CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA Oficina Pedagógica – Maio / 2009 Profª. Marceline – Ciências Profª. Maria Teresa – Biologia Prof. Oduvaldo – Física Profª. Valdirene – Química
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA Oficina Pedagógica – Maio / 2009 PCOP: Oduvaldo
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA A Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias 1. A presença das Ciências da Natureza na sociedade contemporânea Rapidez do desenvolvimento científico-tecnológico nos últimos tempos Associação entre as ciências e as técnicas tecnologia – integra todas as dimensões práticas da vida humana Dimensão filosófica e estética Base conceitual para intervenções práticas: - construtivas - destrutivas - promovem valores humanos que fornecem critérios para a percepção crítica e para a interpretação da realidade ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA
Para Krasilchik e Marandino¹ (2004, p. 26): Por exemplo, para saber que uma água mineral de pH 4,5 é acida; para ler medidas de energia em quilowatt-hora, caloria, joule e converter uma unidade em outra; para entender argumentos a favor e contra a produção de grãos transgênicos demanda-se um domínio conceitual científico básico, mesmo em se tratando de informações usuais presentes em jornais diários, equipamentos domésticos e embalagens de alimentos. Para Krasilchik e Marandino¹ (2004, p. 26): [...] o significado da expressão alfabetização científica engloba a idéia de letramento, entendida como a capacidade de ler, compreender e expressar opiniões sobre ciência e tecnologia, mas também participar da cultura científica da maneira que cada cidadão, individualmente e coletivamente, considerar oportuno. ¹ KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
2. A área das Ciências da Natureza na educação de base Interfaces entre as ciências (Biologia, Física e Química) – objetos de estudo: conceitos, métodos, procedimentos, critérios de análise, experimentação e verificação Interfaces com as áreas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos Compõem uma visão de mundo coerente, um acervo cultural articulado e reúnem linguagens essenciais, recursos e valores que se complementam para uma atuação prática e crítica na vida contemporânea Sociedade atual ciências como provedoras de linguagens, instrumentos e critérios PRÉ-ARTICULAÇÃO DE UM SISTEMA MAIS AMPLO: O PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, EM QUE A PROPOSTA CURRICULAR ORGANIZA E DÁ RAZÕES PARA A APRENDIZAGEM EM GERAL, DISCIPLINAR OU NÃO.
A educação básica deve promover: CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO PARA SER APREENDIDO E DOMINADO PELOS CIDADÃOS COMO “RECURSO SEU” E UTILIZADO COMO RECURSO DE EXPRESSÃO, INSTRUMENTO DE JULGAMENTO, TOMADA DE POSIÇÃO OU RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CONTEXTOS REAIS. EFETIVA APROPRIAÇÃO DAS CIÊNCIAS COMO QUALIFICAÇÃO PESSOAL, NÃO SIMPLESMENTE COMO ILUSTRAÇÃO CULTURAL.
EM: Física . Ênfase na realidade mais imediata do aluno, com suas vivências e percepções pessoais. Exercício da alfabetização científico-tecnológica (linguagem científica) Aprofundamento conceitual da área de conhecimento nas disciplinas científicas, nas quais a especificidade temática e metodológica se explicita, permitindo uma organização curricular mais detalhada Aspectos disciplinares relacionados às tecnologias Sem exageros propedêuticos – competências relacionadas ao conhecimento científico e aos contextos reais
Habilidades gerais e específicas 3. Competências e Habilidades Expectativas de aprendizagem expressas na LDB: Competências Gerais Habilidades gerais e específicas Representar Comunicar-se Conviver Ler e expressar-se com textos, cifras, ícones, gráficos, tabela e fórmulas Converter uma linguagem em outra Registrar medidas e observações Descrever situações Planejar e fazer entrevistas (coletar dados) Sistematizar dados Elaborar relatórios Participar de reuniões Argumentar Trabalhar em grupo
Habilidades gerais e específicas Competências Gerais Habilidades gerais e específicas Investigar e intervir em situações reais Formular questões Realizar observações Selecionar variáveis Estabelecer relações Interpretar, propor e fazer experimentos Fazer e verificar hipóteses Diagnosticar e enfrentar problemas, individualmente ou em equipe Estabelecer conexões e dar contexto Relacionar informações e processos com seus contextos e com diversas áreas de conhecimento Identificar dimensões sociais, éticas e estéticas em questões técnicas e científicas Analisar o papel da ciência e da tecnologia no presente e ao longo da História
A Proposta Curricular de Física 1. Currículo em Temas: TEMAS 1ª Série 2ª Série 3ª Série 1° Semestre Movimentos: variações e conservações Calor, ambiente e usos de energia Equipamentos elétricos 2° Semestre Universo, Terra e Vida Som, imagem e comunicação Matéria e Radiação
Física Temas do 2º bimestre
“Cada um de nós visita a Terra involuntariamente, sem ser convidado “Cada um de nós visita a Terra involuntariamente, sem ser convidado. Para mim, é suficiente perguntar-me por seus segredos”
1ª Série Movimentos: Variações e Conservações - Trabalho e Energia Mecânica SA.1- Formas de energia em sistemas do cotidiano SA.2- Conservação de energia em sistemas do cotidiano SA.3- Riscos da alta velocidade em veículos - Equilíbrio Estático e Dinâmico SA.4- A evolução das máquinas mecânicas SA.5- Avaliando situações de equilíbrio estático SA.6- O torque em situações de equilíbrio SA.7- Trocando força por deslocamento no trabalho de uma força.
2ª Série Calor, Ambiente e Usos da Energia - Calor como energia SA.1- O equivalente mecânico do calor SA.2- A máquina de Heron - Máquinas Térmicas SA.3- Revolução industrial e as máquinas térmicas SA.4- Entrevista com um mecânico SA.5- Entrevista com um técnico em refrigeração SA.6- Pesquisando a potência e o rendimento - Entropia e degradação da energia SA.7- Uma pergunta intrigante: Por que temos que economizar energia já que a física diz que ela não se perde? SA.8- O balanço energético do Brasil e os ciclos de energia na Terra.
3ª Série Equipamentos Elétricos - Campos e forças eletromagnéticos SA.1- Conhecendo as linhas de campo do ímã SA.2- Campo magnético de uma corrente elétrica SA.3- Gerando eletricidade com um ímã - Motores e Geradores: produção de movimento SA.4- Construindo um motor elétrico SA.5- Entendendo os geradores elétricos - Produção e Consumo de Energia Elétrica SA.6- Compreendendo o funcionamento das usinas elétricas SA.7- Compreendendo uma rede de transmissão SA.8- Energia elétrica e uso social
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e se ‘dispõe’ a ser ultrapassado por outro amanhã”. Paulo Freire.