de Serviços do SUS, inclusive com a Unidade de origem do trabalhador/aluno objetivando o desenvolvimento do plano curricular (unidade de trabalho como locus de aprendizagem manter a capacidade de atendimento) Fortalecer o potencial da RETSUS como espaço de produção e discussão da formação profissional técnica de nível médio na área da saúde; Garantir a qualidade dos cursos de formação profissional técnica de nível médio;

Descentralização: negociar e pactuar a liberação do estudante trabalhador e do docente trabalhador; Assegurar que as ETSUS contem com estrutura mínima para as áreas: administrativa (gestão escolar) e pedagógica (Núcleo docente); Metodologias e estratégias de desenvolvimento dos cursos/ currículo que atendam ao estudante trabalhador; Articulação política MS/MEC quanto à necessidade/pertinência de adoção de estratégias que viabilizem a efetivação da formação profissional técnica de nível médio considerando as especificidades da área da saúde (destaque para a formação de professores);

OBRIGADA